CEMRI | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CEMRI | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals by Title
Now showing 1 - 10 of 83
Results Per Page
Sort Options
- 40 anos de independências: migrações forçadas e regimes de asilo nos PALOP (1975-2013)Publication . Costa, Paulo Manuel; Sousa, LúcioEste estudo pretende ser um contributo exploratório sobre os fluxos de refugiados e os regimes de asilo estabelecidos nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) entre os anos de 1975 e 2013. O objetivo é analisar os fluxos de refugiados nestes países, procurando examinar o contexto histórico em que os mesmos ocorreram e a sua influência nos regimes de asilo implementados no contexto das políticas africanas de refugiados, nomeadamente a passagem de um modelo de "porta aberta", liberal, solidário e recetivo, para um mais restritivo que vigora na atualidade.
- A abordagem da problemática sexual no deficiente mentalPublication . Ramos, Natália; Serrano, AnaO artigo apresenta, de forma genérica, algumas questões que se colocam na abordagem da problemática da sexualidade na pessoa com atraso mental, apresentando igualmente resultados de investigações sobre a temática, implicações psicológicas e sociais, bem como algumas atitudes e procedimento a ter em conta na abordagem da problemática, a qual exige uma análise integrada, aprofundada e individualizada, adaptada a cada caso específico.
- O acesso à saúde e os factores de vulnerabilidade na população imigrantePublication . Bäckström, BárbaraSegundo os dados do Relatório Anual do Observatório de Acesso à Saúde nos Imigrantes, da Rede Internacional Médicos do Mundo de 2007 (Chauvin e Parizot, 2007) apenas um terço das pessoas inquiridas, imigrantes irregulares, que sofrem de um problema de saúde crónico beneficia de um tratamento em curso e perto de metade das pessoas que declararam pelo menos um problema de saúde sofreu um atraso ao recorrer aos cuidados de saúde. O mesmo relatório afirma ainda que os obstáculos mais frequentes ao acesso e continuidade dos cuidados de saúde, expressos pelas próprias pessoas, dizem principalmente respeito ao desconhecimento dos seus direitos, dos locais onde se devem dirigir para receber esses cuidados, ao custo dos tratamentos, às dificuldades administrativas, ao medo de uma denúncia, à discriminação e às barreiras linguísticas e culturais. Tendo como referência a nossa experiência no terreno, (Bäckström, 2006 e 2008) é de destacar, em primeiro lugar, entre os principais obstáculos, aqueles que podemos associar às condições de vida e que contribuem directamente para a deterioração do estado de saúde, nomeadamente, as precárias condições de habitabilidade, alimentação deficiente, baixos rendimentos e as difíceis e incertas condições de contratação e de segurança no trabalho.
- Alteração das estruturas familiaresPublication . Bäckström, BárbaraAs famílias portuguesas estão em mudança num país onde a natalidade diminuiu em 2017. O Diário de Notícias destacava numa notícia, a 10 de janeiro de 2018, que nasceram menos sete crianças por dia em 2017. No mesmo ano, a mortalidade foi superior aos nascimentos, havendo mais 24 mil mortes do que nascimentos, o maior saldo negativo desde 2000. A população portuguesa está a encolher, com uma taxa de natalidade de 4,8 por mil habitantes e um índice de fertilidade de 1,3. Os imigrantes poderiam ser parte da solução. Portugal precisa de mais imigrantes para não encolher e, se fechasse as portas à imigração, o País perderia 2,6 milhões de pessoas até 2060. Como afirma Maria Filomena Mendes, à Renascença, há uma redução da dimensão familiar, temos famílias com cada vez menos filhos. De acordo com a demógrafa, as famílias portuguesas não estão em crise mas sim em mudança, num país em que os níveis de fecundidade são afetados pelas condições económicas e pelo aumento da esperança média de vida. A precariedade laboral, a crise e o aumento da esperança média de vida são algumas das causas dessa diminuição do número de filhos.
