Língua, Literatura e Cultura Portuguesas | Recursos educacionais / Educational resources
Permanent URI for this collection
Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação preferencialmente sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros. Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos.
News
Esta coleção pode incluir cursos completos, parte de cursos, módulos, livros, artigos de investigação, fotografias, ficheiros de áudio ou de vídeo, testes, software bem qualquer outra ferramenta que potencie o acesso ao conhecimento. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e a reutilização dos conteúdos.
Browse
Browsing Língua, Literatura e Cultura Portuguesas | Recursos educacionais / Educational resources by Title
Now showing 1 - 10 of 61
Results Per Page
Sort Options
- Álvaro de Campos: triunfalismo e desencanto com a modernidadePublication . Vila Maior, DionísioRecurso Educacional que foi realizado primacialmente para os alunos da Unidade Curricular Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea II, da minha responsabilidade, e que integra o plano de estudos do 3º Ciclo em Estudos Portugueses da Universidade Aberta. Com base em textos considerados vertebrais deste heterónimo pessoano (“Opiário”, “Ode Triunfal”, “Ode Marítima” e “Tabacaria”), aborda-se um conjunto de informações importantes relativas a Álvaro de Campos: o Sensacionismo subjetivo e objetivo e as suas diferentes facetas: decadente, sensacionista/triunfalista e desencantada.
- Avaliação na Universidade Aberta: competências organizacionais e linguísticasPublication . Vila Maior, DionísioTrata-se de um seminário que desenvolvi para os Estudantes da Universidade Aberta. Abordo questões que dizem respeito: à avaliação exercida nas Unidades Curriculares da Universidade Aberta, lecionadas em regime online: à importância (vertebral) do Plano de Unidade Curricular; aos diferentes regimes de avaliação, em todas as suas vertentes; às atitudes e comportamentos a ter em consideração em cada regime de avaliação. Dou alguns exemplos, por um lado, de procedimentos e condutas a evitar, por outro, de procedimentos e condutas a serem seguidos. Ao mesmo tempo, destaco algumas sugestões que, ao nível da avaliação, poderão contribuir para melhorar as competências (linguísticas, organizacionais, metodológicas e académico-científicas) do Estudante.
- Cesário Verde: 1. Contexto, a vida e a obraPublication . Vila Maior, DionísioRecurso Educativo que integrou a emissão de 13 de março de 2010 da Universidade Aberta, apresentada na RTP 2. Aborda-se um conjunto de informações importantes relativas a Cesário Verde: alguns factos biográficos; influências literárias que constituíram o seu horizonte poético de referências; contexto cultural, científico e tecnológico que o envolveu (final do século XIX); marcas realistas e impressionistas na sua poesia; presença dos motivos da “cidade” e do “campo” em poemas vertebrais
- Cesário Verde: 2. Cesário Verde e o ModernismoPublication . Vila Maior, DionísioRecurso Educativo que integrou a emissão de 13 de março de 2010 da Universidade Aberta, apresentada na RTP 2. Aborda-se essencialmente a ligação de Cesário (“grau zero da nossa modernidade”) aos Modernistas portugueses
- Cesário Verde: poetaPublication . Barreiros, Pedro; Antunes, Elisa; Guerreiro, Maria JoãoDocumentário sobre a vida e obra do poeta Cesário Verde.
- Ciência na escola: o desafio das humanidadesPublication . Vila Maior, DionísioVídeo que corresponde à Conferência que proferi num Evento Científico, intitulado “Educação Horizontes XXI”, organizado pela Universidade da Madeira e CLEPUL, e realizado online no dia 15 de julho de 2020. Abordo os termos e conceitos “Ciência”, “Conhecimento” e “Saber”. Desenvolvo algumas breves reflexões sobre o Homem (enquanto ser verbal, social e homo faber) e sobre uma forma de a problemática da Ciência na Escola poder ser equacionada, acentuando a necessidade do exercício interdisciplinar e a essência humanista da Educação
- O ensino da literatura e as renovadas interfaces de GutenbergPublication . Vila Maior, DionísioVídeo onde reflito, de um modo geral, sobre o espaço cibercultural e o ensino da literatura. No cenário civilizacional contemporâneo, que muito assenta na cultura do imediato, tantas vezes em detrimento da dimensão humana e humanista, torna-se imprescindível proporcionar hábitos e leituras que de algum modo possam contribuir para a preservação, esclarecimento, divulgação e estruturação de uma outra memória, marcada esta por hábitos de leitura e de escrita, por uma consciência do livro como “fonte da vitalidade do espírito” (como disse George Steiner), mesmo que à custa do recurso ao multivocalismo hipertextual. Sabendo-se que nem a Literatura, nem as condutas sociais são fenómenos estáticos — e a Língua, como disse Mikhaïl Bakhtine «vit et évolue historiquement dans la communication verbale concrète, non dans le système linguistique abstrait des formes de la langue, non plus que dans le psychisme individuel des locuteurs» —, procurarei abordar, entre outras questões anexas: a necessidade de se outorgar a confiança às Humanidades (e, no caso concreto, à Literatura); a (absoluta) necessidade do hábito da escrita e da leitura do texto literário, num universo cada vez mais marcado pelas novas tecnologias da informação e comunicação que vão cromatizando polifonicamente uma cultura digital com uma interface dominada pelo poder cibercultural e hipertextual da webwriting e da weblecture
- Ensino online: as ferramentas de comunicação reduzem a distância entre professores e formandosPublication . Vila Maior, DionísioVídeo que corresponde a uma entrevista realizada por Teresa Botelheiro para o programa “Ser docente UAb”, realizada em 21 de julho de 2020, onde abordo algumas metodologias de trabalho por mim levadas a cabo com os alunos dos diversos Ciclos.
- Entre Nós : entrevista a Ana Paula TavaresPublication . Universidade Aberta; Mexia, José; Leão, HelenaEntrevista com a escritora angolana Ana Paula Tavares.
- Entre Nós : entrevista a António MotaPublication . Universidade Aberta; Cardoso, Abel; Leão, HelenaEntrevista com o escritor António Mota, reconhecido autor de Literatura Infantojuvenil e distinguido com o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens na modalidade livro ilustrado.