Mestrado em Comércio Electrónico e Internet | Master's Degree in Electronic Commerce and Internet - TMCEI
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Comércio Electrónico e Internet | Master's Degree in Electronic Commerce and Internet - TMCEI by Subject "Administração pública"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Aspectos críticos relativos ao eGovernment : perspetiva no âmbito dos municípiosPublication . Carvalho, Aristides Fernandes de; Isaías, PedroA utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) está associada às mais diversas atividades de sociedade atual. A captação e comunicação de informação é, cada vez mais, suportada em meios digitais. Nas empresas (no relacionamento comercial entre empresas e destas com clientes) e para as pessoas (na consulta a fontes de informação ou na comunicação de «todos com todos» - proporcionada pelas redes sociais -), as TIC assumem um papel incontornável. Em especial a Internet é um veículo utilizado pela generalidade das empresas e cidadãos no seu processo de comunicação e acesso a informação. Neste contexto, também os governos e os organismos da administração pública encontraram nas TIC um meio de aproximar a sua relação com a sociedade, melhorando a sua prestação de serviços, aproximando os cidadãos do processo de decisão e melhorando a própria organização dos serviços e processos organizacionais do estado. Este processo é conhecido, entre outras designações, por eGovernment – designação usada pela Comissão Europeia. Neste trabalho, reconhecida a complexidade e as dificuldades no relacionamento com os governos e os serviços da administração pública, ao abordar aspetos críticos relativos ao eGovernment no âmbito dos municípios, procura-se avaliar os níveis de maturidade dos sites dos municípios, incluindo serviços disponibilizados, envolvimento dos cidadão nos processos de condução das políticas do seu município, adoção de tecnologias de suporte com base Software Open Sourec (OSS), Cloud computing, ou racionalização de meios e adoção das melhores práticas de colaboração em rede, suportada em estruturas multimunicipais, como as CIM. Também o papel dos municípios no combate à infoexclusão é aqui abordado. Para além de trabalhos publicados e observação dos sites dos municípios, o estudo foi baseado em dados recolhidos junto dos municípios através de um questionário.
- Avaliação das páginas principais dos sites de governo electrónico local do Distrito de Lisboa para cidadãos com deficiência visual no que diz respeito à acessibilidadePublication . Costa, Nuno Alexandre da Conceição; Isaías, PedroA presença do sector público na Internet e na World Wide Web é evidente. São já muitos os conteúdos disponíveis para os cidadãos e as empresas. Estes assumem o papel de clientes que devem ser servidos com eficácia, eficiência e satisfação, de forma ininterrupta e célere. Neste sentido, as tecnologias de informação e comunicação têm um papel fundamental no fortalecimento de uma participação e envolvimento dos cidadãos numa democracia contemporânea, que se exige numa sociedade onde a informação e o conhecimento são fundamentais num meio cada vez mais competitivo e exigente. Neste âmbito, qualquer iniciativa de governo electrónico com sucesso, requer uma visão global rigorosa, que pondere todas as perspectivas necessárias enquadradas num plano de integração vertical e horizontal sustentado, nos distintos níveis de governo local, regional e nacional. Deste modo, a adopção de standards para uma maior flexibilidade e interoperabilidade inter governamental é essencial para um progresso metódico e congruente que analise e melhore a acessibilidade, a inclusividade e a usabilidade geral dos serviços públicos. Partindo desta consideração, a equidade de acesso a todos os cidadãos é assegurada de forma a permitir a plena participação de todos os indivíduos independentemente do género, da classe social, e do grupo étnico e cultural onde estes se inserem
- Factores críticos da adesão das PME nacionais, fornecedores de materiais de escritório ao procedimento aquisitivo público em Portugal : o seu impacto no desenvolvimento nacionalPublication . Pereira, Paulo Alexandre Alves Martins; Altura, BráulioO presente estudo pretendeu contribuir para uma melhor compreensão do fenómeno das compras electrónicas na administração pública e suas consequências para as PME. Mais especificamente, procurou-se investigar qual o relacionamento das compras públicas electrónicas com as PME portuguesas que comercializam materiais de escritório. Esta investigação pretendeu atingir dois grandes objectivos: · identificar quais os factores críticos de adesão das PME nacionais, fornecedoras de materiais de Escritório, ao procedimento aquisitivo público em Portugal; · verificar qual a percepção do real contributo/benefício do novo procedimento aquisitivo público para a evolução das PME referidas. A metodologia seguida foi de natureza qualitativa e quantitativa. Os métodos adoptados foram a entrevista exploratória e o survey. As entrevistas exploratórias foram dirigidas a quatro responsáveis, pertencentes a organismos da Administração Pública e envolvidos nas compras públicas. Os questionários (591), foram enviados a PME através de e-mail a fim de serem respondidos no sítio “http:\\aldeao.no.sapo.pt”. Posteriormente, procedeu-se à análise das entrevistas e dos questionários devolvidos. Os resultados do estudo apontam para a necessidade de haver um maior empenho por parte dos Organismos Públicos relativamente às pequenas e médias empresas, no âmbito das compras electrónicas públicas.
- Recommender systems : um modelo viável para organizações públicas de carácter inspectivoPublication . Casaca, Cristiana Borges; Isaías, Pedro