Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Coutinho, Maria da Penha de Lima

Search Results

Now showing 1 - 10 of 11
  • Representações sociais, saúde mental e imigração internacional
    Publication . Franken, Ieda; Coutinho, Maria da Penha de Lima; Ramos, Natália
    O movimento de populações, de pessoas mais ou menos organizadas, é fenômenos tão antigos como a humanidade, mas a migração de milhões de pessoas, nos dias de hoje, está se convertendo em um processo com níveis de estresse tão intensos que superam a sua capacidade de adaptação. Este estudo objetiva avaliar a saúde mental e analisar as representações sociais sobre os construtos imigração, imigrante, saúde mental e futuro de imigrantes brasileiros residentes na cidade de Genebra/Suíça. O estudo é exploratório e trabalha com abordagem multimétodo, com uma amostra de 266 participantes submetidos ao questionário biosociodemográfico, ao instrumento de Scrining Self-Reporting Questionnaire e à entrevista semidirigida. Os dados dos questionários foram analisados através do pacote estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS.for Windows.16), utilizando-se a estatística descritiva e inferencial e os conteúdos das entrevistas pela análise de conteúdo de Bardin (1997/2002). Os resultados demonstraram que a variável tempo de imigração favoreceu o aparecimento de déficits na saúde mental dos participantes. O presente estudo permitiu concluir que, nesse contexto de imigrações internacionais, as representações sociais dos imigrantes e a sua saúde mental são influenciadas, proporcionalmente, pela duração ou pelo tempo da imigração.
  • Distúrbios psicoafetivos na infância e adolescência: um estudo transcultural
    Publication . Coutinho, Maria da Penha de Lima; Ramos, Natália
    A depressão encontra-se associada às perturbações do humor de duração variáveis, que é em geral acompanhada por sintomas físicos e mentais, interferindo na forma de sentir, pensar e agir. Este estudo tem como objetivo identificar as representações sociais de crianças acerca da depressão através de uma abordagem transcultural. Participaram desse estudo crianças inseridas no contexto escolar braslileiro e português. Para tanto, utilizou-se os seguintes instrumentos: Children Depression Inventory (CDI) e Associação Livre de Palavras. Os resultados apontam uma prevalência da depressão em crianças brasileiras (11%) e portuguesas (14%). De forma consensual, a depressão emerge como sinônimo de tristeza, doença e choro. A pessoa deprimida é representada como angustiada, que chora, cabisbaixo, desanimada, sem amigo, com auto- imagem negativa (depreciativa), e que chora. Espera-se contribuir na compreensão da etiologia da depressão em contextos culturais diferenciados, bem como, na elaboração de estratégias preventivas para uma melhor qualidade de vida dessa população.
  • Depressão, migração e representações sociais no contexto escolar de Portugal
    Publication . Coutinho, Maria da Penha de Lima; Franken, Ieda; Ramos, Natália
    O capítulo versa sobre a temática da depressão e migração na criança e adolescente, no contexto escolar em Portugal, através do recurso à teoria das representações sociais.
  • Transtornos mentais comuns no contexto migratório internacional
    Publication . Coutinho, Maria da Penha de Lima; Franken, Ieda; Ramos, Natália
    A migração internacional cresceu muito nas últimas décadas, tornando-se necessário uma compreensão, desse fenômeno, em diferentes esferas da vida humana. Este estudo objetiva investigar a probabilidade da presença de Transtornos Mentais Comuns (TMC) de imigrantes brasileiros e portugueses residentes na cidade de Genebra/Suíça, associado aos fatores nacionalidade, sexo, tipo e tempo de imigração. Trata-se de um estudo exploratório trabalhando com abordagem quantitativa, com uma amostra de 509 participantes submetidos ao questionário bio sociodemográfico e ao instrumento de Screening Self-Reporting Questionnarie. Os dados foram analisados através do pacote estatístico SPSS, utilizando-se a estatística descritiva e inferencial. Os resultados demonstraram que a probabilidade de presença de TMC foi de 43,73% entre as mulheres e 26,63% entre os homens; e, 63,69% entre os participantes com o menor tempo de imigração que revelaram uma diferença significativa (p<0) para estas variáveis. Conceitos de aculturação e saúde mental são aportes teóricos que necessitam ser considerados tanto em pesquisas como em serviços de assistência que possam acolher e apoiar a população migrante no local de acolhimento.
