Linguística | Revistas / Journals
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Recent Submissions
- Working Papers em Linguística. História do Português Brasileiro: uma homenagem ao professor Ataliba de CastilhoPublication . Coelho, Izete; Martins, Marco; Osório, Paulo; PauloEste volume 26/nº 1, publicado pela Working Papers em Linguística, do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), reúne 19 artigos sobre a história social e gramatical do português do Brasil. Trata-se de um volume de homenagem ao professor Ataliba Teixeira de Castilho.
- Cadernos de PLE. Estudos variacionistas e aplicados em língua não maternaPublication . Osório, Paulo; Moutinho, Lurdes; LurdesEste é o segundo número da Revista Cadernos de PLE. Estudos Variacionistas e Aplicados em Língua Não Materna, 2023, que tem uma periodidade anual e é parte integrante de uma das atividades do subgrupo “Variação Linguística” do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro. Dando continuidade ao primeiro número publicado em 2022, também esta edição conta com cinco textos, resultantes de uma avaliação por pares, interligando fenómenos de variação linguística em contexto de língua não materna. No artigo intitulado «Reflexões sobre a aprendizagem da prosódia do português brasileiro como língua estrangeira», Adriana Nascimento Bodolay apresenta «uma reflexão sobre o que os aprendizes de Português como Língua Estrangeira (PLE) sabem sobre a Prosódia do Português Brasileiro (PB), de modo que tal conteúdo possa ser abordado em sala de aula. (...) As observações tratadas neste artigo estão relacionadas aos aspectos suprassegmentais da pronúncia. A partir de descrições prosódicas feitas para o PB (Rameh, 1966, Moraes, 1993, Fonágy, 1993), foi possível observar que tanto o acento lexical, quanto o acento frasal devem ser objeto de abordagem na sala de PLE, de modo que os aprendizes possam se expressar de forma a manterem a face positiva na interação verbal»; Camili Daiani Maranho Alvarenga através do estudo «A dimensão léxico-gramatical e (inter)cultural: variações de sentido em contexto de português para hispanofalantes» pretende clarificar «como um ensino do vocabulário em diferentes contextos verbais promove uma conscientização do caráter polissêmico da unidade lexical. Tal conscientização, por sua vez, resultaria em um maior desenvolvimento da competência lexical e na indagação sobre os limites nem sempre palpáveis entre tais categorias»; o texto «O português como terceira língua estrangeira para falantes de romeno», da autoria de Irina Bratu e Maria do Céu Fonseca, analisa «aspetos linguísticos mais relevantes no ensino do português europeu a romenos. Ao nível teórico, a linguística comparativa representa a ferramenta utilizada para apresentar a paridade dos sistemas fonético e lexical das duas línguas neolatinas, que é exemplificada e analisada concisamente»; Roque Suequel e Paulo Osório em «Interferências do cokwe no português de Angola: variação morfossintática» tomam como objeto da sua investigação a «análise da interferência do cokwe no português de Angola (PA), que resulta dos contactos entre esta língua autóctone com a língua portuguesa (LP), (...) [dando] particular enfoque à variação morfossintática do PA [e, analisando], ainda, as interferências do cokwe»; por fim, o artigo, da autoria de Rosa Lídia Coimbra e de Lurdes de Castro Moutinho, intitulado «Variação entoacional em enunciados interrogativos produzidos por falantes estrangeiros de duas línguas românicas» leva a cabo uma «uma comparação entre os padrões entoacionais de enunciados interrogativos, produzidos, em português, por falantes de duas línguas românicas, o espanhol e o francês, [comparando-os] com os realizados por um falante nativo de português europeu».
- Apresentação. Ensino de língua: novos tempos, novas possibilidadesPublication . Dall' Cortivo Lebler, Cristiane; Santos, Leonor Werneck dos; Seara, Isabel
- Chiffons de papier e a ressurgência do epistolar: metamorfoses, dinâmicas e confluênciasPublication . Costa, Renata; Seara, Isabel; Seara, Isabel Roboredo; Costa, Renata FerreiraHodiernamente constatamos que as cartas manuscritas se encontram em vias de extinção: raros são os que mantêm esse hábito secular de transpor para a folha em branco os diálogos in absentia que, durante milénios, foram um dos meios privilegiados de comunicação. O advento da era digital mudou as nossas práticas de interação escrita no quotidiano e, desde as mensagens de correio eletrónico aos diferentes aplicativos para diálogos curtos, fragmentários, assiste-se ao ressurgimento do modus epistolaris e destes textos nómadas paradoxais. Este número da revista Linha d’Água tem precisamente como objetivo analisar, numa perspetiva pluridisciplinar e interdisciplinar, a atualidade do epistolar e perscrutar as metamorfoses que se vêm operando com a emergência das formas digitais. Várias dimensões de investigação sobre o epistolar suscitam elevado interesse: desde logo, o questionamento da carta como texto fragmentário, como texto autobiográfico, como documento histórico e sociológico de elevado valor.
- Estudos em gramática, texto e discurso. Número temáticoPublication . Topa Valentim, Helena; Gonçalves, Matilde; Oliveira, Teresa; Marques, Isabelle Simões; Teixeira, Carla; Rosa, RuteNúmero temático que reúne um conjunto de textos selecionados no seguimento da realização da 7ª Conferência internacional em Gramática & Texto (GRATO 2021), que teve lugar na modalidade de participação à distância entre os dias 18 e 20 de novembro de 2021.
- Revista da Associação Portuguesa de LinguísticaPublication . Castelo, Adelina; Fiéis, Alexandra; Flores, Cristina
- Diacrítica - Argumentação e DiscursosPublication . Marques, Maria Aldina; Seara, Isabel
- Funcionalismo e cognitivismo: o viés cognitivista da gramática funcionalPublication . Oliveira, Mariangela Rios de; Batoréo, Hanna; Aguiar, Milena Torres deO foco temático do número especial do presente volume da Revista SOLETRAS é dedicado à divulgação de resultados mais recentes da investigação linguística desenvolvida no Brasil que se fundamenta na interface da investigação funcionalista e cognitivista. Os catorze artigos reunidos na presente publicação assumem a vertente cognitivista que premeia os estudos funcionalistas da linguagem, desde a sua fase inicial, a partir da década de 70 do século XX, de inspiração norte-americana (p. ex., Bolinger, Givón, Thompson e Hopper, entre outros), até - como demonstrado em Oliveira (2020) - ao que se entende, no Brasil, pelo "viés cognitivista da gramática funcional" e que se manifesta quer no chamado Funcionalismo Clássico, correspondente, em termos gerais, às últimas décadas do século XX, quer na fase atual destes estudos, nomeada de Linguística Funcional Centrada no Uso (LFCU). Este rótulo diz respeito à incorporação da abordagem construcional da gramática à investigação funcionalista da linguagem, ocorrida a partir dos anos iniciais do século XXI (cf. Rosário e Oliveira 2016).