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- Otimização e automação de processos em farmácias comunitárias: implementação simulada de geração de documentos de crédito no Sifarma / Ângelo Miguel Gabriel SaraivaPublication . Saraiva, Ângelo Miguel Gabriel; Silva, Miguel Mira daEste trabalho incide sobre a automatização de processos num simulador do Sifarma, um programa amplamente utilizado em farmácias comunitárias, com foco na geração de documentos de crédito para utentes de lares. A investigação identifica as principais ineficiências operacionais associadas ao processamento manual, evidenciando a necessidade de otimização deste processo para uma maior precisão e eficiência no atendimento. Utilizando a metodologia Design Science Research (DSR), o estudo implementa e testa uma solução automatizada em ambiente simulado, analisando as vantagens e limitações da automação para as farmácias comunitárias. O projeto revela que a automação tem potencial para elevar a qualidade do serviço prestado e reduzir erros humanos. O estudo termina com propostas para melhorias futuras, apontando para o valor de integrar sistemas mais avançados que permitam um atendimento personalizado e eficaz. Este trabalho serve como uma base inicial para futuras investigações sobre a digitalização e automação em farmácias comunitárias.
- Inteligência artificial generativa no ensino superiorPublication . Fernandes, Ana Margarida Lourenço; Silva, Miguel Mira daA Inteligência Artificial Generativa emergiu como uma força transformadora no ensino superior, impulsionando tanto a inovação como o debate sobre as suas implicações. Esta dissertação examina criticamente o papel da Inteligência Artificial Generativa no ambiente académico, avaliando o seu impacto nas metodologias de ensino, no envolvimento dos estudantes e nas políticas institucionais. Foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura para analisar as aplicações da Inteligência Artificial Generativa, revelando um cenário complexo onde benefícios como a personalização da aprendizagem e a automatização coexistem com dilemas éticos, incluindo riscos de plágio e preconceitos algorítmicos. O estudo enfatiza a necessidade de regulamentações claras e de programas de literacia digital para garantir uma adoção ética da Inteligência Artificial nas Universidades. Os resultados fornecem insights sobre a implementação sustentável e responsável da Inteligência Artificial Generativa no Ensino Superior.