  • Educação, interculturalidade e cidadania
    Publication . Ramos, Natália; Ramos, Maria da Conceição Pereira; Constantinescu, Ileana; Coutinho, Maria da Penha de Lima; Matias, José; Almeida, Maria Tabita; Antunes, Adelino
    A presente obra oferece um conjunto diversificado de textos reunidos em seis capítulos sobre algumas questões que se colocam hoje aos indivíduos, às famílias, às sociedades, às organizações e aos Estados, relacionadas com problemáticas e políticas educacionais, migratórias, interculturais, comunicacionais, de globalização, desenvolvimento, saúde, inclusão e cidadania. Os autores provenientes de diferentes países e áreas disciplinares proporcionam ao leitor abordagens e perspetivas diversificadas sobre a temática em estudo.
  • Mulher idosa: vivências do processo de institucionalização
    Publication . Santana, Inayara Oliveira de; Coutinho, Maria da Penha de Lima; Ramos, Natália; Santos, Deraci Souza dos; Lemos, Gilcínila Laís Cardoso; Silva, Paloma Borges
    Esta pesquisa teve por objetivo investigar aspectos psicossociais do processo de institucionalização de mulheres idosas na cidade de Santo Antônio de Jesus-Bahia-Brasil. Tratou-se de uma pesquisa de campo, qualitativa, de caráter transversal. Foram entrevistadas 7 mulheres, com idades entre 62 e 93 anos, todas residentes em uma instituição de longa permanência para idosos. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Os resultados mostraram que, para cinco das sete entrevistadas, a vida na instituição é relatada como boa, por encontrarem a satisfação das necessidades básicas do dia-a-dia como descanso e comida, e trouxeram à luz elementos que apontam para a inexistência no Brasil de programas voltados para o apoio a essa população.
  • Migração e qualidade de vida: um estudo psicossocial com brasileiros migrantes
    Publication . Franken, Ieda; Coutinho, Maria da Penha de Lima; Ramos, Natália
    Objetivou-se estudar as representações sociais de 51 brasileiros (37 do sexo feminino e 14 do sexo masculino), de imigrantes residentes na cidade de Genebra, Suíça, sobre qualidade de vida e migração. Utilizou-se um teste de associação livre de palavras. Os dados apreendidos foram processados pelo software Tri-Deux-Mots e analisados por meio da análise fatorial de correspondência. Os resultados evidenciaram que as variáveis sexo e tempo de migração contribuíram com valores mais elevados para o significado dos fatores. Observaram-se nos diferentes grupos similitudes e diferenças de conteúdos representacionais, que colocam em evidência uma comunicação e orientação de condutas de acordo com as variáveis sociodemográficas circunscritas, favorecendo a sua identidade e comprovando sua função justificadora. Pretendeu-se, com este estudo, contribuir com os conhecimentos já existentes acerca dos construtos “qualidade de vida” e “migração” enquanto fenômenos globais e multidimensionais.
  • Migração, qualidade de vida e saúde mental: um estudo com brasileiros migrantes
    Publication . Franken, Ieda; Coutinho, Maria da Penha de Lima; Ramos, Natália
    O capítulo é dedicado ao fenómeno da migração internacional e suas implicações na qualidade de vida e na saúde mental de imigrantes brasileiros residentes na cidade de Genebra, Suíça.
  • Gênero e qualidade de vida no contexto da imigração internacional
    Publication . Coutinho, Maria da Penha de Lima; Franken, Ieda; Ramos, Natália