CIAC | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals
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Browsing CIAC | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals by Sustainable Development Goals (SDG) "10:Reduzir as Desigualdades"
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- Apresentação. Dossiê: Função Pedagógica de Cinema NegroPublication . Marcos, Adérito; Prudente, Celso Luiz; Neto, João Clemente SouzaEste dossiê tem como base reflexões e debates sobre o modo de pensar como uma questão social a situação e a imagem do negro no cinema. Quando inclui o social, o cinema aparece como uma ferramenta educacional, formadora de opiniões e mentalidades. O denominado cinema negro evidencia as complexas estruturas sociais que reproduzem a desigualdade social e o racismo, induzindo à culpabilização do povo negro.
- Digital media artefacts: hybrid praxisPublication . Marcos, Adérito; Araújo, António; Olivero, Lucas FabianThe special issue on Digital Media Artefacts, “Hybrid Praxis”, is a post-congress collective reflection about technology, science, and art. The invited authors participated in ARTeFACTo 2020 or ARTECH 2021; two key congresses were exploring state-of-the-art digital media arts. These encounters gather experiences from the academic world, practitioner world, and hybrid praxis, with art practice-based research as the common thread. If we reflect on contemporary technology, science, and art, we can see that technology is pushing more profound changes in sciences and arts than the other way around. Just take your eyes off the screen, look around you, and compare your daily life to what it was twenty or even ten years ago. Digital technology has profoundly changed your everyday life, relationships, possibilities, and how you express, explore, research, share, and do. We could therefore look exclusively into the digital domain to frame the relationship between the elements of this triad as it now stands.
- Editorial PrefacePublication . Marcos, Adérito; Caires, Carlos Sena; Estadieu, Gerald; Mendes, Daniel; Rodrigues, NunoThis annual issue embraces articles from three sets of sources: the first covers the topic Virtual Environments and Interaction Design Research at the University of Saint Joseph, Macao SAR, China works selected and guest edited by Carlos Sena Caires and Gerald Estadieu; the second set are three extended articles from the International Conference on Graphics and Interaction (ICGI’2021), selected and guest edited by Daniel Mendes and Nuno Rodrigues; and, finally, two articles from the regular pipeline.
- Média arte locativa em realidade aumentada enquanto catalisador de laços comunitários peri-urbanos e inter-geracionaisPublication . Veiga, Pedro Alves daApresenta-se uma proposta para a construção de laços comunitários por meio da prática artística participativa, apoiada num estudo de caso, no qual um curador desenvolve um projeto artístico de base comunitária em três eixos conceituais: território, participação e cultura. Partindo da boîte-en-valise Duchampiana, como coleção portátil auto-curada de artefactos, propõe-se agora uma reinterpretação, assente em dispositivos móveis e arte urbana digital. Através desta prática transmite-se conhecimento inter-geracional, preservam-se memórias e tradições, em suma, transforma-se a cultura dos lugares e das comunidades em camadas digitais que pairam sobre as suas raízes através de georreferenciação ou marcação. É nas zonas de fronteira urbana, nos redutos que resistem à onda de gentrificação, entre uma periferia quase rural e os subúrbios, que as memórias ainda existentes e resistentes podem ser preservadas, estimuladas e interpretadas, trazendo-as para a época da comunicação digital moderna.
- Práticas de ensino e aprendizagem online em Macau, Portugal e Brasil: na senda de um modelo pedagógico virtual global pós pandemiaPublication . Marcos, Adérito; Morgado, Lina; Ferreira, Ricardo AlexinoA pandemia Covid-19 teve um profundo impacto nos processos pedagógicos das universidades de ensino presencial. O confinamento obrigatório da população universitária implicou a transposição do ensino presencial em sala para as aulas realizadas online, levando a um aumento considerável do uso de sistemas de videoconferência, estabelecendo novas (ou reforçando as existentes) comunidades de aprendizagem online. Estas práticas de aprendizagem online tendem a se manter após o fim da pandemia na medida em que proporcionem alternativas complementares de contacto, partilha e colaboração em rede, determinando formas não estruturadas de modelos pedagógicos híbridos de ensino a distância. Neste artigo descrevemos práticas concretas de ensino online emergencial implementadas durante a pandemia em duas universidades de ensino presencial, a Universidade de São José em Macau; e a Universidade de São Paulo, Brasil, procedendo à sua análise crítica à luz da práxis de ensino a distância online em voga na Universidade Aberta, Portugal, uma universidade virtual de ensino a distância, tendo em vista a definição de um modelo pedagógico virtual de cariz geral que possa proporcionar princípios e linhas mestras para o planeamento, organização e implementação de oferta educativa de nível universitário administrável online para os tempos pós-pandémicos suportada nas evidências da pesquisa e tendências emergentes.
- A transdisciplinaridade na média-arte digital enquanto processo de criação-investigaçãoPublication . Marcos, Adérito; Mucheroni, Marcos; Pereira, SelmaNeste artigo, realizamos uma análise crítica e discussão sustentada acerca dos traços de transdisciplinaridade presentes na média-arte digital tanto enquanto processo criativo como também de investigação. Na análise, contrapomos os princípios da transdisciplinaridade conforme expressos na Carta da Transdisciplinaridade de 1994 e ainda o pensamento contemporâneo definidor e problematizador de um conjunto de autores de referência, complementado com as características definidoras e empíricas da média-arte digital, dando-se especial ênfase ao ciclo de criação-investigação que lhe está subjacente. Este ciclo é central na média-arte digital, um movimento artístico que se deixa instanciar por meio de artefatos, instalações e performances artísticas que são parte integrante e indissociável da nossa contemporaneidade digital.