Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares | Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE
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Browsing Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares | Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE by Sustainable Development Goals (SDG) "09:Indústria, Inovação e Infraestruturas"
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- Ambientes digitais e o ScratchJr para a promoção da criança leitora: articulação entre uma turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico e a biblioteca escolarPublication . Mascarenhas, Helena Isabel Bentes; Pinto, MaribelO trabalho apresentado enquadra-se no âmbito da promoção da leitura tendo como foco o papel que a Biblioteca escolar desempenha junto de alunos do 4º ano do 1.º ciclo, em ambientes digitais, com o auxílio e aplicação de ferramentas digitais. Acreditamos que este é um caminho produtivo na promoção da leitura e um forte contributo para uma mudança de paradigma face às práticas de leitura e às atividades passíveis de serem realizadas numa cooperação entre Biblioteca/Professores/Alunos e restante comunidade educativa. Cada vez mais o mundo virtual e os ambientes digitais dominam o nosso dia-adia. Com a chegada e crescente evolução das tecnologias de informação e comunicação às escolas reconfiguraram-se metodologias, alteraram-se perspetivas e ampliaram-se novos horizontes na forma como integrar as novas ferramentas na comunidade educativa nomeadamente nos processos de ensino e aprendizagem. Ainda se colocam muitas dúvidas e interrogações acerca de uma eficaz implementação dos ambientes digitais em contexto de sala de aula e julgamos que as dúvidas inflacionam quando toca à visão de uma parceria com as Bibliotecas Escolares. Perante este cenário inovador é fundamental pensar e repensar em procedimentos eficientes e sustentáveis por forma a que as tecnologias e ambientes digitais façam parte integrante nas dinâmicas escolares. O presente estudo foi certamente, bastante desafiante tanto para professores, professores bibliotecários, alunos e restante equipa que participou no trabalho. Este, enquadra-se numa perspetiva de promoção e gosto pela leitura com recursos a meios e ambientes digitais, pelo que é justificável a sua introdução em ambiente escolar na medida em que estes têm vindo a ocupar um espaço fulcral no quotidiano da sociedade atual. Saber como, onde e porquê utilizar os recursos em ambientes digitais suscita-nos algumas questões especialmente na segurança dos espaços e recursos pesquisados e recolhidos. É, pois, neste sentido importante saber responder a dificuldades e dúvidas que possam surgir, tendo-se para tal traçado como objetivo de investigação, promover a leitura através da compreensão e incentivo ao uso de ferramentas digitais, fomentando ao desenvolvimento de habilidades no domínio das tecnologias digitais, nomeadamente no software de programação ScratchJr. sendo esta uma linguagem de programação desenvolvida para crianças dos cinco aos sete anos, com o objetivo de desenvolver o pensamento computacional com a criação de histórias e jogos interativos além de auxiliar no processo cognitivo onde as crianças podem alargar a sua imaginação e criatividade à escrita e à leitura. O estudo empírico foi desenvolvido num Agrupamento de Escolas em Beja e teve como participantes alunos do 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico. A técnica de recolha de dados incidiu numa descrição e interpretação do comportamento dos alunos em estudo descritos em guião elaborado para esse fim e registados numa grelha de observação recorrendo a uma Checklist de Envolvimento, refletindo um forte contributo para novas formas de aprendizagem através dos ambientes digitais. Desta forma, é ainda possível, detetar problemas e ultrapassar obstáculos através da prática de novos métodos de trabalho realizado de modo colaborativo. Neste sentido propusemo-nos a analisar o trabalho que a Biblioteca Escolar desenvolve utilizando o método de Observação direta participante realizada com os intervenientes, no seu contexto em sala de aula e no espaço da Biblioteca Escolar.
