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- (Re)construção de um questionário: o ponto de partida para a averiguação do potencial motivador de um sistema de avaliação do desempenho no contexto do setor público portuguêsPublication . Lira, Miguel; Silva, Victor Paulo Gomes daFace às lacunas detetadas na literatura, com este trabalho iremos propor um modelo concetual, diversas hipóteses de investigação e um protótipo de inquérito por questionário que sejam o guião de pesquisas futuras que busquem (1) obter um melhor conhecimento dos efeitos motivacionais do SIADAP, (2) apurar a adequabilidade deste sistema de avaliação perante os tipos de motivação (intrínseca e extrínseca) presentes por entre os trabalhadores, ou (3) que procurem fomentar o conhecimento sobre as reações e perceções dos avaliados sobre este sistema de avaliação. Em suma, deixaremos aqui ferramentas de investigação que permitam compreender melhor o fenómeno da avaliação do desempenho no setor público português, principalmente quanto à sua capacidade motivadora.
- Cenários de futuro na educação a distância e elearning no ensino superior em Portugal : estudo exploratórioPublication . Costa, Angelina; Morgado, LinaO ensino superior vive complexos momentos de mudança à escala mundial. O desenvolvimento exponencial das tecnologias e, consequentemente, da educação a distância e do elearning, os novos públicos que têm acesso a este nível de ensino, o facto de ser, pela sua natureza, um espaço de inovação na relação e na construção do conhecimento, os desenvolvimentos científicos, concretamente na área da educação e das tecnologias, são fatores que têm feito emergir necessidades de análise, de avaliação e de reflexão da produção científica, tornando-as tarefas substanciais da comunidade académica. Com este estudo pretende-se esboçar cenários de futuro na educação a distância e elearning, no ensino superior, olhando para a situação de Portugal no contexto europeu. Foram definidos três momentos de investigação. Num primeiro momento, pretende-se delinear o estado da arte da investigação sobre educação a distância e elearning, no ensino superior, mas ir para além dele, num segundo momento, convocando a discussão e a reflexão dos protagonistas no processo. Num terceiro momento, pretende-se confrontar as perspetivas nacionais com as perspetivas de especialistas europeus neste domínio. Ainda em processo de investigação, apresenta-se aqui o design do estudo e resultados preliminares e parciais da fase 1 de investigação.
- Motivação intrínseca versus motivação extrínseca: a aplicação da escala WPI no contexto do setor público portuguêsPublication . Lira, Miguel; Silva, Victor Paulo Gomes daMuita da literatura que versa o estudo do constructo ‘motivação’ no setor público alimenta a ideia de que as singularidades organizacionais e as particularidades dos indivíduos que constituem a força laboral deste setor resultam numa maior preponderância da motivação intrínseca e por recompensas do tipo intrínseco. Porém esta assunção nunca foi escrutinada na realidade do setor público português, o que leva a que o propósito deste trabalho seja o de suprir esta lacuna, ou seja, obter uma resposta à seguinte questão: ‘em termos gerais, qual o tipo de motivação predominante entre os funcionários públicos portugueses: motivação intrínseca ou motivação extrínseca?’. Para tal optamos por um estudo de caso, assente na escala ‘The work preference inventory’ desenvolvida por Amabile, Hill, Hennessey e Tighe (1994). Os resultados obtidos apontam no sentido de os funcionários públicos portugueses apresentarem, em termos gerais, elevados níveis de motivação intrínseca, muito embora a sua motivação extrínseca também atinja níveis razoáveis.
- Métodos em microbiologia ambientalPublication . Nicolau, Paula Bacelar
- A adopção das IPSAS em Portugal conduzirá necessariamente ao relato de informação financeira comparável no âmbito do Sector Público Administrativo?Publication . Santos, Paula Gomes dos; Pinho, CarlosAs demonstrações financeiras públicas podem ser menos comparáveis do que os seus utilizadores, habitualmente, presumem. Face à expectativa de implementação das IPSAS em Portugal, este estudo pretende contribuir para determinar se a sua adopção conduzirá, necessariamente, ao relato de informação comparável. As principais conclusões prendem-se com a necessidade de harmonizar a informação orçamental no que respeita quer aos modelos das demonstrações financeiras e aos conceitos envolvidos, quer quanto aos métodos de mensuração das receitas e das despesas. Tenha-se presente que as IPSAS não contemplam as diversas questões estudadas sendo as mesmas definidas pela variada, dispersa e contraditória legislação em vigor.
