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Barros, Daniela Melaré Vieira

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  • Literacia da informação: o potencial educativo do virtual como estratégia pedagógica
    Publication . Barros, Daniela Melaré Vieira
    A emergência das literacias propõem um desafio para a ciência da informação desenvolver com o uso das tecnologias estratégias para facilitar uma dinâmica de aprendizagem do usuário para que saiba encontrar, utilizar e gestionar a informação. Essa emergência advém da sociedade em que vivemos e que nos inunda de forma rápida e contínua com conteúdos em diversos formatos e com diversos objetivos. A literacia da informação, visualizada como um conjunto de competências de aprendizagem necessárias para aceder, avaliar e usar a informação de forma eficiente, pode ser desenvolvida, aprimorada ou até mesmo aprendida como um potencial educativo para a área da ciência da informação. Pensando neste potencial foi desenvolvido dentro do curso de pós-graduação em Ciência da informação da Universidade Aberta em Lisboa a U.C Literacias da Informação. Através da metodologia a distância é realizado um trabalho de aprendizagem da literacia da informação enquanto estratégia de ensino com o uso das tecnologias. Dessa forma o presente artigo tem por objetivo analisar as estratégias didático pedagógicas do curso em questão, estas estratégias facilitam ao profissional da ciência da informação condições de experienciar o ensino da literacia da informação através do uso das tecnologias. Podemos observar isso mediante a proposta dessa unidade curricular que é o espaço de estudos e dos resultados apresentados na sequência deste artigo.
  • A função tutorial na formação continuada docente
    Publication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Reis, Verónica Lima dos
    A tutoria é um tema de grande relevância no trabalho da educação a distância e no processo de ensino e aprendizagem. Os questionamentos sobre as diferenças entre tutoria e a ação docente, além das competências que o Tutor deve ter sempre foram motivos de análise para a qualidade da educação a distância. Portanto no presente trabalho nosso objetivo é discutir as atribuições e competências necessárias para o exercício da função tutorial, mediante um estudo qualitativo e uma pesquisa-ação a partir do trabalho em desenvolvimento de educação a distância na formação continuada docente. Nossos estudos puderam contribuir com as reflexões sobre a temática e destacaram especificamente algumas competências e habilidades de grande valor para o trabalho tutorial.
  • Projeto acessibilidades: a educação a distância inclusiva no ensino superior
    Publication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Dias, Isabel de Barros; Seara, Isabel
    Quando falamos em educação inclusiva, podemos pensar em uma série de elementos e características que fundamentam esse tema. Dentre esses elementos, destacamos o acesso às tecnologias, pois graças a elas as potencialidades da inclusão tornaram-se reais. Exemplo dessa evolução é o “Projeto Acessibilidades”, desenvolvido em ambiente de e-learning na Universidade Aberta, em Portugal. Esse projeto tem por objetivo facilitar um espaço de entreajuda aos estudantes da universidade que apresentem dificuldades físicas ou sensoriais de acesso. No presente artigo, apresentamos os resultados de um estudo realizado ao final de 2011 e que permitiu fazer o ponto de situação relativo ao perfil dos estudantes integrados no projeto, e à ação e importância do Projeto Acessibilidades junto aos estudantes. Ressaltamos ainda os principais elementos e características do projeto, disponibilizando informações sobre como realizar um trabalho de inclusão com a ajuda das novas tecnologias em educação a distância.
  • Como estruturar atividades para o ensino online: orientações para a prática síncrona e assíncrona
    Publication . Moreira, Darlinda; Barros, Daniela Melaré Vieira
    Como Estruturar Atividades Online: Orientações para a Prática Síncrona e Assíncrona, apresenta uma síntese dos principais elementos que organizam a prática do ensino online.
  • Reflexões de base para a educação a distância : o virtual como novo espaço educativo
    Publication . Barros, Daniela Melaré Vieira
    A compreensão do virtual como um novo espaço educativo nos permite ampliar as reflexões sobre o papel das inovações tecnológicas na educação e a sua capacidade de colocar em prática novas atividades cognitivas. Especificamente para a educação a distância nos deparamos com pesquisas e estudos sobre os problemas referentes às questões pedagógicas. Portanto a motivação para esta pesquisa que realizamos está nos elementos do virtual que contribuem e facilitam o trabalho pedagógico na educação. Para tanto a pesquisa realizada utilizou metodologia qualitativa e de campo. Os resultados nos permitiram verificar algumas características importantes do virtual como novo paradigma para o espaço educativo. As análises que apresentaremos neste artigo são parte da investigação desenvolvida.
