MESTRADO | MSc DISSERTATIONS
Permanent URI for this community
Browse
Browsing MESTRADO | MSc DISSERTATIONS by Sustainable Development Goals (SDG) "08:Trabalho Digno e Crescimento Económico"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Análise do absentismo: contribuição para a gestão de recursos humanos na indústria de refrigerantes : estudo de caso da empresa Coca Cola Bottling Sul de AngolaPublication . Alberto, Priscila Nalembe Tchitomba; Jacquinet, MarcO combate ao absentismo faz parte do planeamento dos Recursos Humanos. O absentismo, está, dentre outros aspetos, intimamente ligado à satisfação no trabalho. Com este perdem não só as organizações, mas, também os empregados, os clientes e o país (sociedade) por afetar a produtividade. O absentismo aumenta os custos, dificulta a concretização dos objetivos, e tem fortes implicações na eficiência e eficácia da empresa. Com base nos pressupostos acima descritos, pretende-se elaborar um estudo a partir de fontes secundárias: relatórios e dados estatísticos da empresa Coca-Cola, no Lubango, livros e artigos que abordam o tema em análise, tendo como recurso o método descritivo, por formas a saber que medidas, ações e políticas a empresa tem adotado para reduzir ou controlar o absentismo e, consequentemente, elaborar recomendações para reforço do plano de gestão do absentismo da empresa Coca- Cola Bottling Sul de Angola.
- Atitudes e comportamentos das famílias sobre consumo sustentávelPublication . Costa, Glória; Caeiro, SandraAs famílias da actualidade, muito associadas ao consumismo e ao materialismo têm hoje uma pesada herança a receber e a transmitir fruto dos excessos económicos e empresariais. Estudos desenvolvidos noutros países identificam inequivocamente o consumo das famílias como sendo o principal contributo para os problemas ambientais, tais como a mudança climática, a poluição do ar, o uso do solo e a produção de resíduos, colocando assim as famílias no centro do problema, pelo efeito multiplicador das suas atitudes e comportamentos. Este facto não deixa quaisquer dúvidas de que são requeridas mudanças de hábitos e de padrões de consumo para o alcance de um futuro sustentável. Dado ser uma área que ainda não tem grande desenvolvimento em Portugal, pretendeu-se com o presente trabalho contribuir para o estudo dos actuais conhecimentos relativos às atitudes e comportamentos das famílias portuguesas sobre o consumo sustentável. Este estudo centrou-se numa amostra de conveniência, os estudantes da Universidade Aberta, dada a sua abrangência geográfica, tendo sido desenvolvido um inquérito por questionário, de forma a analisar em pormenor a percepção destas famílias portuguesas sobre esta temática. E permitiu perceber de que forma as famílias agem e se comportam nas suas opções domésticas, levando à percepção das áreas onde há mais trabalho a desenvolver, por indução da inacção nessas temáticas. Como foi o caso da compostagem doméstica e dos transportes pessoais, entre outros pontos.
- Atitudes e comportamentos de bancários sobre consumo sustentávelPublication . Ferreira Junior, João; Caeiro, SandraNas sociedades contemporâneas, o consumo exacerbado responde em grande medida, pela exaustão dos recursos ambientais, estudos que compreendam as atitudes e os comportamentos no ambiente familiar, e como estes comportamentos se manifestam no ambiente corporativo são fundamentais, para o desenvolvimento sustentável. O presente trabalho pretendeu contribuir, para o entendimento dessa dinâmica de hábitos ambientais, focalizando uma amostra de conveniência, com funcionários de uma instituição financeira de economia mista, tendo sido desenvolvido a aplicação de um questionário, abrangendo vertentes como: consumo da água; consumo de energia, consumo alimentar, reciclagem, meios de transporte, compras sustentáveis, turismo ecológico, responsabilidade ambiental, e igualmente as práticas de consumo dos funcionários no local de trabalho. O inquérito aplicado com os bancários da instituição financeira permitiu identificar hábitos, que necessitam maior conscientização ambiental no ambiente familiar como uso de transporte alternativo, compra de produtos atuais e separação de recicláveis, como também hábitos mais conscientes no ambiente laboral, o qual oferece cursos e treinamentos para os funcionários na área ambiental, visando adequar-se a mecanismos regulatórios como os Princípios do Equador, cujo objetivo é garantir sustentabilidade, prevenção de impactos sociais, ambientais e de imagem, que possam criar embaraços nos empreendimentos, bem como, reduzir o risco de inadimplência no setor. Não foi possível delinear o gênero ou idade dos inqueridos que são mais conscientes nos termos ambientais e sociais. A manifestação de hábitos socioambientais mais conscientes no ambiente familiar possibilitaria um exercício mais eficiente de cidadania, bem como, contribuiria para redução dos impactos ambientais.