- Apoio emocional em enfermagem: o poder curativoPublication . Silva, Ana Isabel Mateus daA existência humana pode ser considerada sob muitos pontos de vista e, no entanto, pela sua própria natureza, não é possível que nenhuma delas se esgote. Um desses pontos de vista consiste na tensão que existe entre a idade das pessoas e as mudanças de vida. O homem caracteriza-se por uma continua renovação. As suas condições psicossomáticas variam constantemente. Sem nos alongarmos numa análise em detalhe, vamos procurar, referir o que queremos dizer quando dizemos O apoio emocional em enfermagem - O poder curativo.
- Associativismo em contexto migratórioPublication . Rocha-Trindade, Maria BeatrizEste artigo propõe uma reflexão sobre o associativismo no espaço alargado do fenómeno migratório em Portugal, configurado pela intersecção de fluxos emigratórios e imigratórios e de mobilidades internas. Num primeiro momento é oferecida uma visão diacrónica e panorâmica dos movimentos migratórios que têm vindo, ao longo dos tempos, a configurar Portugal como um país de migrações. Num segundo momento, e tendo por base o itinerário migratório como matriz de análise, são exploradas as dinâmicas associativas dos migrantes, sendo apresentada uma tipologia das associações, quanto à sua estrutura e vocações. Num terceiro momento, a análise recai sobre a dimensão simbólica e ritualizada da vida associativa migrante, com especial destaque para a organização e realização de festas, celebrações e práticas rituais como elementosfundamentais de mobilização e de fortalecimento das relações intra e intergrupais, bem como a afirmação pública de pertença. Por último, são consideradas novas dimensões de estudo e de análise das migrações internacionais e inter-regionais na actualidade.
- Associativismo migrante e participação política:que respostas para os novos tempos?Publication . Pereira, Francisco CorreiaFrancisco Pereira, Membro Dirigente da Associação Luso-Caboverdiana de Sintra e Cabeça de Lista do Movimento de Intervenção e Cidadania pela Amadora (MICA), interroga-se sobre a representatividade das associações junto ao governo central e poder local. A fraca participação política das associações e o fechamento do quadro político-partidário português às populações imigrantes têm contribuído para uma representação deficitária das estruturas organizativas imigrantes e das respectivas comunidades que representam na esfera política. Apontando formas alternativas de participação política e cívica, o autor relata a sua experiência como membro fundador e líder do Movimento de Intervenção e Cidadania pela Amadora. Conclui ser necessário criar formas inovadoras de mobilização colectiva, que passam por um maior protagonismo do movimento associativo quer a nível do poder local quer a nível do governo central.
- Brincar terapêuticoPublication . Silva, Ana Isabel Mateus da
- Carlos Trincheiras: um olhar sobre o legado do coreógrafo português no BrasilPublication . Dias, Teresa NortonQuisemos homenagear, recordando, num ano em que se comemoraram as relações Portugal-Brasil (2013), o coreógrafo português que, uma vez estabelecido no Brasil, em agosto de 1979, se perdeu na forma adormecida das memórias que cada um guarda do seu legado. Procurámos lembrar a sua estadia naquele país, cunho que não terá passado despercebido na cidade de Curitiba, estado do Paraná, onde se estabeleceu. Tomou, como sede do seu trabalho, o Teatro Guaíra, dando um novo ímpeto a um grupo de bailarino(a)s que, até à data, integrava o Corpo de Baile da Fundação Teatro Guaíra, ajudando e apoiando o seu crescimento em número e em experiência, incutindo uma nova dinâmica e filosofia de trabalho, em que o rigor técnico não intimidou a interpretação artística de quem dançava.
- Chinese community in Portugal: history, migration, and businessPublication . Rocha-Trindade, Maria BeatrizThis text explores the presence of the Chinese community in Portugal, considering its specific characteristics and its evolution. Moreover, the individuality of this community motivated our interest in pursuing a research project, centred on the business community group established in this country. This study led to a transnational vision of the networks that interact in this field. The diversity of the migratory flows involved and the economic dimension prevailing throughout the entire Chinese diaspora compelled the analysis of their relationship in terms of European networks and the institutional link maintained with China itself.