Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

InteligĂȘncia artificial generativa no ensino superior

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TMISE_AnaFernandes.pdf1.15 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A InteligĂȘncia Artificial Generativa emergiu como uma força transformadora no ensino superior, impulsionando tanto a inovação como o debate sobre as suas implicaçÔes. Esta dissertação examina criticamente o papel da InteligĂȘncia Artificial Generativa no ambiente acadĂ©mico, avaliando o seu impacto nas metodologias de ensino, no envolvimento dos estudantes e nas polĂ­ticas institucionais. Foi realizada uma RevisĂŁo SistemĂĄtica da Literatura para analisar as aplicaçÔes da InteligĂȘncia Artificial Generativa, revelando um cenĂĄrio complexo onde benefĂ­cios como a personalização da aprendizagem e a automatização coexistem com dilemas Ă©ticos, incluindo riscos de plĂĄgio e preconceitos algorĂ­tmicos. O estudo enfatiza a necessidade de regulamentaçÔes claras e de programas de literacia digital para garantir uma adoção Ă©tica da InteligĂȘncia Artificial nas Universidades. Os resultados fornecem insights sobre a implementação sustentĂĄvel e responsĂĄvel da InteligĂȘncia Artificial Generativa no Ensino Superior.

Description

Tese de Mestrado em Informåtica e Sistemas Empresariais, em associação com o Instituto Superior Técnico, apresentada à Universidade Aberta

Keywords

IA na Educação IA Generativa Ética digital Regulamentação no ensino superior IA Responsável Revisão sistemática de literatura

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue