Sociologia / Sociology
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Browsing Sociologia / Sociology by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Adaptação do Communities That Care Youth Survey para Portugal: um estudo pilotoPublication . Henriques, Susana; Rabelo, RachelO questionário Communities That Care Youth Survey (CTCYS) avalia fatores de risco e de proteção, prevendo uma série de problemas de saúde comportamentais, incluindo uso de substâncias psicoativas, violência e delinquência em jovens e adolescentes. Em 2022, o CTCYS foi adaptado para Portugal, incorporando fatores de risco e proteção, associados ao uso de substâncias psicoativas, comportamento antissocial e problemas de saúde mental em quatro dimensões: comunidade, família, escola e indivíduo-pares. O presente estudo investigou as propriedades psicométricas e a aplicabilidade do CTCYS em Portugal. O processo de adaptação envolveu a tradução e o refinamento do US CTCYS complementado de discussões em grupos focais com alunos e especialistas. Realizou-se ainda um pré-teste num dos municípios da Região Autónoma dos Açores (RAA) no sentido de aferir a consistência interna do instrumento. Os resultados indicam que a estrutura do CTCYS adaptado a Portugal capta amplamente os principais fatores de risco e proteção considerados. A versão final foi aplicada a 1218 alunos a da RAA e foi realizada nova análise de confiabilidade e validade dos constructos visando a verificação da confiabilidade dos resultados da pesquisa. De modo geral, a os resultados mostraram-se promissores. Neste artigo apresentamos a análise dos resultados que identificam maiores efeitos para o consumo de substâncias psicoativas nos jovens da RAA. O uso dos resultados do CTCYS na identificação dos fatores de risco mais proeminentes para o consumo de substâncias em adolescentes, demonstra o potencial desta ferramenta para orientação de intervenções comunitárias de prevenção.
- Alcohol consumption and night-time leisure among brasilian studentsPublication . Freitas, Heloisa; Henriques, Susana; Uvinha, Ricardo R.; Lusby, Carolin; Romera, LianaRecreational drug use is recognized by the World Health Organization as the consumption of alcoholic beverages, carried out by a portion of youth during leisure contexts. This research aimed at knowing the types of recreational drug use of a population of young Brazilian university students. This is an exploratory and quantitative research, developed through an anonymous and semi-structured questionnaire. The sample consisted of 217 university students, aged 18 to 24 from a public university in the city of Vitoria- Brazil. The results showed that the recreational uses of substances occur mostly during leisure time. Such scenarios represent, for these young people, the possibility of rupture with daily life and the adult universe, characterized by the imposition of rules. For a young group, night-time leisure represents an important context of sociability and alcohol consumption. Among those surveyed, 63.6% consumed alcoholic beverages at night outings and 45.1% almost every weekend. Regarding the pattern of use, 49% consume binge drinking, especially when drinking in informal spaces such as streets and squares due to the lower regulatory control. The results corroborate that alcohol consumption is related to leisure agendas and address issues such as autonomous expression of identities and lifestyles in contemporary society.
- Analysing biographies in transnational educational spaces: transitions to higher education of alumni from an IB school in LisbonPublication . Schippling, Anne; Abrantes, PedroTaking the example of educational biographies of alumni of an IB World School in the Lisbon region, the article aims to explore the potential of the concept of transnational educational spaces for biographical research. We focus on the biographical stage of transition to higher education as a crucial phase of students’ biographies where we can observe constructions, reconfigurations and passages between (transnational) spaces. Our results show a bias to the British system at the transition to higher education, which also has implications for regarding the IB schools as transnational educational spaces.
- Arts education in Portugal: national curricula and emancipatory projectsPublication . Abrantes, Pedro; Ferro, Lígia; Lopes, João Teixeira; Veloso, Luísa; Swinnerton, Maria de AssisThis chapter addresses the role played by arts education in the promotion of citizenship and human development, in the framework of the United Nations 2030 Agenda for Sustainable Development. Taking the Portuguese education sys tem as a case study, we describe how arts education has been conceived in the national school curricula from the 1960s until today. We then discuss three emanci patory projects of arts education.
- Before and now: the labour situation of clients in a therapeutic communityPublication . Henriques, Susana; Candeias, PedroThis article aims to identify changes in the work situation among problematic drug users (PDU) clients of an international therapeutic community located in Portugal, after the completion of treatment. In this article, we analyse these changes on the assumption that entry to the labour market is essential for effective social reintegration. To achieve our aim, we carried out a pilot study with an analysis of the administrative records of a therapeutic community and then held telephone interviews with 63 former clients. Different work-related factors were compared, with special attention being paid to the changes registered. We concluded that, after reatment, although there was greater instability, educational qualifications and the number of PDU employees with an occupation increased. There was a decrease in factory workers and an increase in administrative functions. First jobs were obtained via a more formal channel, while the most recent ones were obtained on own initiative. This leads to the conclusion that after an initial period of greater difficulties the PDU participants in this study manage to gain higher autonomy and better integration into the labour market.
- Building a framework based on european quality standards for prevention and e-learning to evaluate online training courses in preventionPublication . Henriques, Susana; Broughton, Natalie; Teixeira, António; Burkhart, Gregor; Miovský, MichaelPrevention practitioners are required to develop their skills and competencies in response to recent advances in prevention science. It is thus important to develop training programmes which ensure the development of a prevention workforce. Aiming to respond to this need, the Specialised Training Course in Addictions Prevention is based on the European Universal Prevention Curriculum (EUPC) and delivered online. In view of this being the first online course based on the EUPC, the absence of training programmes for prevention practitioners in Portugal, and the significance of international guidelines in these two domains (prevention and online distance learning), it was considered important to create a framework which supports the evaluation and monitoring of the course. This paper presents a framework for the evaluation of the specialised training course in prevention based on two models: the European Drug Prevention Quality Standards, and the adaptation of the European Standards and Guidelines to digital programmes and courses – Considerations for Quality Assurance of E-learning Provision. Given the importance of quality assurance in contemporary society, the framework presented in this paper is a tool that may be useful for evaluating other online distance learning programmes which focus on the professional development of prevention practitioners.
- Bullying homofóbico: crenças e práticas de estudantes do ensino superior em PortugalPublication . Neves, Sofia; Borges, Janete; Vieira, Cristina Pereira; Sousa, AnaO presente estudo teve como objetivo caracterizar as crenças e as práticas de um grupo de 369 estudantes do Ensino Superior português, 282 do sexo feminino e 84 do sexo masculino, com uma média de idades de 21.49, relativamente ao bullying homofóbico. A partir do preenchimento de uma ficha sociodemográfica e de três Inventários, concluiu-se que os homens praticam e sofrem mais bullying homofóbico do que as mulheres. Os/As estudantes portugueses/as que praticam comportamentos violentos contra pessoas lésbicas e gays (LG) apresentam crenças mais conservadoras sobre a orientação sexual LG e sobre o género do que os/as que não praticam. As pessoas que revelam crenças sobre a orientação sexual LG mais conservadoras são também aquelas que revelam crenças de género mais conservadoras (r=0.423, p<0.001). Os homens revelam crenças sobre a orientação sexual LG mais conservadoras (t(102.046)=-4.908,p<.001), sendo também os que praticam mais violência contra pessoas LG.
- A capacitação para a educação digital e em rede: género, equidade e desenvolvimento: perspetivas internacionaisPublication . Vieira, Cristina Pereira; Henriques, Susana; Moreira, J. AntónioA obra intitulada A Capacitação para a Educação Digital e em Rede: Género, Equidade e Desenvolvimento: Perspetivas internacionais, está centrada na necessidade de criar ecossistemas fundamentais, a partir de uma abordagem blended, que permita desenvolver situações de aprendizagem flexíveis e personalizadas. A obra está organizada em três partes. Na parte I, O papel da Universidade na Capacitação para a Educação Digital, foi redigida por professores/as e formadores/as da Universidade Aberta de Portugal (UAb), que estiveram diretamente envolvidos/as em processos de capacitação de professores/as para a docência digital em rede, dá-se especial destaque ao trabalho desenvolvido em Portugal pela UAb, em parceria com a Direção Geral de Educação, relativo à criação e desenvolvimento de ações de capacitação para a docência digital em rede no período da pandemia, quer na fase de transição digital, quer na fase de capacitação digital. A Parte II deste ebook, intitulada A educação digital e género: um caminho para a equidade, foi feita uma abordagem sobre a necessária capacitação de professores em relação ao designado “novo aluno”, com adolescentes ligados a multitarefas, destacando as implicações na capacitação da comunidade educativa e no combate às desigualdades. Paralelamente, são ainda refletidas as desigualdades de género, retratando a necessidade de empoderamento das mulheres, com um recorte para as condições das mulheres estudantes universitárias, durante o período da pandemia. Finalmente, a Parte III, Educação, Saúde e Desenvolvimento apresenta pensamentos sobre a Educação Digital em Rede, pensada como fator de Desenvolvimento, Equidade na área da Saúde e bem-estar, procurando relações desta problemática na capacitação e no desenvolvimento pessoal e social.
- Cartazes/Folhetos de Projetos de Intervenção Social: trabalhos dos/as estudantes. Ano lectivo 2023-2024Publication . Rosa, Rosário; Pereira, Sofia Castro; Ribeiro, CristinaEsta publicação reúne todos os trabalhos elaborados e partilhados pelos/as estudantes, no âmbito de um dos e-fólios da unidade curricular de Igualdade, exclusão social e cidadania (IESC) da Universidade Aberta, no ano letivo de 2023-2024. A unidade curricular IESC é uma unidade curricular optativa, disponível para as licenciaturas de Ciências Sociais e Línguas Aplicadas, com os objetivos de desenvolver o conhecimento e a reflexão dos/das estudantes sobre a (des)igualdade nas sociedades contemporâneas, estimulando as suas capacidades de investigação e intervenção neste domínio. Discutem-se teoricamente as noções de igualdade, exclusão, pobreza, classe social e cidadania, as suas diferenças e inter-relações. Explora-se a articulação destes fenómenos com processos económicos, culturais e políticos, em diferentes escalas de análise. Trabalham-se estudos recentes sobre indicadores de desigualdade, em múltiplas dimensões, comparando e explicando a evolução observada em Portugal e noutras regiões do mundo. Identificam-se ações de promoção da igualdade, inclusão e cidadania. E por fim, os estudantes são estimulados/as e orientados/as para o desenvolvimento de pequenas atividades de investigação e de intervenção sobre (des)igualdade social nos seus contextos de vida. Os cartazes e panfletos que aqui se apresentam fazem parte de um trabalho proposto na última temática desta unidade curricular ( dimensão interventiva) em que foi solicitado aos/às estudantes para que individualmente ou em grupo, construíssem um pré-projeto de combate a uma desigualdade social , que deveriam identificar, enquadrar, e propor uma intervenção localizada. Os cartazes/panfletos, que constituíram apenas a parte do trabalho correspondente à dimensão da comunicação, foram partilhados no fórum de cada turma, e comentados e discutidos pelos/as estudantes. Esta atividade permitiu que todos/as os/as estudantes conhecessem os projetos dos/as colegas da sua turma, suscitando novas ideias e questionamentos.
- A chegada de refugiados a Portugal em 2015: olhares nas redes sociais em media portugueses face à “Crise”Publication . Santos, Nuno; Sousa, Lúcio; Vieira, Cristina PereiraOs conflitos ocorridos no Médio Oriente e Norte de África provocaram a fuga, em número fora do comum, de pessoas com rumo à Europa no ano de 2015. Este fenómeno, que ganhou uma visibilidade acrescida nos media europeus, criou um conjunto de procedimentos e sentimentos antagónicos em relação aos refugiados: solidariedade e humanitarismo por um lado, hostilidade e incompatibilidade por outro. O objetivo desta pesquisa é analisar as representações sociais em comentários proferidos num conjunto de notícias acerca da chegada de um grupo de refugiados a Lisboa, partilhadas na rede social do Facebook, por alguns media portugueses. Os resultados indicam que, apesar da manifestação pública de solidariedade com que Portugal é associado, assim como manifestações de solidariedade nas redes sociais dos media, subsiste uma hostilidade em relação aos refugiados, atribuindo-lhe determinados comportamentos com base em interpretações simplistas e estereotipadas.