Mestrado em Estudos Francófonos | Master's Degree in Francophone Studies - TMEF
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Recent Submissions
- O topos da "doença" nos universos poéticos de Georges Rodenbach (1855-1898) e António Nobre (1867-1900)Publication . Pouseiro, Ana Cristina Ferreira; Coelho, Paula MendesOs universos poéticos de Georges Rodenbach e de António Nobre apresentam pontos convergentes e divergentes, tanto ao nível da forma como ao nível dos temas. Este trabalho centra-se particularmente na análise do topos da doença, tendo em conta a especificidade de cada um destes autores, a forma como a doença é representada em cada um deles, tendo em conta o meio em que vivem e no qual se movem, sobretudo o contexto finissecular em que as suas obras apareceram. Tentou-se, em suma, analisar a forma como o topos da doença se manifesta nas suas obras poéticas, em consonância com uma escrita, uma estética e um imaginário bem distintos que acabam, no final deste percurso, por associar indubitavelmente os nomes do autor belga e do autor português aqui convocados.
- Escrever a cidade : Charles Baudelaire, Georges Rodenbach, e Fernando Pessoa/Bernardo SoaresPublication . Faia, Maria Teresa Gens de Azevedo de Matos; Coelho, Paula MendesNa literatura, várias cidades assumiram a condição de símbolos literários vinculados à escrita de autores significativos. Nas poéticas de Charles Baudelaire, Georges Rodenbach e Fernando Pessoa / Bernardo Soares, a cidade assume a condição de um universo simbólico, no qual as vivências mais profundas dos poetas encontram eco. Paris, Bruges e Lisboa são presenças permanentes nas obras destes três autores. Indo para além de meras descrições de cidades, geografias urbanas individuais vão com efeito emergir, verdadeiras formas de arte que acabam por tecer paisagens interiores bem singulares. As cidades que se lêem nas páginas de Le Spleen de Paris, Le Carillonneur e Livro do Desassossego confirmam-se como criações artísticas e tornam-se cidades literárias, reflexos de uma estética urbana particular. Pretendeu-se, assim, neste trabalho, através do estudo comparativo destas três obras e das poéticas por elas reveladas, detectar especificidades, semelhanças e diferenças no que à temática da cidade diz respeito.
- O Bovarismo ou a busca do absoluto no filme Vale Abraão de Manoel de OliveiraPublication . Lopes, Célia Maria Sousa; Gonçalves, Luís Carlos PimentaO objectivo deste estudo é fazer uma abordagem da temática do bovarismo, visto como a busca do absoluto, no filme Vale Abraão de Manoel de Oliveira. A primeira parte do trabalho faz o enquadarmento teórico dos conceitos “bovarismo” e “absoluto” e das questões associadas às adaptações cinematográficas, com destaque para as adaptações de Jean Renoir, Vincenti Minnelli, Claude Chabrol e para o caso de Manoel de Oliveira, aqui em estudo. A segunda parte, segundo e terceiro capítulos, centra-se na análise do filme e vai seguindo o percurso de Ema naquele contexto social, as relações que estabelece com os universos masculino e feminino, a ambiguidade de género que a caracteriza e em que medida o acesso ao absoluto lhe foi ou não negado.
- Expressão oral em francês língua estrangeira : concepção e análise de instrumentos de avaliaçãoPublication . Laia, Fernanda Maria Marques; Nobre, AnaApesar de parte integrante do nosso quotidiano, a oralidade é frequentemente o parente pobre no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras. Complexa e efémera, a sua avaliação em contexto escolar é difícil e nem sempre isenta de controvérsia. Ao longo deste nosso estudo, pretendemos delimitar o espaço que lhe é consagrado nas várias metodologias (com particular incidência na perspectiva orientada para a acção), no Quadro Europeu Comum de Referência, no Currículo Nacional e finalmente nos Programas de Francês do Ensino Secundário. Estabelecendo a necessária articulação com a aplicação prática, analisamos dois modelos de avaliação: a nível nacional, a Prova Experimental de Avaliação da Expressão Oral do 11º e 12º anos, e a nível internacional, os exames DELF. Finalmente, no espaço de sala de aula, reflectimos sobre a forma como integramos e avaliamos a expressão oral na nossa prática lectiva, como estabelecemos a relação entre a teoria e as nossas realidades, questionando o que é válido, fiável e exequível, sem contudo,perdermos de vista o desejo de desdramatizar a avaliação da expressão oral.