- A avaliação de desempenho: análise da percepção dos funcionários sobre a avaliação de desempenho : (estudo de caso : Hospital Geral de Luanda)Publication . Tchitchi, João Baptista; Jacquinet, MarcO presente trabalho busca mostrar a percepção dos funcionários do Hospital Geral de Luanda sobre a Avaliação do Desempenho. A pesquisa teve como propósito de investigar Qual é a percepção dos funcionários do Hospital Geral de Luanda sobre Avaliação do Desempenho. Sendo assim, a hipótese da presente pesquisa que foi confirmada aponta de que, os funcionários do Hospital Geral de Luanda têm a percepção do sistema da Avaliação do Desempenho como injusto e desonesto; não promove a competitividade e nem a melhoria de competências; desmotiva e promove a baixa qualidade dos serviços de atendimento aos utentes na instituição. O objectivo desta V pesquisa foi de Analisar a Percepção dos Funcionários do Hospital Geral de Luanda sobre a Avaliação do Desempenho na Instituição. Foi possível realizar a pesquisa recorrendo ao uso de recursos e técnicas estatísticas, assentando-se assim no paradigma da pesquisa quantitativa e optando- se por tipologia de pesquisa proposto pelo Vergara (2006) Quanto aos meios e quanto aos fins. Foi recolhida uma amostra de 103 funcionários de forma aleatória, tendo como instrumento aplicado para a obtenção dos resultados o questionário, com o qual os funcionários desta mesma instituição selecionados de forma aleatória tiveram a oportunidade de expor de forma clara e objectiva qual é a percepão que os mesmos têm sobre a avaliação do desempenho praticado na instituição em que pertencem. Os resultados deste estudo mostram que a avaliação de desempenho não proporciona efeitos positivos para a organização e nem para o pessoal; a mesma é entendida pelos funcionários como um processo mal concebido e conduzido para o alcance dos objetivos e metas em que gostariam de ver em prol de desenvolvimento pessoal e da organização. Pós os mesmos não tem credibilidade nos resultados apresentados porque os avaliadores não dominam os critérios de avaliação e não se comprometem com a avaliação.
- Empreendedorismo social: estudo de casos múltiplos no Barlavento Algarvio - PortugalPublication . Pereira, Isabel Maria Moita; Carvalho, Luísa; Bernardo, Maria do Rosário MatosOs elevados índices de desemprego são um grave problema no contexto social e económico do Barlavento Algarvio. Neste âmbito, o empreendedorismo, em especial a criação do próprio emprego, ganha maior relevo, assumindo-se como solução privilegiada. Para facilitar este processo torna-se evidente a necessidade de se criar equipamentos de apoio a empreendedores que pretendam criar emprego, auxiliando na fase mais problemática dos primeiros anos de vida da empresa. As incubadoras sociais visam apoiar a criação de emprego disponibilizando um portefólio de serviços adaptado às necessidades dos empreendedores e ao desenvolvimento sustentável dos projetos. Este estudo centra-se em duas destas estruturas sociais de apoio ao empreendedorismo e à criação do próprio emprego que, apesar de terem motivação e objetivos comuns, apresentam diferentes formas de atuação e gestão: A Startup Portimão e o Cowork Lagos, ambas situadas no Barlavento Algarvio. Através deste estudo pretende-se identificar as semelhanças e as diferenças entre as duas incubadoras sociais e perceber o seu papel no aumento da sobrevivência das empresas incubadas.
- A memória coletiva do Holocausto na União Europeia do século XXIPublication . Trigo, Jorge Ricardo Martins; Martins, MargaridaNa tentativa de encontrar um património comum e uma memória coletiva a todos os seus Estados-Membros, uma identidade para legitimar o crescente processo de integração europeu, a União Europeia encontrou no Holocausto um evento histórico que amplamente seria reconhecido e assimilado no seio desta, como algo a não repetir e a evitar no futuro. O uso desta memória coletiva veio assim quebrar com os postulados tradicionais de se estabelecer uma identidade nacional ou regional baseada no recordar de narrativas positivas do passado, atribuindo à união a capacidade de definir a sua razão de ser na atualidade como uma união caracterizada pela paz, inclusão e diversidade de povos e culturas, onde a dignidade e respeito pelos direitos humanos são os valores pelas quais as diversas sociedades europeias se regem. No entanto, e ainda que aceite oficialmente por todos os Estados-Membros, o princípio do século XXI foi marcado pelo questionamento do estatuto enaltecido desta memória e o conflito com a necessidade dos seus membros verem reconhecidas as suas narrativas e memórias nacionais e regionais. Também as medidas a adotar na proteção e luta contra a negação do Holocausto geraram discussões internas, onde as diversas tradições legislativas se manifestaram perante a tentativa da União Europeia impor supostas limitações à liberdade de expressão. Para além disso, e apesar de todo o esforço efetuado, a eficácia da mesma é questionável, sendo possível de identificar uma União Europeia afetada pelo surgimento e subida ao poder de vários partidos e movimentos de extrema-direita, bem como pela crescente presença de sentimentos e crimes de origem antissemitas, crimes raciais e de ódio.
