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- Application of virtual reality simulation in firefighter training for the development of decision-making competencesPublication . Reis, Vitor; Neves, ClaudiaThis paper focuses on the training of firefighters, using simulated scenarios in virtual reality, to develop decision-making competences in the management of relief operations. Through the action research method, a training program was designed and improved to develop the competences considered critical in the field of decision making in the context of fire brigade interventions, using simulation exercises with scenarios in virtual reality. During two action research cycles, a pilot training course was conducted for a group of eight internal and external trainers from the Portuguese National Fire Service School, and a second course for eight fire officers from different Firefighters' corps. The data collected and the comparative analysis on the performance of the two groups of trainees, as well as the trainers' and trainees' perception in terms of evaluation of the training course, allowed to identify corrections and introduce changes, in the logic of continuous improvement of the training product. The results achieved in the research work demonstrated the adequacy of the training program and the use of virtual reality simulation, distinguishing a set of orientations that can be considered in similar formative contexts.
- Livro de atas das I Jornadas Internacionais Online: educação, tecnologias e inovaçãoPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Neves, Claudia; Courela, Conceição; Seabra, Filipa; Oliveira, Isolina; Henriques, Susana; Fombona, Javier; Moreira, J. António; Behar, Patricia AlejandraEbook com os artigos completos das I jornadas Internacionais Online realizadas em 2014
- Fazer a licenciatura a distância: percursos e impactosPublication . Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Henriques, Susana; Jacquinet, Marc; Neves, Claudia; Magano, OlgaCom esta comunicação, pretendemos aprofundar o conhecimento e o debate sobre os perfis dos estudantes universitários em regime de e-learning e os impactos das licenciaturas nas suas vidas sociais e laborais, tendo por referência os estudos sobre percursos no ensino superior e transição para o mercado laboral. Em vez de presumir uma homogeneidade, pretende-se analisar se estes percursos divergem entre áreas científicas/profissionais. A comunicação irá basear-se nos resultados de um questionário lançado, em 2015, a todos os estudantes que concluíram a licenciatura na Universidade Aberta, nos anos de 2011, 2012 e 2013 (universo=1691; taxa de resposta=31%). A análise dos dados inclui um conjunto de procedimentos estatísticos, privilegiando, nesta comunicação, as comparações dos resultados entre áreas formativas, ao nível do perfil sociodemográfico e dos impactos da licenciatura na vida social e profissional. Como resultados mais expressivos, podemos sublinhar que a larga maioria dos estudantes da UAb trabalha a tempo inteiro e tem entre os 30 e os 50 anos, divergindo das universidades presenciais. Passados cerca de 3 anos do final da licenciatura, cerca de 25% conheceu processos de mobilidadesocial ascendente, sendo que este valor varia pouco entre licenciaturas. Porém, observam-se variações entre áreas formativas noutros itens. Na área das ciências sociais, muitos estudantes reconhecem que o aprofundamento cultural e cívico foi a razão central para a frequência. E em cursos como educação, os estudantes revelam-se satisfeitos com as competências desenvolvidas e com os impactos noutras esferas da vida. Por seu lado, em cursos como gestão ou informática, havia à partida uma motivação mais instrumental, sendo os impactos culturais e cívicos menos evidentes. Com base nestes dados, concluímos que a opção pelo ensino superior a distância em Portugal resulta, sobretudo, do facto de as pessoas trabalharem a tempo inteiro e terem responsabilidades familiares. Esta situação varia pouco entre áreas formativas. Contudo, o perfil dos estudantes e os impactos da licenciatura apresentam variações significativas, em linha com o observado sobre estudantes no ensino superior presencial.
