LE@D | Mestrados
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Browsing LE@D | Mestrados by Subject "2º Ciclo"
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- Avaliação das aprendizagens em história e geografia de Portugal : um estudo no 5º ano de escolaridadePublication . Viola, Alda Maria Cardoso Monteiro Rodrigues; Oliveira, IsolinaA sociedade contemporânea enfrenta múltiplos desafios e à escola demanda práticas pedagógicas consentâneas com a realidade. No ensino da disciplina História e Geografia de Portugal considerámos a conexão dos saberes e domínios científicos das duas ciências, explicitados nos subdomínios que compõem a organização das Metas (intermédias) de Aprendizagem, para o quinto ano de escolaridade do Ensino Básico (MEC, 2010, 2012). A compreensão, a interpretação e a comunicação histórica-espacial são o núcleo do conhecimento e das capacidades de aprendizagem na disciplina. No desenvolvimento do processo, e utilizando-se instrumentos como o teste em duas fases, a narrativa histórica e o quadro interativo multimédia (QIM), privilegiámos a avaliação formativa e autorregulada, o feedback descritivo, para compreender como podem esses influenciar as aprendizagens dos alunos, a nível cognitivo e metacognitivo. A presente investigação desenvolveu-se entre setembro de 2011 e março de 2012. Foram envolvidos vinte e oito alunos, de idades compreendidas entre os 9 e 11 anos, de uma turma do 5º ano de escolaridade do 2º ciclo do Ensino Básico. Trata-se de um estudo de investigação-ação, de abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa, em que a docente é a investigadora. Os dados apresentados são o resultado da recolha, registo, observação sistemática em sala de aula, diário de bordo, situados no processo e nas produções dos alunos. Espera-se que seja um contributo positivo na reflexão de práticas pedagógicas e de avaliação das aprendizagens dos alunos. O estudo evidencia como os instrumentos aplicados teste em duas fases, narrativa histórica, o feedback descritivo, trabalho de grupo, visita de estudo com guião e quadro interativo contribuem para a aprendizagem da disciplina.
- Implementação do novo programa de matemática : um estudo numa turma do 6º ano do ensino básicoPublication . Guita, Cidália Maria Chagas Dias; Oliveira, IsolinaO atual Programa de Matemática do Ensino Básico (NPMEB) engloba os temas sentido de número, sentido espacial, pensamento algébrico, literacia estatística e três capacidades transversais a toda a aprendizagem da Matemática, a saber: resolução de problemas, raciocínio matemático e comunicação matemática. Sublinha-se a natureza das tarefas a propor e o tipo de comunicação a realizar na aula, substituindo uma abordagem de ensino expositivo por uma abordagem de ensino-aprendizagem exploratório. Os alunos são levados a “descobrir estratégias para resolverem as tarefas propostas” (Ponte, 2009, p. 105), o que institui um desafio para o professor, pois ele tem um papel essencial na seleção das tarefas a propor aos alunos. Com o presente estudo pretendeu-se identificar e compreender as conjunturas essenciais ao êxito no processo da implementação do NPMEB, de que se destacam os materiais de apoio, as tarefas, a avaliação das aprendizagens, assim como a formação dos professores e o trabalho entre pares nos agrupamentos e escolas. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, com orientação interpretativa (Cohen, Manion & Morrison, 2000), mais concretamente por um estudo de caso instrumental (Stake, 2009) uma vez que se pretende estudar práticas de ensino, aprendizagem e avaliação numa turma do 6º ano de escolaridade de uma escola situada no litoral algarvio, o papel do professor e dos alunos, assim como, os constrangimentos que se colocam com a sua implementação. Os dados foram recolhidos através de entrevistas à professora de Matemática no início e no final da investigação, de registos de observações de aulas, de reflexões da investigadora no diário de bordo, de um questionário aos alunos e, também, mediante a análise de documentos. Os resultados do estudo evidenciam a importância da natureza das tarefas, da organização do trabalho na aula e da realização de discussões sobre as tarefas e modos de resolução. O papel da docente foi o de orientadora da atividade desenvolvida pelos alunos e, na maior parte das situações, os alunos assumiram um papel central e ativo, na construção da sua própria aprendizagem. A professora expressou algumas dificuldades em adaptar a sua prática letiva à metodologia de trabalho induzida no programa e, também, na escolha das tarefas e no tempo dedicado à sua exploração.
