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Gonçalves de Carvalho, Isabel Cristina

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  • FLeD garden: a playful design experienc
    Publication . Morgado, Lina; Afonso, Ana Paula; Carvalho, Isabel Cristina
    This report describe the design FLeD Playful Experience - the FLeD Garden: Unveiling the Flipped Classroom, with the steps and the badges.
  • Project IDEAS: an innovative digital education and skills approach
    Publication . Bidarra, José; Carvalho, Isabel Cristina; Afonso, Ana Paula; Morgado, Lina; Rocha, Maria Antonieta
    The Innovative Digital Education and Skills (IDEAS) Project is an ERASMUS+ project involving four European countries(United Kingdom, Malta, Denmark, and Portugal), aiming to improve teacher digital skills and competences through a 30-hour microlearning teacher training course. The output consists of bite-sized modules using adaptive learning modelsenabling teachers from any curricular area of Vocational Education & Training or Higher Education to increase their digitalcompetences and skills. It is supported by a personalised training package with support from specially trained IDEASMentors. The project follows the EU's Digital Education Action Plan (2021-27) Strategic Priority 1: "digitally competent andconfident teachers"
  • Learning design for flexible higher education: roadmap to a european pilot development
    Publication . Morgado, Lina; Afonso, Ana Paula; Carvalho, Isabel Cristina
    Este artigo apresenta o processo de desenvolvimento da conceção e implementação de um curso piloto inovador no âmbito do projeto ERASMUS+, FLeD (Learning Design for Flexible Education), para promover práticas pedagógicas flexíveis e eficazes no ensino superior. Este projeto surge em resposta à necessidade identificada de uma aprendizagem eficaz em contextos mediados digitalmente, indo além da mera adaptação de métodos de ensino tradicionais a contextos virtuais, uma lacuna evidenciada pela pandemia da COVID-19 e pelo Plano Europeu de Educação Digital. O projeto-piloto visa explorar e expandir as competências digitais e a inovação pedagógica entre o pessoal docente das seis universidades participantes, que outras poderão posteriormente replicar. O principal objetivo do projeto FLeD é ajudar a conceber cenários de aprendizagem flexíveis, aplicando o método Flipped Learning (FL) e optimizando as tecnologias digitais para maximizar o tempo assíncrono e promover uma mudança sustentável para uma educação flexível. (https://fledproject.eu/).
  • ComPassos com histórias : narrativas digitais de Caminha
    Publication . Carvalho, Isabel Cristina; Bidarra, José; Figueiredo, Mauro
    ComPassos com histórias explora o contributo da média-arte locativa para o registo da identidade e das vivências de uma comunidade através da exploração do espaço urbano da Vila de Caminha, geolocalizando narrativas digitais de memórias urbanas e, incitando à (re)descoberta desse espaço, num exercício de deriva pelas memórias dos seus habitantes. O acesso a essas memórias é facilitado por duas vias, num plano digital através de um eBook interativo e num plano físico, real, através de uma aplicação, com tecnologia de Realidade Aumentada, que permite a visualização em formato de pequenos vídeos in loco.
  • ARTPRENEUR: uma proposta diferenciadora para a introdução ao empreendedorismo no ensino das artes
    Publication . Carvalho, Isabel Cristina; Veiga, Pedro Alves da; Bidarra, José
    Este trabalho apresenta o processo de conceção e desenvolvimento de um currículo inovador, baseado numa metodologia de lógica de Dinâmica de Sistemas e ferramentas digitais, instigador de competências empreendedoras e resilientes do aluno. Este currículo foi desenvolvido no âmbito do projeto “4ArtPreneur – Innovative Thinking Competences for Creative Art Entrepreneurship” e promove a educação de competências para o empreendedorismo artístico e cultural. São abordadas temáticas relativas aos diferentes tipos de artes e meios de comunicação, ao valor da arte, à propriedade intelectual e direitos de autor, às estratégias de comunicação, marketing e financiamento mais apropriados aos diferentes negócios culturais e artísticos.
  • IDEAS-bot
    Publication . Afonso, Ana Paula; Carvalho, Isabel Cristina
    IDEAS-Bot: Apresentação do IDEAS-Bot, um sistema de inteligência artificial, desenvolvido no âmbito do projeto ERASMUS+ IDEAS (2021-2023).
