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Vaz Guedes Bacelar Saraiva, Fernando José

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  • Gamification badges and ratings: impact in a academic social network
    Publication . Saraiva, Fernando; Morgado, Lina; Rocio, Vitor
    The article describes the Impact of using Gamification Elements like Badges, Status Bar and a Rating System on the Interaction, Collaboration, Cooperation and the Presences of the Community of Inquiry Framework, inside an Academic Social Platform. We used a Design Base Research Methodology with Mixed Methods. We started by collecting opinions of users using semistructured interviews. The results from coding, informed on the construction of a gamified prototype, made with Elgg. Then Usability tests were conducted and the data helped refine the subsequent implementation. A Survey was deployed, Observations were made, and we gathered some Analytics. Results are presented congruent to the iterations and discussed. Some indications for the use of Badges and the implementation of Gamification are considered.
  • A Rede Social Académica SOL: impacto da gamificação na aprendizagem social
    Publication . Bacelar, Fernando; Morgado, Lina; Rocio, Vitor
    Esta comunicação apresenta os resultados da Gamificação da Rede Social Académica SOL, contribuindo para elevar a motivação e participação numa Rede Social e o seu impacto na Aprendizagem Social. A presente investigação enquadra-se, assim, num estudo mais alargado baseado em Design-Based Research (DBR), com a construção de dois protótipos da Rede Social SOL gamificados integrados no Modelo Pedagógico da Universidade Aberta (Pereira et al, 2017).
  • Gamificação de uma plataforma social académica numa universidade de ensino a distância
    Publication . Saraiva, Fernando; Morgado, Lina; Rocio, Vitor
    O nosso estudo propôs a implementação de Gamificação numa Plataforma Social Académica de uma Universidade Virtual. Gamificação foi definida como o uso de elementos derivados dos jogos em contextos que não são jogos. Adaptando-a ao nosso contexto, quisemos verificar de que forma a sua implementação influenciava a Interação, Colaboração, Cooperação e Aprendizagem Social e ainda as presenças da Comunidade de Investigação, no espaço da Plataforma. Para isso usámos uma Metodologia de Design Based Research numa configuração de Métodos Mistos. Identificámos como foco de análise as formas sociais para a aprendizagem. Começámos por recolher opiniões dos utilizadores, usando entrevistas semi-estruturadas. Os resultados, informaram na construção de um protótipo “gamificado” construído com a ferramenta Elgg. Seguidamente efetuaram-se testes de usabilidade, recolhendo dados da performance e das opiniões dos utilizadores e foi efetuada uma implementação gamificada. Foram depois enviados questionários aos utilizadores e recolhidas estatísticas do uso. Os dados foram descritos, analisados e discutidos, segundo uma ordem cronológica. É discutido o impacto da implementação nas dimensões propostas e possibilidades de investigação futuras.
  • Gamificação de uma rede social académica universitária
    Publication . Saraiva, Fernando; Morgado, Lina; Rocio, Vitor
    Este projeto de investigação, em fase de desenvolvimento, visa conceber e implementar a Gamificação de uma rede social académica baseada na plataforma Ellg customizada. A revisão da literatura sobre gamificação em educação evidencia factores de impacto na aprendizagem e envolvimento dos indivíduos. potenciando o desenvolvimento de comunidades e de aprendizagem social. A comunicação pretende descrever o desenvolvimento e a implementação de um projeto de gamificação no ensino superior, as suas fases e desenvolvimento de um protótipo e as expetativas de implementação na plataforma. Fundamentando-se na investigação sobre Comunidades e o modelo COI, na Aprendizagem Social e na Gamificação e o seu uso em Educação, apresenta-se o contexto, as fases do projeto e uma breve apresentação dos resultados já obtidos.
  • Gamificação numa plataforma social académica: impacto na aprendizagem social em educação a distância
    Publication . Saraiva, Fernando; Morgado, Lina; Rocio, Vitor
    O nosso estudo propôs a implementação de Gamificação numa Plataforma Social Académica de uma Universidade Virtual, para verificar de que forma esta influenciava a Interação e a Aprendizagem Social. Para isso usámos uma Metodologia de Design Based Research numa configuração de Métodos Mistos. Começámos por recolher opiniões dos utilizadores dessa Plataforma. Esses resultados informaram na construção de um protótipo gamificado. Seguidamente efetuaram-se testes de usabilidade, recolhendo dados da performance e das opiniões dos utilizadores e foi construída uma nova Plataforma. Nesta fase foi efetuada uma Observação sistemática e recolhidas Analytics do uso. Foram discutidos os resultados e de que forma estes podem ser usados para posteriores intervenções.