- Atas : I Jornadas Internacionais Online : educação, tecnologias e inovaçãoPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Neves, Claudia; Courela, Conceição; Seabra, Filipa; Oliveira, Isolina; Henriques, Susana; Moreira, J. António; Behar, Patricia AlejandraAs Atas das Jornadas Internacionais Online: Educação, Tecnologias e Inovação tem como objetivo dar a conhecer os resumos das comunicações apresentadas nas Jornadas. Esse encontro científico online organizado pelo Projeto (Processos de Educação Tecnologias e Inovação) PETI teve a colaboração do Laboratório de Educação a Distância e Elearning e do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta. As jornadas tiveram lugar na Plataforma Moodle da Universidade Aberta nos dias 5 a 10 de maio de 2014. Essa publicação foi pensada em formato web de forma a proporcionar uma maior visibilidade e acessibilidade aos conteúdos científicos abordados pelos participantes das jornadas, oriundos de vários países tanto europeus como americanos. As comunicações das jornadas foram realizadas em dois idiomas o português e o castelhano e são oriundas das investigações de mestrados e doutoramentos já finalizados. Tanto em Portugal na Universidade Aberta como em Espanha Na Universidade de Oviedo e na Universidad Nacional de Educación a Distancia.
- Reconstructing higher education?: the case of master’s and PhD Programmes in Education in a Portuguese InstitutionPublication . Alves, Mariana Gaio; Neves, Claudia; Azevedo, Nair R.; Gonçalves, TeresaWhether and to what extent we are in the process of reconstructing higher education following the Bologna Process orientation is the issue underpinning this article. To address this issue, the authors consider data from an exploratory survey conducted in a Portuguese university, focusing on the field of education. They take into account the contents of the educational policies at supranational level in Europe and at national level in Portugal. In addition, they draw upon the conceptual debate about policy and politics. They acknowledge changes taking place in the organisational structure of the academic programmes, as well as in the students’ perceptions. Additionally, critical issues concerning the organisation and implementation of these programmes allow them to identify challenges for universities and issues that need deeper inquiry and continuous monitoring. Lawn M. & Lingard B. (2002) Constructing a European Policy Space in Educational Governance: The role of transnational policy actors, European Educational Research Journal, 1(2), 290–307. https://doi.org/10.2304/eerj.2002.1.2.6 Google Scholar Lima L. (2003) Formação e aprendizagem ao longo da vida: Entre a mão direita e a mão esquerda de Miró, in (A. Quintanilha [org.]) Cruzamento de saberes, aprendizagens sustentáveis. Lisbon: Calouste Gulbenkian Foundation. Google Scholar Lingard B. & Ozga J. (2007) Introduction: Reading education policy and politics, in Lingard B. & Ozga J. (Eds) The RoutledgeFalmer Reader in Education Policy and Politics, 1–8. London: Routledge. Crossref Google Scholar Nóvoa A. (2005) Les États de la politique dans l'espace européen de l'éducation, in Lawn M. & Nóvoa A. (Eds) L'Europe réinventée: Regards critiques sur l'espace européen de l'éducation, 197–223. Paris: L'Harmattan. Google Scholar Popkewitz T., Olsson U. & Petersson K. (2006) The Learning Society, the Unfinished Cosmopolitan, and Governing Education, Public Health and Crime Prevention at the Beginning of the Twenty-First Century, Educational Philosophy and Theory, 38(4), 431–449. https://doi.org/10.1111/j.1469-5812.2006.00203.x Google Scholar Usher R. & Edwards R. (2001) Lifelong Learning: A postmodern condition of education? Adult Education Quarterly, 51(4), 273–287. https://doi.org/10.1177/07417130122087296 ISI Google Scholar Biographies MARIANA GAIO ALVES is an Assistant Teacher in Educational Sciences in the Faculty of Science and Technology at the New University of Lisbon, Caparica, Portugal. Her research interests cover higher education, lifelong learning and transitions from education to work. CLAUDIA NEVES has a degree in Social Policy, a Master's degree in Education and Society, and has just finished her PhD on ‘Lifelong Learning in the European Union: comparative analysis of the strategies of five member states’. She is a member of the Education and Development Research Unit in the Faculty of Science and Technology at the New University of Lisbon, Caparica, Portugal. Her major research interests include education politics and policies, lifelong learning, the European Union, forms of regulation in education, global education agendas, and the influence of international organizations, education indicators and statistics. ELISABETE XAVIER GOMES is a PhD student in Educational Sciences at the New University of Lisbon, Caparica, Portugal, working on children's educational processes in contemporary cities. In early 2000 she worked on teacher training courses at the Polytechnic Institute of Beja, where she was also involved in the elaboration of regional education charters. Her major interests concern the development of relational approaches to school and out-of-school intentional education, the connections between educational studies and urban studies, different levels of educational policies and contemporary educational relationships.
