Loading...
25 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 25
- As bibliotecas escolares nos Açores: o sucesso escolar e os primeiros anos da RRBEPublication . Silva, Lázaro; Novo, AnaEsta comunicação visa contribuir para o melhor conhecimento das Bibliotecas Escolares na região autónoma dos Açores no âmbito do importante papel que têm vindo a desempenhar na promoção do sucesso escolar dos alunos. No caso açoriano torna-se de crucial importância saber como é que as atuais BE podem alterar o cenário de insucesso escolar e tentar compreender os “percursos do passado” (Nóvoa, 1993) no que diz respeito a esta temática na região da recém-criada Rede Regional de Bibliotecas Escolares (RRBE). Este trabalho tem características de um estudo exploratório, já que procede ao reconhecimento de uma dada realidade, pouco ou deficientemente estudada, e tenta levantar hipóteses de entendimento dessa realidade. Foi adotada uma abordagem mista: a) cariz quantitativo, com o recurso a inquéritos por questionário aos 38 coordenadores de Bibliotecas Escolares dos Açores, e b) cariz qualitativo, com cinco inquéritos por entrevista. Os resultados deste estudo parecem indicar que os agentes de educação envolvidos nas Bibliotecas Escolares dos Açores reconhecem a importância destas, não deixando de apontar várias vertentes que deverão ser melhoradas ou corrigidas para que a sua missão possa ser alcançada com outra eficiência que a realidade açoriana exige.
- Literacias e aprendizagens em contexto educativo: o papel da biblioteca escolarPublication . Bastos, Glória; Novo, Ana; Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta eQual é o papel das bibliotecas escolares na escola atual? Como podem contribuir para o desenvolvimento das literacias das crianças e jovens? Analisar o papel da biblioteca escolar no desenvolvimento das literacias em contexto educativo.
- Prioridade nº 1 - Conquista de leitores: estratégias adoptadas em bibliotecas escolaresPublication . Novo, Ana; Calixto, José AntónioEste texto descreve e discute as estratégias de conquista de leitores,adoptadas por 20 professores bibliotecários de Escolas Básicas Integradas (EBIs) do ensino público Português, integradas na Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) até 2005. Tem como ponto de partida as conclusões de relatórios nacionais que sugerem que os estudantes Portugueses revelam competências abaixo da média dos países da OCDE, que estudantes com menos competências literácitas são mais vulneráveis ao insucesso escolar e que o combate ao insucesso pode passar pela conquista de leitores. O estudo em que o texto se baseia resulta também da análise qualitativa de 20 entrevistas que tiveram lugar entre Novembro de 2006 e Janeiro de 2007, e da análise documental dos Planos de Actividades das BE/CREs das referidas EBIs. Estas análises, parte integrante da terceira fase de investigação de um programa de doutoramento, apontam a leitura como uma das condições necessárias ao sucesso escolar/educativo e uma das maiores preocupações para os professores bibliotecários. Várias estratégias para a conquista de leitores aparecem no discurso da totalidade dos entrevistados, colocados em escolas com características e localização geográfica diversas, não tendo sido encontradas diferenças significativas de opinião, quanto à sua importância. Investigação feita em Portugal acerca do impacto que as bibliotecas escolares e os professores bibliotecários podem ter no sucesso escolar/educativo, directamente relacionado com a in)existência de práticas de leitura, é reduzida. Este texto visa trazer algum conhecimento sobre a maneira como estes profissionais tentam conquistar leitores combatendo o insucesso escolar.
- Literacia para os mediaPublication . Bastos, Glória; Novo, Ana; Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta eQual é o papel das bibliotecas escolares na escola atual? Como podem contribuir para o desenvolvimento das literacias das crianças e jovens? Reconhecer a existência de diferentes abordagens e técnicas para desenvolver a literacia da informação e para os media.
