Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.27 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta tese tenta definir as utilizações que se podem fazer da Internet no âmbito
do ensino das línguas estrangeiras na escola primária. Propõe, em primeiro lugar,
uma definição técnica da Internet e as suas principais utilizações, mostrando ao
mesmo tempo o admirável meio de comunicação que representa para uma aplicação
em sala de aula.
Há vários anos que nos interessamos pela integração das novas tecnologias
nas aulas de língua estrangeira: a tecnologia (desde a rádio ao vídeo) esteve sempre
presente nas aulas de língua estrangeira mas a importância que os jovens atribuem à
Internet levou-nos a procurar saber que contributo poderia trazer tal instrumento no
ensino precoce das línguas em especial o Francês Língua Estrangeira.
Procurámos também saber qual seria a idade ideal para aprender uma língua
estrangeira mas o debate sobre esse assunto está longe de concluído.
Em Portugal, o ensino de uma língua estrangeira na escola primária tornou-se
uma prioridade apenas há alguns anos, a concretização da União Europeia foi um
factor determinante nesta tomada de consciência. Contudo, os poderes políticos
deram preferência à língua inglesa como língua obrigatória na escola primária, e não
apresenta nenhum programa relativo a outras línguas apesar das directrizes da União
Europeia preconizarem a aprendizagem de duas ou mais línguas desde cedo. Este
facto conduziu-nos às políticas europeias que recomendam o plurilinguismo como
solução ideal para aceder à plena cidadania europeia.
Internet pode aliar-se a essa aprendizagem e facilitar este conhecimento das
diversas línguas apresentando aulas. Pesquisámos e fizemos uma análise de sites
dedicados ao ensino precoce do Francês Língua Estrangeira.
Assim, propomos um mini programa de iniciação ao Francês com recurso à
Internet. Para finalizar, descrevemos uma experiência com alunos de 9-10 anos numa
escola primária de Leiria (Portugal) que nos permitiu desenvolver uma reflexão sobre
a integração da Internet no ensino precoce da língua estrangeira.
Description
Dissertação de Mestrado em Estudos Francofonos apresentada à Universidade Aberta
Keywords
Ensino de línguas Língua francesa Línguas estrangeiras Aprendizagem de línguas Ensino assistido por computador Internet Novas tecnologias
Citation
Miranda, Rosa - Promouvoir l'enseignement precoce du français langue etrangere avec internet [Em linha] : realisation d'un mini-programme d'initiation. Lisboa : [s.n.], 2009. 190 p.