- Práticas de gestão em Alojamentos Locais da Ilha Terceira: um contributo para o turismo sustentávelPublication . Monteiro, Rodrigo Mendes; Porfírio, JoséNas últimas décadas, tem se observado o crescimento exponencial do setor do turismo internacional. As condições geradas pela globalização dos mercados económicos e digitalização económica e do quotidiano humano, alargaram os horizontes de possibilidade de crescimento deste setor, e transformaram o modo como as cidades e regiões potencializam a criação de riqueza através deste. Associado ao descrito crescimento do setor, com especial enfoque na realidade portuguesa e da Região Autónoma dos Açores, começam a surgir novas e inovadoras tipologias de negócio afetas ao setor, como o são os estabelecimentos de tipologia Alojamento Local. Este novo paradigma por um lado trouxe crescimento económico, criação de riqueza, entre outros benefícios para estas regiões, mas por outro, surgem problemas de cariz ambiental, social e económico que põe em causa a sustentabilidade presente e futura, do ambiente, sociedade e economia das regiões mais afetadas pela onda de “overtourism”. Sendo a sustentabilidade ambiental, um tema de elevada importância para o setor do turismo regional e da Ilha Terceira, e a sustentabilidade social, um tema muito debatido nos tempos que decorrem devido à grave crise habitacional pelo qual estamos a passar, concentramos o presente estudo na análise do modo e papel que a sustentabilidade, nos seus três eixos representa para a gestão de estabelecimentos de Alojamento Local na Ilha Terceira. O foco central prende-se com a obtenção de resultados concretos do alinhamento da gestão desta tipologia de alojamento turístico com a normas e boas práticas para a sustentabilidade do setor a médio longo prazo.
- Os sistemas de gestão ambiental como ferramenta de cidadania e participação no contexto empresarial : um estudo de caso numa indústria gráficaPublication . Nunes, Tânia Isabel Guerreiro Cortez; Caeiro, SandraA implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) provoca mudanças significativas no contexto da organização. As alterações proveem de um conjunto de requisitos normativos e disposições legais que deverão ser colocadas em prática por todos os Colaboradores. Pretende-se com o este trabalho relacionar o aumento de conhecimentos em matéria de ambiente com a alteração de comportamentos por parte dos Colaboradores fora do seu contexto de trabalho. Este estudo pretendeu dar um contributo para que se relacione a mudança de atitude/comportamento dos Colaboradores de um setor específico na vertente ambiental, através do seu envolvimento na implementação e manutenção do Sistema de Gestão Ambiental. Esta mudança de atitudes/comportamentos, a nível empresarial, poderá contribuir para uma mudança no desenvolvimento da Sociedade. Trabalhadores formados são Cidadãos informados. Os dados apresentados são resultado de um estudo de caso realizado numa empresa da indústria gráfica. A partir da análise dos questionários realizados a um grupo de trabalhadores de uma indústria gráfica conclui-se que existe uma ligação entre a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental e a alteração de comportamentos dentro e fora da empresa. As alterações referidas pelos colaboradores focam-se sobretudo na separação dos resíduos ao nível doméstico e melhoria no controlo de consumos (água e energia). Estabeleceu-se ainda um plano de comunicação e participação com o objetivo de potenciar a formação e a sensibilização dos Colaboradores e outras Partes Interessadas no contexto de implementação de um SGA.
- A sucessão familiar dos produdores de leite micaelenses para a promoção da sustentabilidade do setorPublication . Pacheco, Diogo Jorge da Silva; Porfírio, JoséA presente investigação analisa o processo de sucessão familiar nas explorações leiteiras micaelenses, enquanto fator entendido como essencial para a promoção da sustentabilidade deste importante setor de atividade económica dos Açores. Partindo da organização atual do setor leiteiro açoriano, e observando as principais variáveis das explorações leiteiras e do setor, desenvolve-se esta investigação promovendo uma análise detalhada das variáveis consagradas para o sucesso da sucessão em empresas familiares, que se aplicam ao caso das explorações leiteiras dos Açores. Neste particular são estudadas: i) características do proprietário; ii) características do sucessor; iii) características da exploração leiteira; iv) políticas públicas e legislação ao setor; v) herança; vi) planeamento da sucessão. Toda a abordagem é desenvolvida depois com base num inquérito a 106 explorações leiteiras testado onde se procurou testar, em particular, os três estados de sucessão familiar, a saber: a) “existe um sucessor”; b) “ainda não existe um sucessor”; c) “a exploração deverá ser encerrada”. Os resultados obtidos com a análise estatística permitiram concluir que a motivação dos filhos e dimensão das explorações leiteiras são determinantes no sucesso da sucessão familiar.