  • 4AP: empreendedorismo na indústria cultural e criativa
    Publication . Bidarra, José; Veiga, Pedro Alves da; Carvalho, Isabel Cristina
  • FLeD tool: uma ferramenta para desenho de cenários de aprendizagem flexíveis
    Publication . Morgado, Lina; Afonso, Ana Paula; Carvalho, Isabel Cristina; Spilker, Maria João
    FLeD Tool é uma ferramenta criada no âmbito do projeto europeu FLED (https://fledproject.eu) que permite ao professor e formador a criação de cenários flexíveis de aprendizagem invertida (Flipped classroom). O workshop pretende dar a conhecer as suas potencialidades como ferramenta de apoio no design da aprendizagem. Pretende ainda estimular o co-design e a colaboração entre professores e a criação de comunidades virtuais de prática (CVP).
  • Média-arte locativa e mapeamentos dinâmicos na compreensão de fluxos urbanos : o contributo do dispositivo móvel na atividade do caminhar como prática artística
    Publication . Carvalho, Isabel Cristina; Bidarra, José; Mauro, Figueiredo
    O interesse pela análise de espaços urbanos através de dispositivos comunicacionais móveis (de meios digitais) – perspetivando a sua transformação contando com a participação colaborativa da população – traduz o enquadramento geral da investigação. As práticas artísticas, complementadas por métodos de estudo de cidades (capazes de abordarem a respetiva complexidade de modo multioperativo e flexível), foram integradas na pesquisa tendo em linha de conta o acentuado desenvolvimento que as mesmas têm conhecido para a compreensão da atual condição urbana. O resultado foca a hibridização de processos que permitem acrescentar conhecimento coletivo sobre estruturas urbanas, expresso em mapeamentos dinâmicos que promovem leituras aumentadas de realidades urbanas. Assente no enquadramento teórico e respetiva revisão da literatura (abrangendo áreas disciplinares da média-arte locativa, da análise urbana e dos mapeamentos dinâmicos), procedeu-se ao desenvolvimento de dois artefactos complementares, cuja elaboração implicou três fases: i) pré-produção; ii) produção; iii) pós-produção. Na primeira, conceptualizaram-se os artefactos, definindo-se critérios e especificando parâmetros de análise. Complementarmente, consideraram-se softwares a utilizar bem como a seleção de atores urbanos que participaram em experiências associadas à investigação. No que se refere à produção, encetaram-se diversas ações de apropriação e apreensão de espaços urbanos selecionados na Vila de Caminha, recorrendo à técnica do caminhar mediado pela tecnologia. Na terceira fase, a informação resultante foi analisada, comparada e sistematizada através de uma reflexão final. Registaram-se marcas e apropriações na Vila de Caminha, integrando abordagens da média-arte locativa, da morfologia urbana e tecnologias digitais. A partir desta metodologia, a resposta aos objetivos da investigação contribui para a colmatação da lacuna identificada no estado arte, dado demonstrar-se a relevância da convergência operativa entre a apreensão urbana e os fluxos informacionais e comunicacionais para o revelar de vivências espaciais urbanas quotidianas (passadas e presentes) que ocorrem sobre a estrutura física das cidades. Em síntese, as práticas artísticas, provindas da média-arte locativa, expressam – em mapeamentos dinâmicos e através de realidade aumentada – o devir coletivo de experiências individuais nos espaços das cidades, acrescentando histórias à sua memória e história urbana.
  • FeelOpo: an interactive installation to explore the “beat of Oporto”
    Publication . Carvalho, Isabel Cristina; Bidarra, José; Porto, Carla
    FeelOpo is an interactive art installation that allows contact with fragments of the immaterial heritage of the Oporto City in the North of Portugal. Through location-based storytelling of the living city, this interactive installation allows visitors to explore, at different levels, several typical characteristics of this city, addressing aspects of cultural identity based on contrasting images and videos. The visitors feel and explore visual stories of the live city, through a process of appropriation and articulation of these narratives, generating an expansion of this intangible heritage.