- Microrganismos e crescimento microbianoPublication . Nicolau, Paula Bacelar
- Os desafios da implementação do e/bLearning no ensino superior : estudo de caso do Instituto Politécnico de PortalegrePublication . Silva, Ana Isabel Mateus da; Santos, Carolina; Romacho, João; Loures, Luís; Pinheiro, LuísA introdução de eLearning no Ensino Superior é um processo com sucesso a nível mundial; é uma pedra angular para a construção de sociedades em desenvolvimento. Portugal a nível do Ensino Superior apresenta já iniciativas no ensino do eLearning, mas as mesmas são extremamente diversas e durante alguns anos um pequeno número de Universidades e Institutos promoviam efetivamente alternativas reais de aprendizagem baseadas em tecnologias de informação e comunicação. Pelo contrário, estas iniciativas centravam-se no uso das plataformas de eLearning (Moodle) no apoio documental às Unidades Curriculares. O caráter exploratório da iniciativa de eLearning do Instituto Superior Politécnico de Portalegre, um Instituto do Ensino Superior Politécnico público, tem características próprias que promovem o seu interesse científico e académico. Por um lado, porque a iniciativa decorre da visão estratégica do Instituto e da necessária adequação da sua prática académica ao paradigma de Bolonha. Por outro lado, porque a sua situação geográfica o solicita, bem como a situação económica dos nossos estudantes. Este artigo descreve o percurso do eLearning no Instituto Politécnico de Portalegre, a avaliação ao longo do ano letivo 2012/2013 e 1.ºsemestre de 2013/2014 em que se procedeu a algumas Unidades Curriculares de 2.ºciclo e Pós-Graduação oferecidas no IPP em Blended Learning e à definição dos modelos pedagógicos adaptados ao módulo de ambientação online para os estudantes.
- Determining oxidative and non-oxidative genotoxic effects driven by estuarine sediment contaminants on a human hepatoma cell linePublication . Costa, Pedro M.; Louro, Henriqueta; Costa, Maria Helena; Lavinha, João; Caeiro, Sandra; Silva, Maria JoãoEstuarine sediments may be reservoirs of hydrophilic and hydrophobic pollutants, many of which are acknowl- edged genotoxicants, pro-mutagens and even potential carcinogens for humans. Still, studies aiming at narrowing the gap between ecological and human health risk of sediment-bound contaminant mixtures are scarce. Taking an impacted estuary as a case study (the Sado, SW Portugal), HepG2 (human hepatoma) cells were exposed in vitro for 48 h to extracts of sediments collected from two areas (urban/industrial and Triverine/agricultural), both contaminated by distinct mixtures of organic and inorganic toxicants, among which are found priority mutagens such as benzo[a]pyrene. Comparatively to a control test, extracts of sediments from both impacted areas produced deleterious effects in a dose–response manner. However, sediment extracts from the industrial area caused lower replication index plus higher cytotoxicity and genotoxicity (concerning total DNA strand breakage and clastogenesis), with emphasis on micronucleus induction. On the other hand, extracts from the rural area induced the highest oxidative damage to DNA, as revealed by the FPG (formamidopyrimidine-DNA glycosylase) enzyme in the Comet assay. Although the estuary, on its whole, has been classified as moderately contaminated, the results suggest that the sediments from the industrial area are significantly genotoxic and, furthermore, elicit permanent chromosome damage, thus potentially being more mutagenic than those from the rural area. The results are consistent with contamination by pro-mutagens like polycyclic aromatic hydrocarbons (PAHs), potentiated by metals. The sediments from the agriculture-influenced area likely owe their genotoxic effects to metals and other toxicants, probably pesticides and fertilizers, and able to induce reactive oxygen species without the formation of DNA strand breakage. The findings suggest that the mixtures of contaminants present in the assayed sediments are genotoxic to HepG2 cells, ultimately providing a useful approach to hazard identification and an effective line-of-evidence in the environmental monitoring of anthropogenically-impacted coastal ecosystems.
- Emissão Nº 71Publication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria JoãoEnsino a distância. Vox Pop: Conhece o ensino a distância? Entrevistas de rua sobre a Universidade Aberta e o ensino a distância. Projeto Ensina. RTP (Portal Ensina da RTP): Entrevista com a professora Carla Oliveira, Vice-reitora da Universidade Aberta. Academia Virtual: Plataforma Moodle, com o professor Vítor Rocio, Pró-reitor da Universidade Aberta. Entrevista ao professor António Rendas, Reitor da Universidade Nova de Lisboa e Presidente do CRUP - Conselho de Reitores das Universidade Portuguesas. Reportagem da inauguração do Centro Local de Aprendizagem (CLA) da Universidade Aberta (UAb), em Porto de Mós: Depoimentos do professor Domingos Caeiro, Vice-reitor da UAb, do professor Paulo Dias, Reitor da UAb, de João Salgueiro, Presidente da Câmara de Porto de Mós, de Séfora Silva, Coordenadora do CLA de Porto de Mós e de Manuel Vicente, estudante da UAb. Fugas: Palácio Ceia, sede da Universidade Aberta, pela professora Alexandra Gago da Câmara, docente da UAb. Eventos na Universidade Aberta: Obra "Sustainability Assessment Tools in Higher Education Institutions", da Editora Springer, da autoria de Sandra Caeiro e Ulisses M. Azeiteiro, docentes do Departamento de Ciências e Tecnologia (DCeT) da UAb e Walter Leal Filho, Charbel Jabbour; Jornadas de Planeamento das ... e pelas Cidades, na UAb: conferência de Fábio José Martins de Lima, Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil. Apresentação do ebook “Universidade Aberta: Doutoramentos Resumos de Teses Defendidas (1993-2013)”, no âmbito das comemorações do 25 Anos da UAb. Cerimónia de assinatura do Protocolo de cooperação entre o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e a Agência para o Investimento Exterior de Portugal (AICEP).