  • Permanência dos estudantes no ensino superior a distância: elaboração de um instrumento
    Publication . Seabra, Filipa; Barros, Daniela Melaré Vieira; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Henriques, Susana; Goulão, Fátima
    Enquadramento conceptual: O ensino superior a distância desempenha um papel importante na democratização efetiva deste nível de ensino (Almeida, Marinho-Araújo, Amaral & Dias, 2012; Araújo, 2013). O estudo da permanência no ensino superior a distância ganha particular relevo, atendendo aos níveis mais elevados de abandono registados nessa modalidade de ensino. Mais recentemente tem-se deslocado o foco de análise do abandono para a persistência, procurando identificar e promover fatores que ajudem os estudantes a permanecer e ter sucesso nos seus percursos educativos (Freitas, 2009). Objetivos: Na presente comunicação, propomo-nos apresentar os passos conducentes à elaboração de um instrumento de recolha de dados, concretamente um questionário, destinado a caracterizar a população estudantil das licenciaturas da Universidade Aberta. Essa caracterização, atendendo a fatores de ordem pessoal, académica e contextual (Santos & Neto, 2009) que têm vindo a ser associados à permanência e/ou ao abandono do ensino superior a distância, pretende orientar a reflexão institucional no sentido da promoção da permanência dos estudantes no ensino superior a distância. Metodologia: A elaboração do instrumento de recolha de dados baseou-se, por um lado, na pesquisa de estudos já realizados sobre a temática em apreço, recolhendo e organizando indicadores que têm revelado ser relevantes para o conhecimento da persistência. Organizados e categorizados esses indicadores, foram desenvolvidos itens que permitem a sua aferição, tendo sempre em mente as características da população específica que será convidada a responder ao questionário. Os passos conducentes à validação do instrumento são também brevemente apresentados, com vista à sua aplicação. Resultados: Apresentamos uma versão do instrumento elaborado, em torno das dimensões pessoal, académica e contextual. Conclusão: no contexto de uma sociedade do conhecimento, o acesso de todos à educação, e em particular ao ensino superior, deve ser uma preocupação fundamental de qualquer país desenvolvido. No entanto, não basta promover o acesso, sem que sejam criadas condições que possibilitem um efetivo sucesso, e desde logo, uma permanência dos estudantes menos tradicionais nesse nível de ensino. Assim, consideramos da maior relevância conhecer em profundidade os fatores que se associam a essa permanência, com vista à sua promoção.
  • Educação a distância e o universo do trabalho
    Publication . Barros, Daniela Melaré Vieira
    A educação a distância é uma modalidade de ensino que sempre existiu, e a sua prática tem sido dinamizada e viabilizada por alguns fatores característicos da realidade contemporânea. A oferta de tecnologias rápidas e seguras garante a sua eficácia, cobrindo demandas que a educação formal não consegue atender. Tal processo também atende às necessidades de atualização dos conhecimentos e à dinâmica do mercado de trabalho, que exige rápidas intervenções. Educação a Distância e o Universo do Trabalho reflete sobre conceitos, experiências, objetivos e as novas tendências desta modalidade educacional, assim como questões políticas e econômicas que norteiam sua prática.
  • Políticas públicas educacionais : projetos de formação docente pela e para a educação à distância
    Publication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Kenski, Vani; Clementino, Adriana; Viana, Cleide Maria Quevedo Quixadá
    Políticas Públicas Educacionais: projetos de formação docente pela e para a educação à distância. Este artigo apresenta reflexões sobre as políticas públicas que orientam os projetos de formação de professores de nível superior, à distância. Temos como foco as definições políticas que embasam as práticas da Universidade Aberta do Brasil (UAB) para os cursos de formação de professores. Um dos eixos de atuação da UAB é a expansão pública da educação superior. Para isso, incorpora e integra as tecnologias de informação e de comunicação em pelo menos dois sentidos: para a gestão democrática da educação e como ferramentas pedagógicas capazes de formar cidadãos ativos. A implantação do projeto desconsidera as especificidades da Educação à Distância (EaD) e a prontidão de professores e das IES envolvidas na iniciativa. Por isso, é essencial a preocupação com a formação e atualização dos docentes para que respondam aos desafios trazidos pelas inovações tecnológicas. Como alternativa para a democratização das oportunidades educacionais, o ensino à distância apresenta- se com grande potencial. Resta garantir, por meio de políticas sensíveis e gestão competente, as condições para que o projeto seja bem orientado e bem desenvolvido.
  • Ead, tecnologias e TIC
    Publication . Yonezawa, W. M.; Barros, Daniela Melaré Vieira
    Visão geral sobre a educação a distância. Aspectos do contexto brasileiro para os estudos dos alunos do curso desenvolvido pela UNESP de São Paulo para formação de professores de inclusão.