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- Educação online no ensino superior : um programa de doutoramento em Educação a Distância e eLearning na Universidadde Aberta (Portugal)Publication . Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Morgado, LinaAs extraordinárias mudanças económicas, sociais e culturais associadas ao desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação não podem deixar de ser também atuantes nas Universidades e no Ensino Superior em geral nomeadamente pela emergência da Educação Online nas suas diversas cambiantes. Neste artigo descrevemos o processo de virtualização da Universidade Aberta (Portugal) que passou de ser uma Universidade de Educação a Distância tradicional para se transformar numa universidade online. É nesse contexto que surge o Programa de Doutoramento em Educação a Distância e E-Learning da Universidade Aberta. É esse programa que aqui se descreve assinalando-se também as suas possíveis implicações e perspectivas no domínio da investigação e do ensino sobre Educação a Distância e E-Learning.
- O Teorema da Equivalência da Interação e o desenho de cenários para a educação online: resultados preliminaresPublication . Cabral, Pedro Barbosa; Mendes, António QuintasSendo a Educação Online, o Blended Learning, o Ensino a Distância e genericamente a Aprendizagem em Ambientes Virtuais, modalidades em franca expansão torna-se necessário identificar princípios pedagógicos e critérios de sustentabilidade, de eficácia e de eficiência orientadores do desenho de cursos online. Nesse contexto, T. Anderson, a partir da clarificação dos tipos básicos de interação online (Professor-Estudante; Estudante-Estudante e Estudante-Conteúdos) desenvolveu o chamado Teorema de Equivalência da Interação. segundo o qual níveis importantes de aprendizagem significativa e profunda podem ser desenvolvidos desde que uma das três formas de interação seja de nível elevado. Neste estudo procuramos avaliar essa hipótese fazendo variar o desenho de cursos online a partir de cada um daqueles tipos de interacção bem como analisar o rácio custo-tempo/tipo de interacção. Os resultados preliminares vão ao encontro de alguns dos dados já encontrados anteriormente e outros resultados vão um pouco mais longe, em aspetos ainda não validados anteriormente, dando maior sustentabilidade ao TEI.
- Tornar-se professor online: a formação online de professores do ensino superior para a docência onlinePublication . Morgado, Lina; Mendes, António Quintas; Oliveira, Isolina; Goulão, Fátima; Mota, JoséA Universidade Aberta (UAb) enfrentou um profundo processo de mudança que envolveu não só a virtualização de todo o seu processo de ensino e aprendizagem, como a definição de novas competências para o seu corpo docente e a criação de novos perfis, ambientes e rotinas implementando o novo Modelo Pedagógico da instituição para a educação online. Um dos maiores desafios desta mudança foi proporcionar a formação e apoio adequado ao corpo docente, cujo novo papel implicava colocar em prática o novo modelo pedagógico. Parte da dificuldade deste processo residia no número de professores envolvido (cerca de 160 professores universitários e de 300 tutores) e na "urgência" dos processos. Outra parte da dificuldade centrava-se no desenvolvimento das novas competências e na alteração de comportamentos e atitudes. A estratégia de formação e os diferentes programas de formação desenvolvidos no âmbito da actividade do Laboratório de Educação a Distância (LE@D) da UAb centram-se numa pedagogia do elearning, tendo sido validados internacionalmente. Esta experiência permitiu desenvolver posteriormente programas de formação para docentes de outras universidades.
- Desenho de aprendizagem online: estudo multicêntrico do perfil de disciplinasPublication . Wyszomirska, Rozangela Maria de Almeida Fernandes; Mendes, António Quintas; Souto, Maria Aurea Caldas; Soares, Valquíria de Lima; Simão, Heitor Simão MafanelaO presente trabalho configura-se como um estudo multicêntrico, qualitativo, acerca de casos de disciplinas online no Brasil, Moçambique e Portugal identificando o perfil de disciplinas de cursos a distância em instituições de ensino superior dos países citados, de modo a contribuir para a construção de modelos de design de cursos. Para atingir os objetivos foi aplicado questionário semi estruturado, com questões baseadas em quatro eixos: Orientação e Apoio; Conteúdo e Atividades; Comunicação e Colaboração; Reflexão e Demonstração. A seguir foi realizado grupo focal com os docentes das disciplinas pesquisadas, nos três países, para complementação de informações sobre o design de cada uma delas. Em relação ao perfil das disciplinas que foram objetos do estudo, foi observado que apresentaram características diversas, com fortes concordâncias nos Eixos de Orientação e Apoio ao Aluno, com um perfil mais centrado no professor e concordâncias mais reduzidas no que diz respeito ao uso de utilização de ferramentas de tecnologias da comunicação. Por fim, consideramos que ao traçar o perfil da disciplina, a representação do design de disciplina pode ser um importante auxílio para o docente promover ou não modificações, podendo inclusive, fazer uso da utilização da metodologia realizada neste estudo, para o planejamento do desenho de sua disciplina online.