- O projecto “Karaoke para flauta" na educação musical do quinto ano de escolaridadePublication . Mateus, João Paulo Guerreiro; Bidarra, JoséEste trabalho incide sobre um novo método para tornar mais eficaz o processo de aprendizagem dos alunos do quinto ano de escolaridade no instrumento flauta, na disciplina de Educação Musical. O método apresentado tem no multimédia o principal factor de comunicação e motivação. O método, que se pode enquadrar no âmbito dos Produtos Educacionais Multimédia, procura apoiar o aluno no estudo e execução de melodias populares (entender como muito conhecidas), de cariz tradicional, na flauta, através da criação de um DVD Karaoke no qual a relação som/nota é sublinhada pela mudança de cor da respectiva figura musical, a qual é acompanhada pela imagem da posição da flauta necessária para a obtenção de cada um dos sons na flauta. O estudo recai sobre a comparação de resultados obtidos pela execução de uma melodia através da pauta em suporte papel e através da pauta em suporte multimédia
- O trabalho prático no ensino das ciências numa turma do 5º ano de escolaridadePublication . Lopes, Maria Teresa Agria Ferreira de Almeida Vilares; Oliveira, IsolinaNuma sociedade caracterizada pela rápida evolução da Ciência e da Tecnologia, reconhece-se, hoje, a importância da apropriação de conhecimentos científicos para se ser uma pessoa informada, capaz de elaborar juízos e tomar decisões sobre situações do quotidiano (Galvão, Reis, Freire & Oliveira, 2006). Neste âmbito importa reflectir acerca do papel da escola, enquanto contexto privilegiado de formação, ao preparar os indivíduos para uma vida em sociedade que exige, cada vez mais, uma participação activa, responsável e mais informada sobre o que se passa à sua volta. A importância do ensino das ciências é hoje indiscutível. Neste sentido, interessa discutir o papel da Ciência no currículo escolar, desde os anos iniciais de escolaridade, mais especificamente, o ensino das ciências na escolaridade obrigatória na promoção da literacia científica, quando os estudos internacionais do PISA 2006 revelam que os alunos portugueses a ciências obtêm resultados de desempenho inferiores à média da OCDE. A presente investigação foi desenvolvida entre Fevereiro e Junho do ano lectivo de 2010 e envolveu vinte e quatro alunos do 5º ano de escolaridade do 2º Ciclo do Ensino Básico, de uma turma em que a professora era a própria investigadora. A principal finalidade consistiu em compreender a importância da utilização do Trabalho Prático no desenvolvimento das competências específicas para a literacia científica dos alunos, no âmbito das competências presentes no Currículo Nacional do Ensino Básico. Para este efeito, realizou-se um estudo de natureza qualitativa segundo uma abordagem interpretativa e os dados foram recolhidos através da observação participante (registos em notas de campo, registos áudio e registos fotográficos), dois questionários, um teste escrito e recolha documental, em particular, produções dos grupos de trabalho durante as actividades desenvolvidas pelos alunos. Os resultados permitem iluminar as alterações sobre as concepções dos alunos face a alguns aspectos da ciência, no que respeita ao seu conteúdo e também à natureza da ciência, evidenciando que o trabalho prático, pelas potencialidades cognitivas e formativas que encerra, traz benefícios para a aprendizagem das ciências.
- A utilização de materiais didáticos no ensino da geometria no 2º ciclo do Ensino Básico em Timor-Leste : dois estudos de casoPublication . Leite, Dulce Campos; Oliveira, IsolinaO trabalho desenvolvido no âmbito da dissertação do Mestrado em Supervisão Pedagógica insere-se na linha de investigação: Ensino-aprendizagem em ambientes e contextos diversificados. A presente investigação tem como objetivo analisar como são utilizados os materiais didáticos nas aulas de Matemática do 2.º ciclo, em particular no tema Geometria, procurando compreender as conceções e as práticas dos professores. Neste sentido, contemplam-se aspetos relacionados com as conceções dos professores sobre o ensino e a aprendizagem da matemática, relacionando com a atual formação académica desses professores, a forma como os alunos aderem à utilização de materiais didáticos, as dificuldades sentidas e possíveis constrangimentos na sua utilização. Pretendeu-se compreender de que forma estes aspetos poderão ter efeito na aprendizagem e ensino da matemática. Para concretizar esta investigação analisaram-se dois estudos de caso, estudando-se as conceções e as práticas pedagógicas de dois docentes que lecionam em turmas do 5.º ano, em escolas do Ensino Básico da zona de Díli. Os dados foram recolhidos por observação de aulas com registo em diário de bordo, realização de entrevistas aos professores e com a recolha de produções dos alunos. Este estudo assume uma abordagem qualitativa, em que a investigadora assumiu papel de observadora e supervisora, pelo que tem um papel participante durante a planificação/orientação das atividades matemáticas planificadas, quer pelo professor titular, quer pelo professor estagiário. O método de análise considerou a criação de categorias indutivas, uma vez que se baseia em recolhas qualitativas (relatórios narrativos ou descrições contextuais) e utiliza técnicas de observação participante e entrevistas não estruturadas. Com o estudo verificou-se que os professores deste estudo definem o material didático como auxiliador do ensino e como motivador para o aluno e muito importantes, ajudando o aluno a construir conceitos matemáticos. A inclusão destes materiais no ensino da geometria comprovou as suas vantagens, tendo os alunos compreendido os conteúdos com significado e de forma mais efetiva.