- O profissional da Informação como ‘Super gestor’ : top 5 das suas característicasPublication . Novo, AnaA utilização da gestão estratégica tem sido sugerida como uma forma eficaz para ajudar os serviços de informação a definirem e desenvolverem estratégias para sobreviver, ter sucesso e conseguir alcançar as suas metas e objetivos num mundo cada vez mais instável e em constante evolução. O profissional da informação assume assim o papel de gestor estratégico e a responsabilidade que lhe é atribuída exige um perfil profissional diversificado e complexo. É neste cenário que, no âmbito da docência de uma UC da Pós-Graduação em Ciências da Informação da Universidade Aberta, e desde 2011/2012, se tem vindo a propor aos estudantes, uma reflexão sobre as características mais necessárias ao profissional da informação, agora e no futuro, na cada vez mais exigente sociedade da informação e do conhecimento, com a geração Y como utilizadora desses mesmos serviços. A análise dos diversos relatórios efetuados pelos estudantes, assim como das suas participações individuais em fóruns de discussão, permite identificar e fundamentar as cinco características, tidas como essenciais, traçando o perfil do atual profissional e gestor estratégico de serviços de informação.
- Aprendizagens e literacias para o século XXIPublication . Bastos, Glória; Novo, Ana; Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta eQual é o papel das bibliotecas escolares na escola atual? Como podem contribuir para o desenvolvimento das literacias das crianças e jovens? Reconhecer o valor de novos modos de aprendizagem e de integração curricular associados à formação para as literacias.
- Information literacy in portuguese school libraries: a longitudinal study of master degree dissertationsPublication . Novo, Ana; Bastos, GlóriaSince the beginning of the 21st century, a rapid growth in access to information and communication technologies has been observed in Portugal, as well as in other European countries. School libraries (SL) and teacher librarians (TL) play a fundamental role as they have been increasingly considered by school communities as an essential resource for developing information literacy (IL) competences. The methodology for this study was a meta-analysis of the results of a body of master dissertations, completed between 2007 and 2017, at Universidade Aberta, Portugal. A first group of the analysed dissertations indicated that in general, TL misunderstood the concept of IL, were still not aware of its importance and most of their work was still related to traditional library activities. In more recent years we have identified some important improvements in Portuguese SL and in research studies and evidence of that progress is shown.
- Literacia da informação: conceitos, modelos e atividadesPublication . Bastos, Glória; Novo, Ana; Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta eA especificidade dos contextos escolares do século XXI, decorrente das mudanças tecnológicas e da introdução de ambientes digitais, exige uma nova atitude dos agentes educativos na sua relação com os alunos e com as suas aprendizagens, onde o domínio das literacias é um elemento crucial. Conhecer e explorar as potencialidades da biblioteca escolar no desenvolvimento das literacias, em especial na sua articulação com o contexto de sala de aula. Como pode a biblioteca escolar apoiar a leitura? Que estratégias podem ser usadas para desenvolver competências nas áreas da literacia da informação e da literacia para os média? Analisam-se conceitos e exploraram-se formas de incrementar o uso da biblioteca escolar e dos seus recursos no desenvolvimento transversal das várias literacias indispensáveis para a construção de um percurso educativo de sucesso, mas também, num horizonte mais vasto, para a construção de uma cidadania ativa e responsável.
- Effects of a virtual learning environment on librarian's information literacy and digital literacy competencesPublication . Novo, Ana; Bastos, Glória; Vasconcelos, Ana IsabelThe continuing professional development of librarians is a requirement imposed by the permanent progress of the knowledge society. In this context, Universidade Aberta (Portuguese Open University) offers a post-graduate course in Library and Information Sciences for librarians. Being an elearning course based on a Learning Management System (LMS), it is expected that the course not only develops information literacy (IL) and digital literacy (DL) skills but also allows for the deepening of these skills due to the learning environment itself. The aim of this study was to analyze students’ perception in relation to their competences in IL and DL and the articulation between their development and the virtual learning context. The adopted methodology was a case study, through the application of a questionnaire, to students from the 2012 to 2015 editions of the course. The results show that at the end of the course, students consider having significantly improved their IL and DL skills, which directly influences their daily work practices.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »