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- Mobile learning como estratégia para melhorar a aprendizagem: estudo de um caso em MoçambiquePublication . Franco, David Carlos; Bidarra, JoséO mobile learning (m-learning) têm-se revelado importante para suprir as diferentes necessidades de formação de nível superior, na medida em que representa a possibilidade de ampliação das práticas pedagógicas e alcance de maior parte da população, pelo facto dos mesmos poderem aceder às ferramentas da Educação a Distância (EaD) a qualquer momento e em qualquer lugar, principalmente em zonas recônditas. Também no ensino e aprendizagem o potencial dos livros eletrônicos (ebooks) vem se destacando pelo seu papel em ajudarem ao usuário a transformar a leitura passiva em aprendizagem interativa e dinâmica, promovendo desta feita para uma melhor retenção e apropriação das matérias. Tomando essa premissa, o presente estudo numa investigação-ação e de carácter qualitativo, propôs-se a determinar como o m-learning e a utilização de um ebook podem melhorar a aprendizagem, aumentar a motivação e dinamismo no ensino a distância em Moçambique, tomando como caso específico do Instituto Superior de Ciências e Educação a Distância – ISCED. A amostra de estudo foi constituída por estudantes que frequentam os cursos a distância ministrados pelo ISCED e tutores internos da instituição. Obtendo-se como principal conclusão que o m-learning se adequa à realidade de Moçambique e a condições socioeconómicas atuais, e que os intervenientes podem aceder com facilidade a tecnologia de informação e comunicação proposta pelo método de ensino e aprendizagem, assim como, a viabilidade do uso do ebook como recurso de aprendizagem e a idealização de proposta do plano de inserção deste recurso na plataforma de ensino, denotando-se, contudo, a necessidade de maior estudo concernente a formação de professores que possam liderar a aplicação e criação do ebook que respondam às necessidades específicas do ensino.
- Bibliotecas escolares: entre o físico e o digitalPublication . Lindo, Filipe Tavares Mendes Azevedo da Costa; Novo, AnaA biblioteca escolar questiona a sua essência física e a sua atualidade, quando confrontada com a globalização da tendência digital e quase imaterial da informação computadorizada. O próprio conceito de “informação” exige agora uma revisão mais frequente. A aparente liberdade de acesso e produção de informação de alcance universal põe em evidência dilemas éticos ainda mais significativos do que os que já existiram até hoje. A desmaterialização das nossas vidas, afinal, não as purifica, transporta consigo todas as nossas fragilidades humanas. A discussão acerca do papel das bibliotecas escolares na vida digital dos alunos e nas suas literacias produz uma vasta variedade de argumentos e inflama muitas opiniões. Esta discussão engloba conceitos em constante adaptação como; “moderação” ou “censura”; “verdadeiro” ou “falso”; ou “crença” e “ciência”. Para além de qualquer tendência, a biblioteca deve preparar os seus leitores para serem críticos. Também os conceitos tracionais de leitura precisam agora ser revistos, face ao crescimento das leituras em formato multimédia e da adaptação às exigências das novas gerações. A biblioteca deve adotar uma postura aprendente e de permanente atenção ao estudo etnográfico e sociológico das novas gerações, de forma poder oferecer a resposta adequada a novos requisitos. Finalmente, partindo dos inquéritos da Rede de Bibliotecas Escolares aplicados às bibliotecas escolares do distrito de Setúbal, nos anos de 2015 e 2017, encontramos as tendências de opinião dos alunos relativamente ao papel desempenhado pela biblioteca escolar na promoção de conteúdos digitais e na formação para a utilização da Internet ou dos recursos digitais e concluímos que os alunos reconhecem as valências tradicionais da biblioteca e o seu processo delicado de integração no mundo digital.