- Utilização de wikis na disciplina de matemática do 2º ciclo do ensino básicoPublication . Azevedo, Paulo Jorge Santos de; Tinoca, LuísAs ferramentas da Web 2.0 estão cada vez mais presentes em todos os níveis do ensino. Estas ferramentas são utilizadas em diferentes disciplinas para o desenvolvimento e/ou divulgação de projetos de diferentes naturezas. Os wikis são um exemplo de ferramentas cujas potencialidades têm sido investigadas nos últimos anos, tanto no ensino a distância como no ensino presencial. A possibilidade de se desenvolverem atividades de aprendizagem colaborativa tem sido relatada como motivadora para os alunos. Mas as potencialidades dos wikis vão para além da motivação. A criação de páginas de Internet, visíveis para o público ou apenas para um determinado grupo de pessoas, editáveis por quem for autorizado para tal, que se constituem não apenas como um repositório de texto, imagem e gráficos, mas como instrumentos ou artefactos de aprendizagem, torna os wikis em recursos de aprendizagem a considerar no ensino presencial. Os alunos podem tornar-se, assim, construtores do seu conhecimento, um conhecimento em construção, fruto da colaboração e da negociação. O novo programa de Matemática do Ensino básico, homologado em 2007, e as tarefas propostas pelo Ministério de Educação colocam ênfase na atividade/tarefa realizada em grupo, recolocando o aluno no papel cimeiro do processo de aprendizagem. As recomendações constantes do programa referem a utilização de recursos tecnológicos como meios de exploração de conteúdos. Os meios tecnológicos, hoje disponíveis nas escolas portuguesas, permitem envolver os alunos em atividades colaborativas e interativas que devem ir para além da assistência passiva, de efémero deslumbramento com apresentações animadas ou da exposição unilateral de conteúdos. Pretendemos com este estudo identificar potencialidades e constrangimentos da utilização de um wiki em contexto de sala de aula de Matemática, com uma turma do 6.º ano de escolaridade. Pretendemos também saber se a utilização de uma ferramenta wiki, na disciplina de Matemática, no Ensino básico, como recurso a ser explorado por alunos de forma orientada, pode conduzir ao sucesso das aprendizagens. Concluímos com este estudo, que a utilização de wikis na aprendizagem de conteúdos matemáticos é útil e eficaz, se apoiar aprendizagens colaborativas e for suportada por uma planificação cuidada, com a definição adequada de conteúdos a abordar e com atividades suportadas por guiões de trabalho que coloquem os alunos no centro do processo de construção do conhecimento.
- A Wikipédia como recurso educacional aberto : práticas formativas e pedagógicas no ensino básico portuguêsPublication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroA Internet veio permitir o acesso aos outros, à informação de forma diversa e rápida. A educação está também inserida neste processo de globalização no qual as TIC assumem um papel de destaque e se apresentam como uma forma mais atrativa para a promoção e o desenvolvimento das aprendizagens. Assim, assume-se que o professor deverá considerar a premência da inserção do aluno na sociedade tecnológica, cada vez mais presente e exigente. Neste âmbito, destaca-se um fenómeno sem precedentes, a Wikipédia, que é um Recurso Educacional Aberto utilizado em grande escala, nomeadamente no campo educativo e académico, embora ainda necessite de ser integrada nas atividades letivas. Importa, pois, apostar na formação de professores e com eles explorar as potencialidades deste projeto global, o que foi desenvolvido com o projeto local apresentado neste documento. Este projeto, que se integra num quadro de Supervisão Pedagógica, mais especificamente no âmbito da Formação de Professores, decorreu numa escola do 2.º e 3.º Ciclos do distrito de Lisboa e envolveu duas professoras e duas turmas, uma do 6.º e outra do 8.º ano. A formação de professores desenvolvida foi ministrada em modalidade de blended-learning tendo atingido os objetivos a que se propôs. Adotámos a metodologia de projeto com base em autores de referência nesta área. Como tal, organizámos o nosso trabalho em torno de quatro fases principais, a saber: Diagnóstico; Planificação; Aplicação/execução; Avaliação. Relativamente ao tratamento dos dados recorreu-se à estatística descritiva para os dados quantitativos e à análise de conteúdo para os dados qualitativos. Dos resultados obtidos salienta-se quer o reconhecimento por parte dos professores da pertinência da formação e a satisfação final, quer a qualidade do trabalho que desenvolveram nas atividades propostas e consequente trabalho realizado com as respetivas turmas. Constatámos, portanto, que as práticas formativas e pedagógicas tiveram impacte real no trabalho em sala de aula. Assim, desejamos que possam ser mantidas e alargadas a outros professores e alunos do ensino básico.