Repository logo
 

Sociologia | Relatórios/Documentos de trabalho / Reports/Working papers

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 14
  • Cartografia social do território da Malcata: relatório territorializado
    Publication . Alves, Fátima; Borges, Júlia; Castro, Paula; Gallo, Edmundo; Paula, Anabela; Vidal, Diogo Guedes
    O relatório "Cartografia Social do Território da Malcata" apresenta os resultados de um projeto colaborativo entre a Universidade de Coimbra e o Observatório Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que resultaram de um trabalho participativo assente numa metodologia de cartografia social implementada na região da Serra da Malcata. O objetivo principal foi mapear as percepções sobre as características biofísicas e sócio-culturais e económicas dos territórios em foco, identificar os desafios e as potencialidades desses territórios a partir da perspectiva das comunidades locais, de modo a apoiar a transição ecológica e o desenvolvimento sustentável. As dinâmicas envolveram localidades como Vilar Maior, Sabugal e Malcata, identificando questões como despovoamento, insegurança hídrica e oportunidades no turismo de base comunitária. O estudo conclui com a proposta de estratégias de governança participativa e valorização dos patrimónios locais como ferramentas essenciais para revitalização e sustentabilidade territorial.
  • Interdependencies of societies and nature in democratic innovations for the ecological transition
    Publication . Vidal, Diogo Guedes; Alves, Fátima
    Nature has been understood as a condition of opposition to the organization of social life, according to Latour (2004), reporting symbolically and practically to non-human elements in nature/culture collectives that vary according to the relative positions of each one. Bearing this in mind, the European Green Deal (EGD) transition pathway is a major challenge for Europe, whose ambition requires joint efforts to articulate diverse contexts and visions of humans/nature collectives and relations. The challenge is to understand and consider the social construction of nature and the environment, as contextual, produced by a web of different dimensions interrelated and interdependent, comprising different meanings that condition the implementation of EGD’s measures.
  • Deliverable 2.3: research report on society and nature
    Publication . Alves, Fátima; Vidal, Diogo Guedes; Valentim, Cristina Sá; Guazzini, Andrea; Duradoni, Mirko; Costa, Paulo Manuel; Novelli, Luca; Puttini, Spartaco
    In this deliverable “Research Report on Society and Nature” (D2.3) we intend to contribute to three major aspects of the Phoenix project, namely, the understanding of society-nature relations and their construction, the sociocultural influence on the implementation of the European Green Deal, and the methodological approaches to foster green transition in each pilot territory. The deliverable firstly aims to contribute to (1) a broader understanding of how societies and individuals in each pilot territory make sense and produce meanings about their relation with nature and the environment from different socio-cultural backgrounds, as sociocultural constructions; (2) secondly, to understand to what extent different sociocultural constructions of Nature and Environment can condition the implementation of European Green Deal measures and contribute to the ecological transition; and thirdly, (3) based on the social construction of nature and the environment in each pilot territory, provide considerations for the identification of the best methodological approach for deliberative and participatory processes ). This report emphasizes that the successful involvement of people in the ecological transition requires mechanisms of participation that are grounded in fair, inclusive, and plural processes. A transformative policy for ecological transition must deeply understand the biophysical, socio-economic, and cultural characteristics of the territories, requiring transformative processes at both individual and structural levels.
  • Percursos profissionais e de vida dos licenciados da UAb
    Publication . Abrantes, Pedro; Carvalho, Alda; Silva, Ana Paula; Bäckström, Bárbara; Seabra, Filipa; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc; Ramos, Maria do Rosário; Magano, Olga
    O presente relatório apresenta os primeiros resultados da 4.ª edição do questionário aos licenciados da Universidade Aberta, aplicado em 2023 e referente à coorte que concluiu este grau de ensino entre 2019 e 2021. Todos os graduados de licenciaturas na instituição foram convidados a responder, num total de 1310 diplomados, distribuídos por 12 ofertas formativas, tendo-se obtido 490 respostas, o que corresponde a uma taxa de resposta de 35,9%. Relativamente ao perfil sociodemográfico, constatamos uma ligeira prevalência do sexo feminino (53%), que se acentua nas faixas etárias mais jovens, ainda que seja muito variável entre cursos. A idade desta população é muito heterogénea, embora exista alguma concentração numa fase intermédia da vida ativa, com ingresso na licenciatura na faixa dos 35-45 e conclusão entre os 40 e os 50 anos. A larga maioria residia em Portugal (93%), com alguma concentração na Área Metropolitana de Lisboa (38%), ainda que existam contingentes significativos em todas as regiões do território nacional. Entre os restantes (em parte, provenientes de Portugal), destacam-se a Suíça, o Reino Unido, o Luxemburgo e Angola como países de residência. Em termos educativos, 77% apresentavam o ensino secundário com habilitação literária, enquanto 12% possuíam já um título de ensino superior (maioritariamente de outra instituição). Uma proporção considerável (36%) já havia frequentado o ensino superior sem ter obtido qualquer grau.
