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- A formação profissional das mulheres no ensino industrial público (1884-1910) : realidades e representaçõesPublication . Pinto, Teresa; Cova, Anne; Vaquinhas, IreneEste trabalho procura problematizar o papel reprodutor e produtor das escolas públicas de ensino industrial na construção e afirmação da sociedade burguesa e das concepções de homem ganha-pão e da mulher dona-de-casa em finais do século XIX e inícios do século XX. A problemática que conformou a presente investigação constituiu-se na intersecção de três interrogações de fundo. Em primeiro lugar, como interpretar a frequência feminina das escolas industriais públicas oitocentistas e respectivas oficinas, independentemente da localização geográfica, desde a sua fundação, em 1884? Em segundo lugar, qual o grau de congruência entre as representações discursivas sobre as mulheres e a realidade da sua situação face ao trabalho na sociedade portuguesa oitocentista? Como se relacionavam as modalidades e finalidades de formação profissional para o sexo feminino propostas no quadro institucional oitocentista com as representações sobre o trabalho das mulheres presentes nos discursos coevos? Em terceiro lugar, como se coadunou a oferta de ensino industrial para o sexo feminino a uma representação social das mulheres que as dissociava, cada vez mais, da noção de trabalho produtivo e profissional? Que tipo de representações sobre a relação das mulheres com a(s) actividade(s) profissional(ais) são veiculadas pelos discursos políticos, normativos e técnicos sobre o ensino industrial? Em que medida é que este tipo de oferta formativa por parte do Estado influenciou, de forma directa ou simbólica, o reposicionamento socioprofissional das mulheres que o frequentaram? O estudo analisa, na perspectiva da história das mulheres, entendida como história relacional, isto é, uma história das relações sociais entre mulheres e homens, a formação profissional feminina no quadro do ensino industrial público em Portugal, desde a criação das primeiras escolas, em 1884, até à implantação da 1ª República, na dupla perspectiva das realidades e das representações. Estes vinte e sete anos correspondem à concretização possível do projecto da monarquia constitucional relativo ao incremento de um ensino industrial e profissionalizante.
- Estudos sobre as mulheres: conhecimentos itinerantes, percursos partilhadosPublication . Alvarez, Teresa; Joaquim, Teresa; Pinto, TeresaA primeira parte incide sobre a problemática Mulheres, Representações Iconográficas e Conhecimento tema do Seminário Internacional que teve lugar em Lisboa, em 2017. A segunda parte, Estudos sobre as Mulheres. Género, Sociedades e Culturas – percursos em debate, compreende um conjunto de textos provenientes das comunicações apresentadas no seminário internacional, com o mesmo nome, realizado em 2017, cujo propósito foi o de partilhar interesses, questionamentos e linhas de investigação entre os diferentes elementos do GIEMGSC e suscitar, a partir dos pontos comuns entre as investigações individuais, o desenho de projetos comuns, amplos e agregadores.
- A construção da invisibilidade das mulheres trabalhadoras: uma perspetiva históricaPublication . Pinto, TeresaAs mulheres sempre trabalharam é já uma expressão recorrente nas investigações de diversas áreas do saber, em particular da História, e foi utilizada, mesmo, no título de uma obra de Sylvie Schweitzer (2002), para sublinhar a importância de orientar as pesquisas para a revelação e entendimento dos processos de invisibilização das mulheres trabalhadoras, contrariando a noção de que o acesso das mulheres ao trabalho teria sido uma conquista do século XX. Este texto pretende contribuir para clarificar, numa perspetiva histórica, como se construiu e continua a construir a invisibilidade das mulheres trabalhadoras, através da problematização de alguns dos mecanismos que a fabricaram e a sustentam.
- Maria da Conceição CarvalhoPublication . Pinto, TeresaEste texto pretende conferir visibilidade a uma das mestras de oficina de uma das primeiras escolas de ensino industrial público, no século XIX, em Portugal.
- Maria do Carmo Mazzachiodi Fernandez EscazenaPublication . Pinto, TeresaEste texto pretende conferir visibilidade a uma das mestras de oficina de uma das primeiras escolas de ensino industrial público, no século XIX, em Portugal.
- Maria InáciaPublication . Pinto, TeresaEste texto pretende conferir visibilidade a uma das mestras de oficina de uma das primeiras escolas de ensino industrial público, no século XIX, em Portugal.
- Augusta das Dores OrnelasPublication . Pinto, TeresaEste texto pretende conferir visibilidade a uma das mestras de oficina de uma das primeiras escolas de ensino industrial público, no século XIX, em Portugal.
- Elisa da Conceição PaninhoPublication . Pinto, TeresaEste texto pretende conferir visibilidade a uma das mestras de oficina de uma das primeiras escolas de ensino industrial público, no século XIX, em Portugal.
- Maria José EscazenaPublication . Pinto, TeresaEste texto pretende conferir visibilidade a uma das mestras de oficina de uma das primeiras escolas de ensino industrial público, no século XIX, em Portugal.
- Educação e género: dos anos 70 ao final do século XX: subsídios para a compreensão da situaçãoPublication . Pinto, Teresa; Henriques, FernandaPretende-se neste artigo avaliar a dimensão das problemáticas desencadeadas pela coeducação tendo em conta, não apenas o modo como o 25 de abril condicionou a sua emergência, como também a forma como se foi desenvolvendo até ao ano 2000. O processo que dá corpo ao artigo centra-se, por um lado, na análise quantitativa de alguns indicadores tomados como podendo ser reveladores da importância dessas problemáticas no quadro geral da educação e, por outro, ocupa-se com uma análise qualitativa, onde se explora o significado das representações de um grupo de peritas sobre o tema.