Browsing by Issue Date, starting with "2010-11-18"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Tornar-se professor online: a formação online de professores do ensino superior para a docência onlinePublication . Morgado, Lina; Mendes, António Quintas; Oliveira, Isolina; Goulão, Fátima; Mota, JoséA Universidade Aberta (UAb) enfrentou um profundo processo de mudança que envolveu não só a virtualização de todo o seu processo de ensino e aprendizagem, como a definição de novas competências para o seu corpo docente e a criação de novos perfis, ambientes e rotinas implementando o novo Modelo Pedagógico da instituição para a educação online. Um dos maiores desafios desta mudança foi proporcionar a formação e apoio adequado ao corpo docente, cujo novo papel implicava colocar em prática o novo modelo pedagógico. Parte da dificuldade deste processo residia no número de professores envolvido (cerca de 160 professores universitários e de 300 tutores) e na "urgência" dos processos. Outra parte da dificuldade centrava-se no desenvolvimento das novas competências e na alteração de comportamentos e atitudes. A estratégia de formação e os diferentes programas de formação desenvolvidos no âmbito da actividade do Laboratório de Educação a Distância (LE@D) da UAb centram-se numa pedagogia do elearning, tendo sido validados internacionalmente. Esta experiência permitiu desenvolver posteriormente programas de formação para docentes de outras universidades.