Repository logo
 

Mestrado em Informação e Sistemas Empresariais | Master's Degree in Information and Enterprise Systems - TMISE

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 64
  • Framework proposal for the adoption of LMS in an enterprise context
    Publication . Bernardino, Carlos Filipe Pereira; Santos, Arnaldo
    O LMS empresarial é adequado para gerir e fornecer a constituição de toda a empresa aos empregados para desenvolverem conhecimentos e competências profissionais, manterem certificações e cumprirem as leis governamentais e estatais. Este sistema também educa os não empregados, tais como associados, clientes e diretores de vendas, sobre os serviços e produtos de uma empresa. A utilização de LMS em contexto empresarial é considerado como um elemento diferenciador em sistemas de informação e de conhecimento. Este tipo de sistemas permitem o progresso, a concessão e o acompanhamento de programas de nível de aprendizagem online de acordo com toda uma organização. Por vezes, as empresas enfrentam dificuldades em selecionar o LMS, considerando o seu contexto, a necessidade dos recursos humanos, os seus requisitos, a criação de valor e a integração de sistemas existentes. Neste contexto, considera-se importante estudar estes sistemas, analisar o seu contexto e propor uma Framework para a adoção de um LMS numa empresa, de modo que os gestores, especialistas em recursos humanos, e especialistas em formação possam ter mais certeza na sua tomada de decisão. Esta dissertação apresenta a estratégia e os resultados desta investigação, iniciando com uma revisão sistemática de literatura segundo o protocolo de Barbara Kitchenham e a aplicação de um Survey com a análise e extração de dados de 38 respostas. Pela análise dos resultados obtidos, a dissertação apresenta resultados sobre: Que modelos de referência e frameworks existem para a implementação de um LMS num contexto empresarial? Como implementar o LMS num contexto empresarial? Quais são os principais benefícios e desafios de um LMS numa empresa? Nas conclusões são apresentadas as principais limitações desta investigação e algumas recomendações para trabalhos futuros.
  • Decision support guidelines for integration of application: support in the banking area
    Publication . Holtz, Tainá Pereira; Santos, Arnaldo; Silva, Miguel Mira da
    No sector bancário, um ambiente altamente competitivo e regulado, a colaboração efetiva entre as equipas de desenvolvimento e de suporte aplicacional surge como um fator crítico para manter a qualidade do serviço, a satisfação do cliente e a eficiência operacional. Neste contexto, o presente estudo visa aprofundar esta interação, explorando em detalhe os principais desafios enfrentados por estas equipas e propondo um conjunto abrangente de orientações baseadas em evidências para melhorar a colaboração e o desempenho esperado dos envolvidos no processo. Esta investigação iniciou-se com uma revisão sistemática da literatura, seguindo o protocolo de Barbara Kitchenham, para identificar a informação, existente relacionada com o problema deste estudo, destacando os principais obstáculos, lacunas e recomendações para o tratamento do apoio a aplicações no sector bancário. Seguiu-se a aplicação da metodologia de investigação suportada por um Survey que foi conduzida através de entrevistas semiestruturadas a 9 (nove) profissionais experientes do sector bancário que operam em diferentes locais do setor bancário distribuídos pelo mundo. Os entrevistados foram selecionados com base na sua experiência e no cargo relevante que ocupam em cada uma das suas instituições bancárias, oferecendo uma perspetiva rica e diversificada sobre os processos, a eficiência, a qualidade e o impacto da colaboração em equipa. Neste contexto, este estudo pretende contribuir para a literatura existente sobre a gestão das TI no sector bancário e fornece perspetivas e orientações práticas que as organizações bancárias podem adotar para melhorar a eficiência operacional, a qualidade dos serviços e a satisfação dos clientes. A extração e análise de dados aos 9 entrevistados, suportada pela aplicação nVivo, revelou que a aplicabilidade destes resultados pode considerar-se significativa para gestores de TI, programadores de software e profissionais de apoio a aplicações que pretendam otimizar o fluxo de trabalho e a colaboração, enquanto enfrentam os desafios do ambiente bancário desenvolvido, tal como se apresenta atualmente.