- Modelos pedagógicos de ensino superior a distânciaPublication . Rosa, Selma dos Santos; Angotti, José André Peres; Mendes, António QuintasNo Brasil, vislumbra-se que uns dos desafios postos aos Modelos Pedagógicos de Educação a Distância no ensino superior, é transcender do discurso de Modelos com potencialidades voltadas à interação e à colaboração pedagógica virtuais para a prática cotidiana de quem a consolida. Essa configuração que caracteriza a EaD online tem sido indicada com potenciais para alterar as formas de Educação. Nesta pesquisa, objetivou-se analisar como as Tecnologias de Informações e Comunicação digitais (re)configuram Modelos Pedagógicos de EaD tradicionais para online no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, constituída por uma revisão bibliográfica e um estudo de caso coletivo, do qual participaram 3 instituições brasileiras: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal Fluminense, e 2 cursos: Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática. Utilizaram-se, como instrumentos de coleta de dados entrevistas orais estruturadas, organizadas em um guia composto por questões abertas aplicadas a 29 docentes, dados dos projetos dos cursos dessas instituições, do Sistema Universidade Aberta do Brasil e de documentos legislativos. Os resultados encontram-se organizados nas seguintes categorias de análise: mudanças paradigmáticas; componente presencial; recursos didáticos; interação pedagógica; e aprendizagem colaborativa. Constata-se que, nas instituições participantes desta pesquisa, não há uma abordagem única para o uso das Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação a Distância e que existem vários Modelos híbridos (online e offline) ou puros (online). Os resultados igualmente apontam que o desenvolvimento com fluência e crítica tecnológica dos docentes, e também dos alunos, e o acesso garantido às tecnologias que possibilitam conexão de qualidade constituem um dos desafios para a (re)configuração do Modelo de Educação a Distância tradicional para o online. Entretanto, a partir do discurso dos docentes, pode-se aferir que o Modelo de Educação a Distância brasileiro está cada vez mais sendo potencializado pelo Modelo online.
- Desenho de aprendizagem e ferramentas conceptuais para o desenho de cursos onlinePublication . Mendes, António Quintas; Wyszomirska, Rozangela Maria de Almeida Fernandes; Cabral, Pedro BarbosaEste capítulo apresenta um conjunto de modelos de educação online que podem funcionar como heurísticas para o pensamento quando se trata de pensar o desenho de cursos online. Não se trata apenas de descrever e explicar como funcionam esses cursos, mas também de encontrar modelos, traços e dimensões conceptuais, bem como estratégias que, de certa forma, permitam a externalização e a visualização do pensamento (KALI, 2006). Essas heurísticas podem não só servir de guia à pessoa individual que pensa e desenha o curso, mas podem também servir como ferramentas conceptuais partilháveis entre vários sujeitos que, assim, podem investir colaborativamente no desenho da aprendizagem (CONOLE, 2013).
- Comunicação mediatizada por computador e educação online: da distância à proximidadePublication . Mendes, António Quintas; Morgado, Lina; Amante, LúciaOs estudos iniciais sobre Comunicação Mediada por Computador (CMC) tendiam a ver esta forma de comunicação como apropriada para tarefas simples, impessoal e muito limitada para expressar emoções e interacções sociais complexas. Contudo a investigação e a experiência mostram que a comunicação electrónica pode promover comunicação relacional muito rica e ainda ser efectiva na resolução de problemas complexos a distância. A compreensão destes processos de comunicação passa por análises detalhadas das variáveis implicadas nas relações interpessoais e sociais mediatizadas e em particular da construção social, em contextos mediatizados, de processos de conexão, ligação e criação de proximidade psicológica. Sugere-se que temos já hoje uma compreensão razoável dos processos de comunicação e interacção online e que estes conhecimentos deveriam ser tidos em conta nas práticas dos que trabalham em Educação Online e em Educação a Distância.