- Uma canção doce ou vulgarizações literárias do discurso gramatical na cultura francesa : o caso de Erik OrsennaPublication . Miranda, José; Gonçalves, Luís Carlos PimentaO presente trabalho pretende apresentar quatro das obras de Erik Orsenna consagradas à Gramática da Língua francesa: La Grammaire est une chanson douce (2001), Les Chevaliers du Subjonctif (2004), La Révolte des Accents (2007) e Et si on dansait? (2009). Nas obras referidas, o Autor leva-nos numa viagem pela Língua e Cultura francesa (e francófona), servindo-se dos elementos da Língua como personagens de uma narrativa em quatro partes, com fins didácticos e ao mesmo tempo literários, trazendo o discurso gramatical para o campo literário, de uma forma criativa e original. A anteceder a análise destas obras, apresenta-se um breve historial da Gramática como tema cultural, literário, linguístico, inserindo Orsenna numa linha de Autores que através de várias estratégias discursivas integraram o discurso gramatical nas suas obras, o que chamámos metagramáticas. Termina-se com a resenha dos aspectos comuns dos títulos referidos, quer a nível temático e linguístico / cultural, quer ainda ao nível das ilustrações, género literário no qual se incluem estas obras e a sua recepção e aplicação didáctica. Segue-se uma bibliografia e sitografia sobre o Autor e a temática das obras estudadas, assim como alguns dados sobre o Autor. L'objectif de ce travail est celui de présenter quatre des oeuvres d'Erik Orsenna consacrées à la Grammaire de la langue française: La Grammaire est une chanson douce (2001), Les Chevaliers du Subjonctif (2004), La Révolte des Accents (2007) et Et si on dansait? (2009). Dans ces oeuvres, l'Auteur nous amène dans un voyage à travers la langue et la culture française (et francophone), en utilisant les éléments de la Langue comme personnages d'un récit en quatre parties, dont l'objectif est non seulement didactique, mais aussi littéraire, apportant au champ littéraire une réflexion sur le discours grammatical, de façon créative et originale. Avant l'analyse de ces oeuvres, nous présenterons un bref historique de la Grammaire comme thème culturel, littéraire, linguistique, en intégrant Orsenna dans une lignée d'auteurs qui en utilisant plusieurs stratégies discursives ont intégré le discours grammatical dans leurs livres, ce qu'on a appelé métagrammaires. Pour conclure, on analysera les aspects communs à ces ouvrages, du point de vue thématique et linguistique / culturel, et aussi les illustrations, genre littéraire, réception et application didactique de ces oeuvres d'Orsenna. On présente aussi une bibilographie et sitographie sur l'auteur et les thèmes étudiés et quelques données sur Erik Orsenna.
- Promouvoir l'enseignemen precoce du français langue etrangere avec internet : realisation d'un mini-programme d'initiationPublication . Miranda, Rosa; Nobre, AnaEsta tese tenta definir as utilizações que se podem fazer da Internet no âmbito do ensino das línguas estrangeiras na escola primária. Propõe, em primeiro lugar, uma definição técnica da Internet e as suas principais utilizações, mostrando ao mesmo tempo o admirável meio de comunicação que representa para uma aplicação em sala de aula. Há vários anos que nos interessamos pela integração das novas tecnologias nas aulas de língua estrangeira: a tecnologia (desde a rádio ao vídeo) esteve sempre presente nas aulas de língua estrangeira mas a importância que os jovens atribuem à Internet levou-nos a procurar saber que contributo poderia trazer tal instrumento no ensino precoce das línguas em especial o Francês Língua Estrangeira. Procurámos também saber qual seria a idade ideal para aprender uma língua estrangeira mas o debate sobre esse assunto está longe de concluído. Em Portugal, o ensino de uma língua estrangeira na escola primária tornou-se uma prioridade apenas há alguns anos, a concretização da União Europeia foi um factor determinante nesta tomada de consciência. Contudo, os poderes políticos deram preferência à língua inglesa como língua obrigatória na escola primária, e não apresenta nenhum programa relativo a outras línguas apesar das directrizes da União Europeia preconizarem a aprendizagem de duas ou mais línguas desde cedo. Este facto conduziu-nos às políticas europeias que recomendam o plurilinguismo como solução ideal para aceder à plena cidadania europeia. Internet pode aliar-se a essa aprendizagem e facilitar este conhecimento das diversas línguas apresentando aulas. Pesquisámos e fizemos uma análise de sites dedicados ao ensino precoce do Francês Língua Estrangeira. Assim, propomos um mini programa de iniciação ao Francês com recurso à Internet. Para finalizar, descrevemos uma experiência com alunos de 9-10 anos numa escola primária de Leiria (Portugal) que nos permitiu desenvolver uma reflexão sobre a integração da Internet no ensino precoce da língua estrangeira.
