Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 39
  • Educação ambiental
    Publication . Carapeto, Cristina; Alves, Fernando Louro; Caeiro, Sandra
  • O aleitamento materno como atitude ambientalmente sustentável : um estudo piloto
    Publication . Carapeto, Cristina
    Os benefícios da amamentação exclusiva tanto para as mães como para os bebés é bem conhecida na maioria dos países. Contudo, a relação existente entre o processo de amamentação e a proteção ambiental ainda não foi estudada. Para avaliar a perceção das mães sobre a amamentação como uma atitude amiga do ambiente foi realizado em Portugal, durante o ano de 2013, um inquérito a 140 mulheres grávidas. Após análise dos resultados concluiu-se que a maioria das mulheres estão conscientes dos benefícios da amamentação relativamente à saúde do bebé mas não em relação à sua própria saúde. Além disso, as mulheres que participaram neste estudo não estavam conscientes da relação que existe entre o processo de amamentação e a proteção ambiental.
  • Distance education: the experience with environmental sciences
    Publication . Carapeto, Cristina
    Educational systems should warrant learning needs of the population they serve offering a diversity of educational agents, strategies and answers to the needs of those that seek knowledge (Caeiro et al., 2004). In Portugal the experience of teaching subjects related to Environmental Sciences via open distance learning started in 1995 at Universidade Aberta (a Public University specially dedicated to the open distance learning of graduate and undergraduate courses). This experience began with General Ecology, and in view of the interest showed by students (and in fact by a wider public) the University later offered other subjects such as Environmental Education and Water Pollution. Today we have a number of different subjects within the vast area of Environmental Sciences and are preparing an undergraduate programme in view of the recent Bolonha agreement. The University also offers post-graduate programmes that bring together the environment and the citizen participation. The aim is to heighten the interests of our students in scientific subjects related to the environment as well as providing a practical perspective of what they can do as active citizens. The programmes are supported by necessary tools that enable students to critically analyse and discuss press articles about the environment, protocols that are designed to make industries “greener” as well as government decisions.
  • Eco-Saúde: um tema antigo ou atual?
    Publication . Carapeto, Cristina
    O presente artigo pretende chamar a atenção do público-alvo para o que é a eco-saúde e a sua importância como uma área disciplinar e de investigação em saúde pública. O campo científico da saúde ambiental inclui uma área de saúde pública que está ligada com o conhecimento científico bem como com o estabelecimento de políticas públicas. Além disso, a saúde ambiental está intimamente ligada a ações relacionadas com a interação entre a saúde humana e o ambiente (natural e antropogénico) que atuam como determinantes da sua qualidade. O principal objetivo da saúde ambiental será, pois, a melhoria da qualidade de vida das pessoas tendo sempre em atenção a sustentabilidade ambiental.
  • Como realizar uma análise da situação alimentar e nutricional: determinantes do consumo
    Publication . Carapeto, Cristina
    O acto de nos alimentarmos desenrola-se de acordo com as regras impostas pela sociedade, o que influencia a nossa escolha alimentar. Essas regras são representadas pelas maneiras de preparar os alimentos, pela forma de apresentar os pratos e pelos rituais das refeições (como, por exemplo, os modos e as posições das pessoas à mesa, a divisão da comida entre os indivíduos, os horários estipulados, entre outros). Tudo isto contribui para que a pessoa se identifique com o alimento e também com a sua representação simbólica. Nessa relação, pode-se destacar a questão do ser humano como um ser vivo omnívoro, representado pela capacidade de comer de tudo, o que lhe dá uma suposta liberdade de escolha alimentar. Todavia, nem tudo é escolhido por ele, uma vez que o indivíduo é determinado por diversos factores, que irão pesar na decisão da escolha dos alimentos. Esses fatores podem englobar o ambiente, o qual está relacionado com os recursos disponíveis, com as relações sociais, assim como com a história individual.
  • Which table salt to chose?
    Publication . Carapeto, Cristina; Brum, Sílvia; Rocha, Maria João
    The link between salt consumption and hypertension has been the focus of many studies and clinical trials in the past few years. It is recommended that table salt intake does not exceed the maximum of 5g per day and yet most people find almost impossible to comply with this recommendation. New types of salt have recently appeared in the market and they claim to be less harmful to health than current commercial salt. Besides being less salty to the taste these new types of salt contain less sodium and more trace minerals than commercial salt but there is a need of experiments and studies in order to establish their benefit to health.
  • Desporto e ambiente
    Publication . Carapeto, Cristina
    A prática desportiva como factor de saúde. Sendo sempre desejável que todos pratiquem desporto é preciso que se tenha consciência dos impactes ambientais que a prática desportiva acarreta de forma a que essas actividades se enquadrem na nossa vida sem, contudo, serem prejudiciais para o meio envolvente.
  • Desporto e saúde
    Publication . Carapeto, Cristina
    O documenta apresenta de forma visualmente apelativa diversos conceitos relacionados com a actividade física e a saúde e bem-estar do ser humano. Aborda as diversas dimensões da saúde, a importância do desporto na saúde, as doenças que se podem prevenir pela prática desportiva, as consequências da utilização de drogas na prática desportiva e a importância da actividade física versus a actividade desportiva.