Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 9 of 9
  • Educação online no ensino superior : um programa de doutoramento em Educação a Distância e eLearning na Universidadde Aberta (Portugal)
    Publication . Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Morgado, Lina
    As extraordinárias mudanças económicas, sociais e culturais associadas ao desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação não podem deixar de ser também atuantes nas Universidades e no Ensino Superior em geral nomeadamente pela emergência da Educação Online nas suas diversas cambiantes. Neste artigo descrevemos o processo de virtualização da Universidade Aberta (Portugal) que passou de ser uma Universidade de Educação a Distância tradicional para se transformar numa universidade online. É nesse contexto que surge o Programa de Doutoramento em Educação a Distância e E-Learning da Universidade Aberta. É esse programa que aqui se descreve assinalando-se também as suas possíveis implicações e perspectivas no domínio da investigação e do ensino sobre Educação a Distância e E-Learning.
  • Ser estudante online II
    Publication . Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Trindade, Ana José; Guerreiro, Maria João
    O que é um curso online? Como se aprende num curso online? Como é que as pessoas se relacionam numa turma virtual? Estas são algumas questões que o programa procura dar resposta através dos testemunhos de Ana Neves, Gonçalo Simões e Leonor Rocha, estudantes da Universidade Aberta
  • Instrumentos de apoio ao ensino online : guia do professor/tutor e guia do estudante online
    Publication . Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Mota, José; Morgado, Lina; Aires, Luísa
  • Contributos para uma pedagogia do ensino online pós-graduado : proposta de um modelo
    Publication . Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Mota, José; Aires, Luísa; Morgado, Lina
    O presente artigo resulta de uma reflexão colectiva que os autores têm vindo a desenvolver tendo em vista a implementação de cursos online ao nível da Pós-Graduação na Universidade Aberta. Partindo quer da análise teórica quer da experiência prática individual, são expostas as grandes linhas orientadoras de um possível modelo pedagógico que por um lado necessariamente se deverá confrontar com o “teste da realidade” mas que, por outro lado, tem já vindo a funcionar, para diversos docentes, como elemento orientador da concepção, desenvolvimento e implementação de diversos módulos, disciplinas e cursos online ao nível pós-graduado.
  • Guia do estudante online
    Publication . Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Mota, José; Morgado, Lina; Aires, Luísa
  • Guia do professor/tutor online
    Publication . Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Mota, José; Morgado, Lina; Aires, Luísa
  • Ser estudante online I
    Publication . Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Trindade, Ana José; Guerreiro, Maria João
    O que é um curso online? Como se aprende num curso online? Como é que as pessoas se relacionam numa turma virtual? Estas são algumas questões que o programa procura dar resposta através do testemunho de Vera Monteiro, estudante da Universidade Aberta.
  • Modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta : para uma universidade do futuro
    Publication . Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Morgado, Lina; Amante, Lúcia; Bidarra, José
  • Um modelo pedagógico para o ensino graduado online (e-grad)
    Publication . Pereira, Alda; Morgado, Lina; Amante, Lúcia; Mendes, António Quintas
    Esta comunicação insere-se numa investigação mais vasta que tem como objectivo a construção, desenvolvimento e testagem de modelos pedagógicos para o ensino online, tendo em conta diversos contextos de educação a distância. Os autores desenvolveram e vêm testando há algum tempo um modelo adequado a cursos de pós-graduação (Pereira, Quintas- Mendes, Mota, Morgado & Aires, 2003), modelo este que tem sido aplicado em diversas pósgraduações no Departamento de Ciências da Educação da Universidade Aberta (Portugal). Tendo em conta a necessidade de alargar o ensino online a públicos mais vastos, numa óptica de estudos conducentes à obtenção do grau de licenciado, os autores redireccionaram as suas pesquisas e alargaram a sua reflexão, elaborando um modelo específico de ensino a distância para este tipo de públicos.