Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.15 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A InteligĂȘncia Artificial Generativa emergiu como uma força transformadora no ensino superior, impulsionando tanto a inovação como o debate sobre as suas implicaçÔes. Esta dissertação examina criticamente o papel da InteligĂȘncia Artificial Generativa no ambiente acadĂ©mico, avaliando o seu impacto nas metodologias de ensino, no envolvimento dos estudantes e nas polĂticas institucionais. Foi realizada uma RevisĂŁo SistemĂĄtica da Literatura para analisar as aplicaçÔes da InteligĂȘncia Artificial Generativa, revelando um cenĂĄrio complexo onde benefĂcios como a personalização da aprendizagem e a automatização coexistem com dilemas Ă©ticos, incluindo riscos de plĂĄgio e preconceitos algorĂtmicos. O estudo enfatiza a necessidade de regulamentaçÔes claras e de programas de literacia digital para garantir uma adoção Ă©tica da InteligĂȘncia Artificial nas Universidades. Os resultados fornecem insights sobre a implementação sustentĂĄvel e responsĂĄvel da InteligĂȘncia Artificial Generativa no Ensino Superior.
Description
Tese de Mestrado em Informåtica e Sistemas Empresariais, em associação com o Instituto Superior Técnico, apresentada à Universidade Aberta
Keywords
IA na Educação IA Generativa Ătica digital Regulamentação no ensino superior IA ResponsĂĄvel RevisĂŁo sistemĂĄtica de literatura
Pedagogical Context
Citation
Publisher
CC License
Without CC licence