  • Design da interface utilizador de uma aplicação para a gestão de reservas na restauração portuguesa
    Publication . Borges, Isabella Oliveira; Ferreira Júnior, Alfredo Manuel dos Santos
    A restauração foi certamente uma das áreas mais afetadas durante o período pandémico e muitos restaurantes tiveram que encerrar suas atividades. Verifica-se que mesmo após o fim das restrições há dificuldade em se fazer a gestão das reservas, devido aos cancelamentos ou não comparecimento por parte dos clientes. Para gerir as reservas e eliminar problemas como o elevado tempo de espera, propõe-se o desenho da interface utilizador de uma aplicação de reservas de restaurantes em Portugal. Utilizando as heurísticas de Jakob Nielsen e o SUS (System Usability Scale) como base, este estudo avalia a usabilidade e a experiência do utilizador dos sistemas de reserva disponíveis no mercado. Além disto, faz uma análise detalhada da concorrência e examina as actuais plataformas de reserva no panorama da restauração tradicional, examinando os seus pontos fortes e fracos. Ao centrar-se em pequenos estabelecimentos de matriz familiar, a investigação tem como objetivo descobrir particularidades que combinem com a dinâmica e as expectativas específicas prevalecentes deste tipo de estabelecimento tradicional português. Além do benchmark competitivo foi realizada também uma avaliação heurística, levando ao desenvolvimento de uma interface de utilizador adaptada aos requisitos destes determinados restaurantes, assegurando uma experiência de reserva adequada tanto para os clientes como para os proprietários. Os dados obtidos a partir dos testes realizados evidenciam uma recepção positiva por parte dos utilizadores, destacando a boa usabilidade percebida e indicadores favoráveis, com médias consideradas boas no Sistema de Usabilidade (SUS) no contexto dos restaurantes tradicionais de propriedade familiar em Portugal.
  • Improving business processes with RPA technologies
    Publication . Fernandes, Rodolfo Gomes Severino Alves; Silva, Miguel Mira da; São Mamede, Henrique
    A Robotic Process Automation (RPA) é uma tecnologia inovadora que utiliza robots em formato de software para automatizar tarefas repetitivas e melhorar processos empresariais. Esta investigação aprofunda-se nas suas vantagens e desafios, realçando o seu papel no aumento da produtividade, melhoria da precisão, redução de custos e no progresso da experiência do cliente. Apesar destes benefícios, a implementação do RPA enfrenta desafios, incluindo a necessidade de manutenção contínua e o potencial deslocamento de empregos humanos. A investigação integra uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com a metodologia Investigação-Ação. A RSL apresenta os benefícios e os desafios do RPA, as suas abordagens de implementação e o seu impacto presente na literatura atual. A Investigação-Ação seleciona quais são os processos adequados para automatização e destaca a seleção e análise de processos enquanto etapas cruciais nas atividades de melhoria de processos. Adicionalmente, a investigação detalha as complexidades envolvidas na seleção, redesenho e otimização de processos para ajustar a distribuição de recursos humanos em tarefas que requerem um nível elevado cognitivo. Ao adotar RPA, é possível melhorar a eficiência e reduzir taxas de erro, possibilitando que outros recursos sejam alocados a atividades estratégicas e de valor acrescentado. Esta investigação, também apresenta um método para a seleção e redesenho de processos, essencial para uma implementação de RPAs. Por último, proporciona a aplicação de RPAs em ambiente real, podendo servir enquanto modelo para organizações que pretendem implementar esta tecnologia, melhorando o seu desempenho e mantendo competitividade no atual panorama de constante mudança.
  • Tesouraria previsional numa indústria de laticínios: uma abordagem com o Power BI
    Publication . Mota, Luís Filipe Pereira; Cavique, Luís
    Nos últimos anos, o avanço tecnológico trouxe consigo um aumento exponencial no volume de dados disponíveis. Com esta mudança de paradigma, tornou-se fundamental para as empresas a recolha e análise de dados para uma tomada de decisão mais eficiente e eficaz. A análise de dados permite que as organizações tenham uma visão completa e atualizada do seu desempenho, identificando tendências, oportunidades e desafios, e alinhando as suas ações para maximizar os resultados e garantir uma vantagem competitiva. Os Key Performance Indicators e o Business Intelligence assumem um papel central, atuando como elementos fundamentais na avaliação do desempenho organizacional. Este estudo dedica-se ao desenvolvimento de um sistema de Business Intelligence através do Microsoft Power BI. Ao longo deste projeto foram exploradas as funcionalidades avançadas de visualização de dados desta ferramenta, incluindo o drill through, para análises mais detalhadas. O sistema irá integrar dados de várias fontes, permitindo uma análise completa da tesouraria previsional.
