Centro de Estudos Globais | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Centro de Estudos Globais | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books by Subject "Brasil"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Da retórica à literatura: a Reforma Pombalina como precursora do ensino de literatura no BrasilPublication . Oliveira, Luiz Eduardo; Franco, José Eduardo; Pinto, Francisco Neto Pereira; Silva, Luiza Helena Oliveira da; Melo, Márcio Araújo de; Carvalho, Diógenes Buenos Aires deA institucionalização do ensino da literatura, no Brasil, decorreu da inserção, no currículo escolar, da retórica e da poética, tal como foi definida e sistematizada por Verney e, alguns anos depois, regulamentada e instituída pelo Alvará pombalino de 1759. Dito de outro modo, as reformas pombalinas da instrução pública, num período muito fértil de publicações de Artes Poéticas, ao renovarem o ensino de retórica, relacionando-a a aspetos práticos da vida moderna e ampliando o cânone de autores e obras, preparou o caminho para a entrada da história literária no currículo das humanidades e, consequentemente, do ensino da literatura no século seguinte.
- Os limites e caminhos possíveis do federalismo fiscal para a redução das desigualdades socioeconómicas existentes entre os estados brasileirosPublication . Santos, Cláudio José Trinchão; Jacquinet, Marc; Curado, HenriqueAs desigualdades sociais resultam das relações e dinamismo da política, das estruturas e da economia (Stiglitz, 2015) nas diversas esferas. No Brasil, as disparidades socioeconômicas regionais são resultantes, entre outros fatores, do processo histórico, da ineficácia dos mecanismos de equalização fiscal e da falta de uma efetiva plítica de desenvolvimento regional. Tais desigualdades impõem condições excludentes e discriminatórias para grandes parcelas da população, logo, conflituantes com os axiomas sociais e econômicos prescritos na Constituição. A partir de uma análise descritiva e correlacional, objetiva-se construir tese que possa contribuir na discussão e formulação de políticas públicas para a redução da histórica desigualdade socioeconômica das regiões geográficas brasileiras.