- Une approche du CECRL dans l'enseignement du FLE au Portugal : analyse de la perspective (inter)culturelle au niveau initiationPublication . Nunes, Carla Cristina da Costa; Nobre, AnaNa era da globalização em que o poder de comunicação é um facto incontestável, o desenvolvimento da competência comunicativa no aluno é comumente reconhecido como um objectivo fundamental. O ensino/aprendizagem das línguas estrangeiras, e no caso que nos prende do Francês língua estrangeira (FLE), não visa somente o domínio de um código linguístico, requer indiscutivelmente um trabalho a nível das outras competências, nomeadamente, da competência (inter)cultural. Ensinar ou aprender o FLE é: abraçar uma cultura diferente da sua; interagir; descobrir o Outro; aprender a conhecê-lo e aceitá-lo como é; ter consciência da relatividade dos seus pontos de vista; compreender que este processo permite descobrir-se e ampliar seus horizontes a fim de viver plena e harmoniosamente com a alteridade e a diversidade. A aula de FLE, espaço partilhado por pessoas, simultaneamente similares e diferentes, é um momento privilegiado de encontro de culturas onde devem ser criadas condições para a realização deste desiderato. Estas questões vão estar no centro do nosso trabalho. Assim, depois de explorar a evolução dos conceitos relacionados com a cultura e a problemática intercultural, examinaremos a perspectiva (inter)cultural presente no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, nos textos oficiais portugueses para o Ensino em dois manuais de FLE desse nível. Concluiremos com uma análise das percepções de professores sobre a influência do QECRL, em Portugal, e a importância da dimensão (inter)cultural no domínio do ensino do FLE.
- Représentations de la femme dans Bruges-la-morte de Georges Rodenbach, La chevelure de Guy de Maupassant et Ligeia de Edgar A. PoePublication . Wildschütz, Maria Clara de Sá Couto; Coelho, Paula MendesO presente trabalho de investigação baseia-se fortemente numa abordagem comparativista, centrada na leitura interpretativa/analítica/comparativa (temática, formal, estilística) da obra Bruges-la-Morte, de Georges Rodenbach, em articulação com os contos Ligeia de Edgar Allan Poe e La chevelure de Guy de Maupassant, no sentido de descodificar os vectores que compõem as representações da mulher, no âmbito mais específico do imaginário finissecular. Centra-se na leitura comparativa e rigorosa do corpus formado pelas obras supracitadas, no seu cruzamento e confronto, no sentido de descodificar a coincidência fortuita ou não dos traços da “mulher”, tendo em conta as marcas da decadência e da poética simbolista que enformam essa literatura de finais do século XIX. Mas acima de tudo as marcas duma literatura fantástica, ainda pouco representada, no que concerne o autor Rodenbach. Define-se também a representação da mulher no imaginário finissecular a partir das obras destes autores de nacionalidades diferentes. Evidenciam-se as características mais importantes. Apesar das semelhanças entre os três textos referidos, analisa-se de que modo algumas dessas características, já presentes nos textos de Poe e de Maupassant, se vão equacionar com a obra maior de Rodenbach, que as retoma e reescreve de forma curiosa, original e imaginativa, integrando novos elementos do imaginário preponderantemente decadente do “fin de siècle” e do mundo fantástico. Em simultâneo, estudam-se os elementos-chave da estética simbolista com o intuito de compreender melhor a transcendência de um discurso assente nos símbolos e nas alegorias, na construção metafórica e nas imagens inéditas, capazes de sugerir em vez de significar. Complementarmente, recorre-se à contextualização da época, sobretudo da obra de Rodenbach. Recorre-se também a métodos de análise e a perspectivas da história da literatura, assim como a estudos e a trabalhos de crítica literária. Visa-se, por um lado, investigar e dar a conhecer um autor fundamental, que é Georges Rodenbach, no que concerne o 10 movimento simbolista, a realidade fantástica e a literatura de finais do século XIX. Por outro lado, e mais concretamente, pretende-se com esta investigação estudar e analisar as representações da mulher a partir da obra mais emblemática do autor belga – Bruges-la-Morte. Para tal, considera-se necessário partir do confronto com outros autores de expressões francesa e inglesa, com os quais é pertinente relacioná-lo, tendo em vista a temática escolhida. Trata-se de autores tão diferentes como Maupassant (autor francês) e Poe (autor de língua inglesa). A integração de um autor anglófono, como Poe, num corpus francófono, deve-se ao facto de se tratar de um grande mestre do “fantástico” e um dos maiores autores do imaginário, o qual teve um peso enorme neste período, tendo influenciado Rodenbach, entre muitos outros, nomeadamente Baudelaire e Mallarmé. Ao analisar o autor belga (praticamente incógnito no nosso país, nos países francófonos e até no seu), cuja importância reside, em grande parte, nas fórmulas fecundas por ele encontradas em domínios onde as pesquisas dos colegas franceses ficaram estéreis. Pretende-se, também, apreender a especificidade da poética que subjaz à sua obra, contribuindo igualmente deste modo para o conhecimento e divulgação do simbolismo belga de expressão francesa, tão pouco conhecido e estudado entre nós, entre os franceses e essencialmente, entre os belgas