- As bibliotecas escolares e as (novas) tecnologias na promoção da leitura: distrito de SetúbalPublication . Pena, Maria da Graça Figueiras; Novo, AnaO presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o papel da biblioteca escolar na promoção da leitura junto dos alunos, assim como sobre a sua missão no atual contexto marcado pela globalização e pelas tecnologias. Na atual sociedade em que vivemos, apelidada de sociedade da informação e do conhecimento, e com a generalização do uso das tecnologias e da Internet, houve uma grande mudança na forma como os alunos acedem, produzem e partilham informação. As atividades escolares deixaram de estar circunscritas à sala de aula e as bibliotecas escolares assumiram novas missões, deixando de ser meros repositórios de livros ordenados em armários que revestiam as paredes. Os recursos tecnológicos exigem não só a disponibilidade de equipamentos, mas também novas competências dos professores, em especial do professor bibliotecário e da sua equipa de apoio. Optámos por limitar o nosso estudo às bibliotecas escolares do distrito de Setúbal, investigando como as tecnologias de informação impactam a promoção da leitura. Para tal, analisámos os inquéritos do Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar (MABE), da responsabilidade da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), aplicados em 2015 e em 2017 aos professores dos Agrupamentos de escolas do Distrito de Setúbal, integrados na RBE. Trata-se de um estudo de caso, de cariz qualitativo, com caráter descritivo e analítico. Verificou-se que mais de um quarto dos professores continua, entre 2015 e 2017, a afirmar que não planeia atividades com a biblioteca, como a exploração de tecnologias e de novos ambientes digitais e media. No entanto, a maioria concorda que a biblioteca ajuda os alunos na exploração e na utilização qualificada das tecnologias, da Internet e dos media, bem como reconhecem que esta tem um papel importante na promoção da leitura na comunidade escolar.
- Bibliotecas escolares: entre o físico e o digitalPublication . Lindo, Filipe Tavares Mendes Azevedo da Costa; Novo, AnaA biblioteca escolar questiona a sua essência física e a sua atualidade, quando confrontada com a globalização da tendência digital e quase imaterial da informação computadorizada. O próprio conceito de “informação” exige agora uma revisão mais frequente. A aparente liberdade de acesso e produção de informação de alcance universal põe em evidência dilemas éticos ainda mais significativos do que os que já existiram até hoje. A desmaterialização das nossas vidas, afinal, não as purifica, transporta consigo todas as nossas fragilidades humanas. A discussão acerca do papel das bibliotecas escolares na vida digital dos alunos e nas suas literacias produz uma vasta variedade de argumentos e inflama muitas opiniões. Esta discussão engloba conceitos em constante adaptação como; “moderação” ou “censura”; “verdadeiro” ou “falso”; ou “crença” e “ciência”. Para além de qualquer tendência, a biblioteca deve preparar os seus leitores para serem críticos. Também os conceitos tracionais de leitura precisam agora ser revistos, face ao crescimento das leituras em formato multimédia e da adaptação às exigências das novas gerações. A biblioteca deve adotar uma postura aprendente e de permanente atenção ao estudo etnográfico e sociológico das novas gerações, de forma poder oferecer a resposta adequada a novos requisitos. Finalmente, partindo dos inquéritos da Rede de Bibliotecas Escolares aplicados às bibliotecas escolares do distrito de Setúbal, nos anos de 2015 e 2017, encontramos as tendências de opinião dos alunos relativamente ao papel desempenhado pela biblioteca escolar na promoção de conteúdos digitais e na formação para a utilização da Internet ou dos recursos digitais e concluímos que os alunos reconhecem as valências tradicionais da biblioteca e o seu processo delicado de integração no mundo digital.
- Os desafios da preservação e conservação do património histórico-documental da Guiné-BissauPublication . Djaló, Iaguba; Bastos, GlóriaNa Guiné-Bissau, a presença colonial Portuguesa e de vários grupos sociais que durante vários séculos habitaram este país, deixaram imenso património cultural como expressão de sua tradição cultural e identidade, cujos valores marcaram sobremaneira a história política, económica, social e cultural do país. Os desafios da conservação e preservação de acervos e coleções documentais resultantes de legados históricos (testemunhos orais e escritos) deixados pelas civilizações antes da colonização portuguesa e acervos herdados do regime colonial, passando pelos documentos de diferentes suportes, ligados à história de luta de libertação nacional narrados pelos seus atores e testemunhas, até aos documentos produzidos no período pós-independência, constituem o foco deste estudo. O objetivo central da investigação é analisar o estado do património documental na Guiné-Bissau e gerar informações que possam subsidiar ações que contribuam para sua devida conservação e preservação. A pesquisa permitiu a identificação de condições das infraestruturas documentais (depósitos de arquivos, repositórios, museus e bibliotecas), meio ambiente, mobiliários e a vulnerabilidade dos acervos. Para a realização desse estudo, foi utilizada a metodologia baseada na pesquisa bibliográfica para o levantamento e análise dos dados, foram realizadas visitas aos locais e entrevistas informais com funcionários das unidades documentais e, por fim, procedeu-se a uma análise dos dados para fundamentação dos conceitos acerca do tema. Os resultados obtidos revelam as deficientes condições em que os espólios documentais se encontram atualmente, fruto sobretudo de múltiplas vicissitudes decorrentes das sucessivas crises sociais e políticas que o país tem enfrentado, exigindo decisões urgentes com vista a que o património ainda existente não desapareça irremediavelmente.