  • Monitoring applications with process mining
    Publication . Miranda, João Bernardo Salvador de; Silva, Miguel Mira da; Marques, Rita
    Esta pesquisa apresenta um novo método para alavancar técnicas de Process Mining com o objetivo de monitorizar e suportar aplicações de Sistemas de Informação. Combinando as metodologias de Revisão Sistemática da Literatura e de Pesquisa em Design Science para abordar os objetivos da investigação. A revisão da literatura foi conduzida para explorar a investigação existente de Process Mining para monitorizar e suportar aplicações. A revisão de literatura seguiu rigorosos critérios de inclusão e exclusão, selecionando um conjunto de estudos que serviram como base de conhecimento, respondendo às questões de investigação colocadas. Foi descrito o potencial dos atuais métodos, as suas aplicações, limitações e dimensões inexploradas. Com base nesta revisão, a metodologia Design Science Research foi utilizada para desenvolver um novo método que descreve uma abordagem estruturada e sistemática para a aplicação de técnicas de Process Mining, especificamente adaptadas para monitorizar e suportar aplicações complexas de Sistemas de Informação. Enfatizando a utilidade prática, o método descreve etapas detalhadas, componentes e diretrizes para uma implementação eficaz. Posteriormente, foi avaliado e validado através de um cenário real de caso de uso, afirmando sua eficácia e potencial impacto em aplicações reais. O processo de avaliação concentrou-se na capacidade de o método identificar ineficiências de processos e fornecer suporte para a tomada de decisões em aplicações de Sistemas de Informação. As conclusões derivadas deste estudo contribuem para a aplicabilidade de Process Mining, introduzindo um método que visa melhorar as capacidades de monitorização e suporte de aplicações de Sistemas de Informação. Esta investigação reforça a relevância prática e o potencial transformador da integração do Process Mining no domínio da gestão de Sistemas de Informação e estabelece as bases para futuras investigações neste campo.
  • Implementation of a Learning Management System (LMS) in an organizational context
    Publication . Vicente, João Pedro Capelo Serra; Santos, Arnaldo
    Os Sistemas de Gestão de Aprendizagem (LMS) estão se a tornar cada vez mais populares para empresas que procuram alternativas que facilitem a educação e o desenvolvimento de competências de recursos humanos. Como uma aplicação de software que fornece uma plataforma para gerir, fornecer e analisar processos de aprendizagem online, o LMS fornece às empresas uma solução económica para a disponibilização de programas de treino mais flexíveis e personalizados. Para explorar os aspetos essenciais do LMS, avaliar o grau de resposta às necessidades de aprendizagem das empresas e estudar os requisitos técnicos envolvidos, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) e uma investigação com a aplicação da metodologia de Design Science Research (DSR). Pretende-se, com esta dissertação, investigar as características inerentes à implementação de um LMS personalizado em contexto organizacional, de forma a servir como um possível modelo de instalação e consequentes linhas de orientação para uma solução concreta. Após identificar e justificar o problema de investigação, definiram-se os requisitos do artefacto, efetuou-se o design e desenvolvimento de uma plataforma LMS personalizada e de conteúdos de formação para colaboradores de uma empresa real. Os resultados foram demonstrados e avaliados através da aplicação de um inquérito por questionário para 86 pessoas em contexto real de implementação, com a extração e análise de dados respetiva. O processo de implementação concluiu numa plataforma eficaz e útil para processos de aprendizagem, com uma correlação direta entre o conteúdo e aplicação em contexto laboral, destacando-se pela sua usabilidade e impacto positivo na promoção do desenvolvimento de conhecimento e conformidade organizacional.
