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Gomes da Silva, Victor Paulo

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  • (Re)construção de um questionário: o ponto de partida para a averiguação do potencial motivador de um sistema de avaliação do desempenho no contexto do setor público português
    Publication . Lira, Miguel; Silva, Victor Paulo Gomes da
    Face às lacunas detetadas na literatura, com este trabalho iremos propor um modelo concetual, diversas hipóteses de investigação e um protótipo de inquérito por questionário que sejam o guião de pesquisas futuras que busquem (1) obter um melhor conhecimento dos efeitos motivacionais do SIADAP, (2) apurar a adequabilidade deste sistema de avaliação perante os tipos de motivação (intrínseca e extrínseca) presentes por entre os trabalhadores, ou (3) que procurem fomentar o conhecimento sobre as reações e perceções dos avaliados sobre este sistema de avaliação. Em suma, deixaremos aqui ferramentas de investigação que permitam compreender melhor o fenómeno da avaliação do desempenho no setor público português, principalmente quanto à sua capacidade motivadora.
  • Contributo das redes sociais na aprendizagem em ambiente e-learning: o software social
    Publication . Silva, Victor Paulo Gomes da; Negas, Mário Carrilho; Reis, Felipa Lopes dos
    O e-Learning utiliza tecnologias avançadas de suporte à formação e desenvolvimento dos estudantes. Com esta finalidade pode perguntar-se se as aplicações de micro-blogging utilizadas nas redes sociais podem desempenhar um papel importante, desde que os professores lhe dêem o melhor uso e estudantes as interpretem como ferramenta didáctica. O The Economist promoveu um debate online sobre o valor da utilização das redes sociais na educação, tendo as opiniões variado de perda de tempo e motivo de distracção das metas académicas a factor valorizador ("Economist debates: Social networking", 2008). O objectivo deste estudo teórico é a análise do possível contributo das redes sociais na aprendizagem em ambiente e-Learning. O estudo também aborda o relativamente recente movimento das instituições de ensino superior presencial na adopção de aplicações como o Facebook e Twitter, ou outros recursos deste tipo, como forma de divulgação de informação institucional e captura de novos alunos. Estas aplicações permitem uma comunicação mais próxima com o aluno. Assim sendo, para Mazer et al. (2007) a utilização das redes sociais por parte do professor pode aumentar a motivação nos estudantes e melhorar o relacionamento entre alunos, contribuindo favoravelmente para o desempenho académico destes.
  • Motivação intrínseca versus motivação extrínseca: a aplicação da escala WPI no contexto do setor público português
    Publication . Lira, Miguel; Silva, Victor Paulo Gomes da
    Muita da literatura que versa o estudo do constructo ‘motivação’ no setor público alimenta a ideia de que as singularidades organizacionais e as particularidades dos indivíduos que constituem a força laboral deste setor resultam numa maior preponderância da motivação intrínseca e por recompensas do tipo intrínseco. Porém esta assunção nunca foi escrutinada na realidade do setor público português, o que leva a que o propósito deste trabalho seja o de suprir esta lacuna, ou seja, obter uma resposta à seguinte questão: ‘em termos gerais, qual o tipo de motivação predominante entre os funcionários públicos portugueses: motivação intrínseca ou motivação extrínseca?’. Para tal optamos por um estudo de caso, assente na escala ‘The work preference inventory’ desenvolvida por Amabile, Hill, Hennessey e Tighe (1994). Os resultados obtidos apontam no sentido de os funcionários públicos portugueses apresentarem, em termos gerais, elevados níveis de motivação intrínseca, muito embora a sua motivação extrínseca também atinja níveis razoáveis.
  • SIADAP: estarão os trabalhadores satisfeitos com este sistema de avaliação? Um estudo empírico
    Publication . Lira, Miguel; Silva, Victor Paulo Gomes da
    Está patente na literatura que a extensão do efeito da avaliação do desempenho sobre as atitudes e comportamentos dos trabalhadores deriva da satisfação destes com essa avaliação. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é o de aferir se os funcionários do setor público português, cuja avaliação do desempenho derive da aplicação do SIADAP, estão (ou não) satisfeitos com este sistema de avaliação. Para tal, optamos por realizar um estudo empírico, incidindo sobre uma população de 2.247 indivíduos, a partir do qual obtivemos 334 respostas (n = 334). Os resultados apontam no sentido de os elementos da população não se mostrarem satisfeitos com o SIADAP.