- Diálogos a partir de dinâmicas de formaçãoPublication . Neves, Claudia; Gomes, Elisabete X.Este foi o ponto de partida do consenso entre nós que se desenvolve num diálogo a duas vozes e que sintetiza algumas reflexões. Foi-nos pedido, enquanto doutorandas que participaram nas sessões dos seminários de investigação, que desenvolvêssemos uma reflexão sobre as questões centrais e os questionamentos que nos marcaram nestes espaços de diálogo científico. A multi-referencialidade da educação, da investigação em educação e da formação dos investigadores, clarificada por Alves e Azevedo na introdução deste livro concretizou-se também pela polifonia que foi sempre promovida e de que o nosso texto pretende fazer eco. É neste registo que aqui apresentamos algumas das principais tensões e reflexões que nos foram acompanhando, ao mesmo tempo que tentamos interpelar os contributos dos autores deste livro, também eles participantes nestas experiências.
- Tendências de investigação em educação aberta, a distância e em eLearning na sociedade em rede: textos selecionados das LE@D Talks 2010-2018Publication . Mendes, António Quintas; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Morgado, Lina; Neves, Claudia; Pinto, Maria do Carmo TeixeiraAs LE@D Talks promovidas, desde 2010, pelo Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D), unidade de investigação sediada na Universidade Aberta (UAb) e financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), têm como objetivo disseminar a investigação produzida pela comunidade de investigadores do LE@D, sejam investigadores integrados, colaboradores, doutorandos, mestrandos, investigadores visitantes ou parceiros de investigação da unidade. O e-book que agora apresentamos - Tendências de Investigação em Educação Aberta, a Distância e eLearning na Sociedade em Rede – inscreve-se no objetivo referido, permitindo, assim, trazer a público uma seleção de textos apresentados no âmbito das LE@D Talks realizadas nos últimos anos [entre 2010-2018].
- Educação e tecnologias : reflexão, inovação e práticasPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Neves, Claudia; Moreira, J. António; Seabra, Filipa; Henriques, SusanaO tema educação e tecnologias é amplo e continua sendo interessante e criativo em suas produções. A ideia de um e-book surge exatamente pela “filosofia do que está nas “nuvens” dos tempos atuais”: acessibilidade, facilidade e gratuidade. O objetivo de um trabalho colaborativo e em rede, multicultural e apoiado na diversidade, são os elementos chaves que ilustram o formato deste e-book. O conteúdo acadêmico segue uma linha nada complexa em seu formato, mas fundamental em sua lógica não-linear de percepções sobre o uso das tecnologias na educação.
- Aprendizagem ao Longo da Vida: das orientações comunitárias às estratégias de cinco Estados-membrosPublication . Neves, ClaudiaEste estudo foi desenvolvido tendo por principal objectivo analisar as estratégias de ALV ao nível nacional, no sentido de abarcar os sentidos que lhe vão sendo atribuídos quer ao nível da política, enquanto orientação estratégica no contexto da UE, quer ao nível da implementação desta referência nos contextos dos países seleccionados para análise.
- Padrões e variações da participação na Aprendizagem ao Longo da Vida na União Europeia: uma leitura de indicadores estatísticosPublication . Neves, Claudia; Alves, Mariana GaioNeste capítulo procuramos, através de uma leitura de indicadores estatísticos, explicitar em que medida a orientação política de promoção de dinâmicas de ALV está (ou não) a registar uma adesão significativa por parte da população na Europa. Os dados nos quais nos baseámos para analisar a situação dos países da UE, e em particular o caso de Portugal, relativamente à participação na ALV, constam da base de dados do órgão oficial de estatísticas europeu - o Eurostat. Estes indicadores referem-se aos 27 Estados-membros da UE e também à Noruega e à Suíça. O ano a que dizem respeito é 2003, embora tenham sido publicados em 2005.
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