Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares | Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE
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Browsing Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares | Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE by Subject "1º Ciclo"
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- Espaços de leitura e formação de leitores : estudo de um projecto em escolas do 1º ciclo do Concelho de ChavesPublication . Freitas, Maria Filomena Abreu de; Vasconcelos, Ana IsabelPartindo de uma abordagem teórica à importância da leitura sobretudo em contexto escolar, esta dissertação debruça-se sobre uma vertente de um projecto lançado pela AMAT (Associação de Municípios do Alto Tâmega), intitulado “Lendas, Contos e Tradições do Alto Tâmega e Barroso: Do Contexto Oral à Expressão Escrita". A vertente que aqui se aprecia diz respeito à criação, em escolas de 1º ciclo, de Espaços de Leitura Animada (ELAN), tendo como objectivo principal a promoção do livro e da leitura. Dada a especificidade do problema, optou-se por um estudo de caso, com o qual se verifica até que ponto alunos, professores e outros agentes da comunidade educativa intervêm na criação e dinamização desses espaços de leitura, assim como constata que tipo de estratégias/actividades são aí realizados.
- Professores do 1º ciclo e biblioteca escolar : que relação?Publication . Santos, Cristina Rosa Contreiras dos; Vasconcelos, Ana IsabelAo mesmo tempo que a sociedade sofre alterações, elas são espelhadas na forma como os jovens são educados, no modo como são preparados para a vida ativa, para se tornarem membros interventivos. Nas últimas décadas, muito impulsionada pela denominada Era Digital, assistiu-se a uma grande evolução em termos educacionais. Por um lado, a escola deixou de estar associada apenas à sala aula, para representar um vasto conjunto de recursos que ajudam a preparar os jovens para a realidade e desafios atuais, por outro, os professores são convidados a cooperar e a colaborar com toda a estrutura escolar como única forma de contribuírem, efetivamente, para o sucesso escolar e educativo dos seus alunos. É no 1º Ciclo do Ensino Básico que se realizam várias das aprendizagens e se adquirem várias competências fundamentais para o futuro educacional dos alunos, tais como, a leitura e a escrita. Também é neste Ciclo que se devem fomentar alguns hábitos, como por exemplo, a utilização da Biblioteca Escolar. Mais do que em qualquer outro Ciclo de ensino, os professores têm de ter consciência da importância do seu papel, não só enquanto facilitadores de aprendizagens, como também enquanto exemplo que são para os seus alunos. É neste contexto que se insere a investigação que aqui apresentamos. Procurámos, através de um estudo qualitativo de caráter exploratório, perceber se os professores do 1º Ciclo do Agrupamento estudado reconhecem e valorizam a importância da Biblioteca Escolar, qual o grau de conhecimento que possuem sobre a biblioteca da sua escola e como a sua prática pedagógica reflete essa opinião e esse conhecimento. Depois de no enquadramento temático contextualizarmos a nossa investigação, apresentamos o estudo empírico onde explicitamos e justificamos as nossas opções metodológicas, fazendo, posteriormente, a análise dos resultados obtidos com o método de recolha de dados escolhido, o inquérito por questionário. Terminamos esta investigação com a apresentação das conclusões que nos foi possível obter.
- Recurso partilhado nas bibliotecas do 1º ciclo : estudo de casoPublication . Peres, Maria José da Conceição Domingos Cristóvão; Vasconcelos, Ana IsabelEste trabalho tem o propósito de olhar de uma forma atenta e objectiva para a realidade das Bibliotecas Escolares do 1º Ciclo. A realidade que as envolve é de tal forma diferenciada das Bibliotecas de outros Ciclos de Ensino que nos suscitou o interesse de realizar este trabalho. As Bibliotecas que vamos analisar estão integradas na Rede Nacional de Bibliotecas Escolares (RBE), mas, como os recursos humanos são escassos nas Escolas do 1º Ciclo, esta situação repercute-se também nas Bibliotecas. Mais vezes do que aquelas que seriam desejáveis, para que se sentisse que a Biblioteca está efectivamente a cumprir os objectivos para que foi criada, encontra-se a Biblioteca de portas fechadas, pois a falta de funcionários não permite a alteração desta situação. Para combater esta lacuna, a Rede Nacional de Bibliotecas Escolares foi autorizando destacamentos para que professores do 1º Ciclo e /ou educadores pudessem exercer a sua actividade nestas Bibliotecas Escolares (BE). Estes promoviam a gestão, dinamização, animação de leitura e colaboravam de uma forma geral com os outros professores/educadores nas actividades que uma Biblioteca pode proporcionar. Numa tentativa de rentabilizar melhor este professor destacado, a maioria exercia esta actividade em várias Escolas / Jardins e ou até em vários Agrupamentos. Por repartir assim a sua actividade e partilhar o seu trabalho desta forma, foi criada uma figura que era designada pela Rede de “recurso partilhado”. Estes “recursos partilhados” apenas existiam nas Bibliotecas das Escolas do 1º Ciclo e só naquelas que, devido às suas menores dimensões, não justificavam um professor a tempo inteiro. O nosso trabalho vai incidir sobre a actividade deste “recurso partilhado” em dois Agrupamentos: Agrupamento de Escolas de Soure e Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo. O estudo abrange um período de dois anos lectivos: 2006/2007 e 2007/2008. No ano lectivo 2006/2007 as Bibliotecas usufruíram deste “recurso partilhado”; no ano lectivo de 2007/2008 o “recurso partilhado” em ambos os Agrupamentos cessou as suas funções. A investigação vai recolher dados sobre estes dois períodos distintos da vida das Bibliotecas Escolares, que se depararam com duas situações tão divergentes, o que trará com certeza resultados diferentes em muitos aspectos. Mestrado GIBE – Universidade Aberta – Recurso Partilhado nas Bibliotecas do 1º Ciclo: um estudo de caso. A pesquisa efectua-se de variadas maneiras: observação directa, análise documental e um inquérito por questionário, através do que esperamos conhecer as percepções dos professores em relação à realidade funcional da Biblioteca, ao trabalho do “recurso partilhado”, à sua própria relação com a Biblioteca Escolar, sua integração nas práticas pedagógicas e inclusão no processo de ensino/aprendizagem. São as conclusões de todas estas variantes que pretendemos apresentar, com a finalidade de suscitar reflexão e um melhor conhecimento desta realidade. Estruturalmente dá-se início ao trabalho com uma introdução, na qual se faz uma pequena explanação sobre as razões que nos levaram a efectuar este trabalho, assim como a justificação para que fosse este tema a suscitar a nossa escolha. A dissertação divide-se depois em duas partes. A primeira faz o enquadramento do nosso objecto de estudo e subdivide-se em três capítulos. Esta parte é aquela que é mais descritiva, pois contextualiza toda a problemática subjacente à nossa análise: Bibliotecas, Agrupamentos e “Recurso Partilhado”. A segunda descreve o estudo empírico, estando também dividida em três capítulos. É nesta parte do trabalho que se apresentam os objectivos da nossa pesquisa, as questões que lhe estão inerentes, as opções metodológicas seleccionadas e onde se sistematizam as respostas aos questionários, fazendo a sua apresentação, bem como a sua análise, interpretação e discussão. No término do trabalho apresenta-se a conclusão do mesmo.