  • A avaliação do desempenho enquanto ferramenta motivacional no setor público português
    Publication . Lira, Miguel; Viseu, Clara; Silva, Victor Paulo Gomes da
    A avaliação do desempenho é um dos instrumentos motivacionais ao dispor dos dirigentes das organizações, embora só cumpra essa função se os trabalhadores percecionarem a avaliação como sendo justa e precisa, e demonstrarem satisfação com a mesma. Considerando que o Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública (SIADAP) é um instrumento de gestão do setor público português ainda escassamente abrangido pela literatura, torna-se essencial obter um melhor conhecimento dos efeitos motivacionais do mesmo. A fim de contribuir para esse conhecimento realizámos um estudo empírico sobre o SIADAP. O estudo baseou-se num questionário que gerou 334 respostas válidas, as quais foram objeto de um tratamento estatístico de natureza descritiva e inferencial. Os resultados apontam no sentido de os dirigentes públicos disporem de um instrumento de gestão que poderá elevar a motivação dos funcionários, desde que estes percecionem que são avaliados de forma justa e precisa, e estejam satisfeitos com a avaliação. Porém, a tónica dominante é a de inquiridos considerarem o processo de avaliação injusto e impreciso, e estarem insatisfeitos com o mesmo. Assim sendo, os resultados apontam, também, no sentido do SIADAP pouco motivar os funcionários públicos portugueses para melhorarem o seu desempenho.
  • Os escolhos da avaliação do desempenho
    Publication . Silva, Victor Paulo Gomes da; Negas, Mário Carrilho; Reis, Felipa Lopes dos
    O presente texto constitui uma breve reflexão sobre três assuntos inter-relacionados: (1) as bases/normas para avaliação do desempenho, (2) a subsequente ordenação dos avaliados e, finalmente, (3) os decorrentes prémios de desempenho. O texto centra-se avaliação do desempenho de trabalhadores do sector terciário, onde se engloba a área da saúde, e foca as subjectividades, limitações e perversidades associadas aos três aspectos supramencionados. Adicionalmente, apresenta a proposta do autor sobre a forma de ordenação dos avaliados.
  • O e-learning no ensino superior
    Publication . Reis, Felipa Lopes dos; Negas, Mário Carrilho; Silva, Victor Paulo Gomes da
    No presente artigo analisamos de forma sumária os aspectos mais relevantes do ensino a distância telemático (e-learning). Para o efeito apresentamos as significativas alterações havidas nos domínios da informática e das telecomunicações e como as mesmas afectaram o processo de ensino-aprendizagem: acompanhando a rápida expansão de meios técnicos propiciadores de comunicação interactiva, professores e estudantes passaram a utilizar de forma habitual ferramentas tais como a Internet, o correio electrónico e a videoconferência, transformando-as em ferramentas efectivas de ensino-aprendizagem. Seguidamente, comentamos como estes meios técnicos propiciadores de comunicação interactiva: • Constituíram um corte face aos tradicionais métodos de organização e de relação social no ensino superior; • Incrementaram as possibilidades de aprendizagem e, deste modo, representaram uma melhor oferta de serviços educativos à população.
  • Mercantilização, elo de ligação entre técnica e desqualificação : o caso do ensino superior
    Publication . Silva, Victor Paulo Gomes da; Reis, Felipa Lopes dos; Negas, Mário Carrilho
    O presente artigo pretende demonstrar, para o ensino superior, como a mercantilização do mesmo leva a que os novos meios técnicos se traduzam em desqualificação do professor. Na primeira parte, é salientado o processo de mercantilização do ensino superior resultante do desmantelamento do Estado do bem-estar na Europa ocidental. Seguidamente, é referido o e-learning enquanto modalidade de ensino-aprendizagem a distância mais sofisticada do que as suas antecessoras, mantendo simultaneamente as potencialidades destas enquanto propiciadoras de um ensino de massas. Finalmente, é explicado como a mercantilização, por via “taylorização” do trabalho do professor, estabelece um elo entre e-learning e desqualificação do professor.
  • Japanese management and salary productivity : the case of the electronic and automotive industries in Portugal
    Publication . Silva, Victor Paulo Gomes da; Reis, Felipa Lopes dos
    The present paper intended to assert in what form the Japanese approach to business management, concerning the factors human resources, research and development and organization and methods, has effect on the value creation by workers, beyond those expressed in salaries. The investigation fell on companies in the electronic and automotive sectors operating in Portugal, with and without Japanese capital, in the six-year span from 2001 to 2006. The specific results demonstrated that that impact is clearly visible over the factor organization and methods. In addition, there are evidences of substantial and direct influence of research and development on the creation of surplus value.
  • Escritórios de advogados e expansão do capital monopolista
    Publication . Silva, Victor Paulo Gomes da
    O conceito sistema de poder, se analisado ao nível de um país como Portugal, traduz-se em muitos e diversos intervenientes, com diferentes perspetivas e diferente dimensão interventiva. Ora, na presente fase da vida nacional, marcada por uma feroz tentativa de expansão do domínio do capital monopolista, nacional e internacional, e pelo consequente aprofundamento da exploração dos trabalhadores, é relevante perceber o papel dos escritórios de advogados enquanto intervenientes do sistema de poder ao serviço – de forma direta ou indireta – desse capital monopolista.