- A problemática da cidade no universo poético-narrativo de Georges Rodenbach (1955-1898)Publication . Ribeiro, Isabel Teixeira; Coelho, Paula MendesEste projecto insere-se no âmbito do primeiro Mestrado em Estudos Francófonos leccionado em Portugal pela Universidade Aberta e propõe-se investigar um poeta primordial para as letras francesas da Bélgica e para as letras de expressão francesa, em geral, no que respeita ao movimento simbolista. Este autor foi dado a conhecer no Seminário de Literatura Francófona II, orientado pela Professora Doutora Paula Mendes Coelho, tendo suscitado um grande interesse e curiosidade. Considerado como o mais parisiense dos belgas da sua época e um dos membros mais originais e autónomos do simbolismo belga, Georges Rodenbach ainda é muito pouco conhecido no nosso país, apesar de ser um autor com uma obra muito multifacetada, em virtude de ter trabalhado diferentes géneros, tanto literários, como jornalísticos: poesia (Ex. La Jeunesse Blanche, 1886), romance (Ex. Bruges-la-Morte, 1892), teatro (Ex. Le voile, 1894), conto (Ex. Musée de Béguines, 1894), crónicas e crítica literária, como por exemplo, no jornal Le Figaro, e de ter apresentado uma moderna e inovadora poética de correspondências a partir das quais reproduz as impressões mais sensíveis da (sua) vida interior, partindo do universo (citadino) exterior para uma procura incessante da identidade pessoal / colectiva. Rodenbach centra-se num espaço psicológico circunscrito à memória de um tempo passado na pátria-mãe: a Flandres. Deambulando imaginariamente, capta na paisagem, nas fachadas, nas ruas, nos canais, a nostalgia típica das cidades do norte e, com os seus sentidos despertos, apodera-se da «alma das coisas». Conhecido o fascínio deste poeta pela cidade, enquanto sinónimo de vida e de morte, é precisamente a problemática da cidade no universo poético-narrativo deste autor flamengo do século XIX de língua e cultura francesas que esta dissertação pretende questionar. Esta temática está sempre presente na sua obra; seja, através dos elementos materiais: torres, muros, cais, sinos, «pignons», cortinas de renda; seja, através das reminiscências distantes dos domingos tristes de Inverno ou do tocar melancólico dos sinos, quebrando o silêncio soturno das praças e das ruas desabitadas e penumbráticas. O trabalho em questão tenciona demonstrar que a arquitectura e o espírito das cidades flamengas condicionam / inquietam o discurso de Georges Rodenbach, ao ponto dos elementos humanos se (con)fundirem com o espaço envolvente e vice-versa.
- O estereótipo do jovem da Banlieue de Paris : análise das suas representações cinematográficas na aula de FLEPublication . Branco, João Miguel Marques; Nobre, AnaA abordagem dos fenómenos socioculturais na aula de Francês Língua Estrangeira (FLE) resvala, muitas vezes, para o campo da estereotipia. Confrontados com imagens parciais e/ou profusamente mediatizadas, os aprendentes possuem representações e visões estereotipadas das sociedades e culturas estrangeiras, conduzindo-os a uma cristalização das imagens e dificultando um eventual encontro com o outro e a sua cultura. Por conseguinte, decidimos, neste trabalho, problematizar a questão da aprendizagem da cultura, em geral, e perceber os esquemas de construção de representações estereotipadas, em particular. Para tal, partimos de um tópico sociocultural que ilustra as novas realidades multiculturais francesas – a problemática das banlieues. Apresentamos, então, as etapas de um percurso de documentação e preparação do professor que analisa, em pormenor, o estereótipo dos jovens da banlieue de Paris: espaço geográfico e social da periferia parisiense, formas de socialização, características identitárias, comportamentos, centros de interesse, modos de expressão e linguagem dos jovens. Adoptando uma perspectiva intercultural da aprendizagem da língua e cultura francesas, propomos, de seguida, um trabalho de didactização que visa analisar os sistemas de percepção da alteridade, os processos de construção das representações e, também, desenvolver mecanismos de relativização das representações e de tomada de consciência da complexidade das relações interculturais. Neste sentido, estudamos as representações cinematográficas dos jovens das banlieues e, num momento seguinte, fazemos sugestões de actividades didácticas sobre e a propósito de dois filmes – La Haine (1995) de Mathieu Kassovitz e L’Esquive (2004) de Abdellatif Kechiche. Deste modo, propomo-nos traçar um projecto de aprendizagem intercultural: conhecendo-se melhor enquanto observador e actor social, o aprendente poderá adaptar-se às necessidades de comunicação e desenvolverá as competências indispensáveis para interagir ou para estabelecer contactos saudáveis com os outros.