  • Experiências e trajetórias dos mestres e doutores da Universidade Aberta (2011- 2020)
    Publication . Abrantes, Pedro; Carvalho, Alda; Silva, Ana Paula; Bäckström, Bárbara; Seabra, Filipa; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc; Ramos, Maria do Rosário; Magano, Olga
    O presente relatório apresenta os primeiros resultados do inquérito aos mestres e doutorados da Universidade Aberta, com base no questionário aplicado entre março e abril de 2023, abrangendo os diplomados do 2.º e 3.º ciclos, entre 2011 e 2020. Foram obtidas 431 respostas, de um universo de 1375 graduados, o que corresponde a 31% dos mestres e 44% dos doutorados. Desta forma, o Observatório dos Percursos Profissionais e de Vida dos Diplomados da Universidade Aberta alarga o seu campo de análise, até ao momento centrado nas experiências e trajetórias dos licenciados da instituição, acompanhando também a estratégia da instituição para ampliar e consolidar a sua oferta pedagógica ao nível dos mestrados e doutoramentos.
  • Comunidades que cuidam: questionário a jovens. Açores, Portugal. Relatório
    Publication . Henriques, Susana; Rabelo, Rachel
    No âmbito do projeto de investigação Frontline Politeia - Take prevention science training to the substance use and crime prevention frontline, cofinanciado pela Comissão Europeia , o CTCYS foi aplicado paralelamente nos países que já tinham essa prática e nos países onde foram diagnosticadas carências de dados sistematizados de suporte à decisão e à intervenção preventiva. Portugal integra-se neste segundo grupo de países onde o questionário foi aplicado com o objetivo de auxiliar no diagnóstico e apoiar a atuação nas comunidades selecionadas. O CTCYS foi originalmente concebido para ser aplicado a adolescentes e jovens com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos, permitindo, assim, a avaliação dos níveis de exposição aos fatores de risco e aos fatores de proteção em idades diferentes. Orientando, deste modo, as intervenções preventivas de modo adequado. Para aplicação do instrumento em Portugal, foi necessário realizar as etapas de tradução e adaptação do questionário. Começamos por realizar uma tradução especializada com adaptação cultural. Esta etapa foi validada através de um pré-teste cognitivo, que consistiu na validação por especialistas em focus group. Seguiu-se um pré-teste piloto do instrumento, validando também os procedimentos de aplicação em sala de aula. Daqui resultou a validação da confiabilidade do instrumento, da validade das escalas, bem como da adaptação cultural e de linguagem dos itens do questionário. No final de todo este processo, ficamos com a versão final para aplicação . Neste processo foi decidido aplicar o questionário online aos alunos a frequentar o terceiro ciclo do ensino básico e o ensino secundário. O questionário CTCYS foi aplicado na Região Autónoma dos Açores (RAA) aos alunos a frequentar entre o terceiro ciclo do ensino básico e o ensino secundário, no período compreendido entre março e maio de 2023. Daqui resultaram 1.218 respostas completas.
  • Percursos profissionais e de vida dos licenciados da UAb
    Publication . Abrantes, Pedro; Silva, Ana Paula; Bäckström, Bárbara; Neves, Claudia; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc; Ramos, Maria do Rosário; Magano, Olga; Henriques, Susana
  • Inquérito a ex-estudantes da Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Aberta: avaliação do nível de satisfação e das saídas profissionais
    Publication . Alves, Fátima; Carmo, Hermano; Nunes, Pedro
    O presente estudo foi desenvolvido entre Janeiro e Setembro de 2010 com o objectivo de avaliar as saídas profissionais da Licenciatura em Ciências Sociais e seus minores, e ainda o de perceber o impacto do curso nos/nas estudantes já graduados, com vista à melhoria do serviço prestado pela universidade e pelo departamento de Ciências Sociais e de Gestão relativamente à oferta do curso de Ciências Sociais. O inquérito foi aplicado a uma amostra de ex-estudantes do curso e em termos globais incide sobre uma série de variáveis que pretendem medir o grau de satisfação dos ex-estudantes em relação ao curso, bem como a eficácia do mesmo em termos da inserção dos alunos no mercado de trabalho.
  • Percursos profissionais e de vida dos licenciados da UAb
    Publication . Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Falé, Isabel; Henriques, Susana; Jacquinet, Marc; Magano, Olga; Neves, Claudia; Ramos, Maria do Rosário; Silva, Ana Paula