  • SAFe in agile transformation
    Publication . Brandão, Francisco Luís Vigário; Silva, Miguel Mira da
    Scaled Agile Framework (SAFe), Large Scale Scrum (LeSS), and the Spotify model are applied to organizations undergoing agile transformations to expedite product development and reduce time-tomarket. Embracing agile methodologies is essential for organizations, with the success of adoption varying due to diverse factors influencing organizational dynamics, such as compliance, legacy system integration, corporate culture, change resistance, and organizational size. This thesis conducts a comprehensive analysis of the application of SAFe within the context of agile transformations. While other frameworks are acknowledged, the primary focus remains on SAFe. Employing a Multivocal Literature Review (MLR), this study rigorously examines existing research to scrutinize SAFe’s implementation within large, intricate organizational structures. The insights drawn from this research contribute to shaping future investigations and refine strategies targeted at fostering agile transformations within organizational frameworks. These findings guide future studies and inform the design of appropriate techniques for successful agile transformations within organizations.
  • Digital transformation of warehouse management
    Publication . Pereira, Miguel Duarte; Silva, Miguel Mira da
    Algumas organizações lidam diariamente com a insatisfação de clientes, perda de dinheiro e tempo devido a problemas de gestão de armazém, tais como erros de picking, atrasos na entrega de pacotes, dados de stock errados, falta de rastreabilidade dos pacotes e processos manuais ineficientes. Os Sistemas de Gestão de Armazéns (WMS) são utilizados para gerir o inventário. No entanto, estes sistemas têm algumas limitações. Algumas das limitações mais significativas são a falta de rastreabilidade dos movimentos de stock e a exigência de formação e mão-de-obra especializada para operar os software. Estes sistemas são de alto custo e um grande investimento, só se justifica caso a organização tenha um elevado volume de stock. Nesta investigação será realizada uma revisão bibliográfica sobre os principais WMS existentes, as suas funcionalidades e limitações, sendo então diagnosticados problemas com origem na gestão de armazéns. Consequentemente, será planeada uma solução para as limitações identificadas dos WMS e para os problemas diagnosticados. Posteriormente, a solução será implementada, e os resultados serão avaliados (antes e depois da implementação). A solução proposta é o desenvolvimento de um WMS que possa resolver as limitações existentes do WMS e os problemas diagnosticados da gestão do armazém, bem como quaisquer outros problemas que possam ser descobertos durante esta investigação. O WMS incluirá uma API que permite a sua integração com outros software, tal como aplicações corporativas existentes. Este estudo visa melhorar as operações do armazém, reduzir erros, aumentar a satisfação geral de clientes e resolver os desafios identificados, através do desenvolvimento de um WMS que irá transformar digitalmente a gestão do armazém.
  • Improving social engineering resilience in enterprises
    Publication . Ribeiro, Ricardo Alexandre Bentes; São Mamede, Henrique; Coelho, Nuno Mateus
    A Engenharia Social é um problema significativo para as empresas. Os cyber-criminosos continuam a desenvolver novos e sofisticados métodos para ludibriar indivíduos, levando-os a divulgar informações confidenciais ou a conceder acesso não autorizado a sistemas de infraestruturas. Estes ataques continuam a constituir uma ameaça significativa para os sistemas empresariais, apesar dos investimentos significativos em arquitetura técnica e medidas de segurança. A formação e sensibilização dos funcionários, entre outras intervenções comportamentais, são fundamentais para melhorar a resiliência à Engenharia Social. Os programas de formação e educação dos funcionários são cruciais para a redução da probabilidade destes ataques. O cumprimento das políticas e procedimentos de segurança é significativamente melhorado através de formação baseada na educação. Uma cultura de segurança envolvendo todas as partes é também essencial, uma vez que uma comunicação aberta e honesta por parte da direção pode aumentar a consciência dos funcionários sobre potenciais ameaças. Os preconceitos e características emocionais como o medo, confiança e curiosidade têm também impacto na suscetibilidade a este tipo de ataques, mas, no entanto, as características pessoais que tornam os indivíduos vulneráveis exigem uma investigação profunda. Esta dissertação tem como objetivo fornecer uma avaliação abrangente do estado do conhecimento neste campo e propor uma Framework, identificando as melhores práticas para melhorar a resiliência à Engenharia Social nas empresas, enquanto apoia o desenvolvimento de novos estudos de investigação para abordar esta questão. O seu objetivo é ajudar as empresas de qualquer dimensão a utilizar esta Framework para reduzir o risco de ataques bem-sucedidos de Engenharia Social e melhorar a sua cultura de sensibilização para a segurança.