Arte / Art
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Arte / Art by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- Arte e educação: a magia da dançaPublication . Martins, Amílcar; Macara, Ana; Ribeiro, Teresa; Antunes, ElisaA narrativa pedagógica e didática sobre a dança na educação elege as competências essenciais, globalizantes e integradas, praticar, conhecer, criar e apreciar, no sentido de propor uma matriz orientadora, tendo presente a formação artística e cultural dos sujeitos da aprendizagem. O foco estruturante desta narrativa sugere a necessidade de se considerarem os contributos relevantes adquiridos com as práticas da dança para o desenvolvimento pessoal, estético-artístico, multi e intercultural de todas as idades e de todas as condições. Ilustra-se e concretiza-se o conceito operativo de dança para todos através da voz e das práticas presentes, quer através de uma ampla diversidade de vivências devidamente contextualizadas, quer dos próprios sujeitos que dançam (crianças, jovens ou adultos) quer de artistas e bailarinos de vários estilos e tendências, quer ainda de pedagogia, professores e investigadores de dança.
- Arte e educação: a magia da expressão plásticaPublication . Martins, Amílcar; Antunes, Elisa; Ribeiro, TeresaExplora-se a evolução da linguagem plástica na criança, desde a garatuja até outras representações mais complexas e evoluídas do seu desenvolvimento pessoal, artístico e cultural. A narrativa fílmica visita também a dinâmica de funcionamento de um centro de animação artística, o Centro de Artes Piso o Risco, no Restelo, bem como uma escola de formação artística, a Escola Artística António Arroio, em Lisboa, e mostra o pensamento pedagógico e didático, as vivências educativas e as dinâmicas dos métodos e técnicas utilizadas pelos professores de várias áreas disciplinares: ourivesaria, tecelagem, porcelana e outras formas expressivas de aprender a olhar e a criar. Alguns artistas plásticos portugueses contemporâneos testemunham como se desencadeiam os seus processos de criação.
- Arte e educação: a magia da músicaPublication . Martins, Amílcar; Antunes, Elisa; Ribeiro, TeresaDocumentário que refere a importância do envolvimento acústico e da paisagem sonora para o ser humano. Salienta-se a dinâmica experimental e participativa dos concertos para bebés. Realçam-se igualmente quatro experiências de boas práticas educativas, artísticas e culturais no campo da música e das suas diferenciadas abordagens e metodologias de ensino-aprendizagem e de animação: a pujante experiência dos bombos desenvolvida pelos TocáRufar em escolas e espaços culturais diversos; a criação musical através da tecnologia digital em programas de computador; o impacto educativo e artístico da prática do canto coral desenvolvida por crianças e jovens do Coro Mozart da cidade de Viseu; e ainda a abordagem sobre a aprendizagem de instrumentos musicais e a sua concretização polifónica na Orquestra da Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa.
- Arte e educação: a magia da palavraPublication . Martins, Amílcar; Antunes, Elisa; Ribeiro, TeresaDocumentário em que se aborda a evolução da linguagem na criança: o grito de querer ser, as lalações, as ecolálias, a palavra, a frase, os discursos relacionais tendo por base as várias formas de expressões artísticas e a palavra como elo comunicacional. Sublinha-se a importância decisiva da criação de condições socioculturais e educacionais favoráveis ao desenvolvimento linguístico e cultural da criança. O foco da segunda parte do documentário, realizado nas "X Palavras Andarilhas", em Beja, é colocado no livro e na mediação da leitura, com ênfase para os contadores de histórias, bem como nas variáveis determinantes da comunicação, considerando-se a energia vital que é a magia da palavra para o ser humano e as comunidades culturais onde ele se integra.
- Os "dois ofícios dos olhos": ver e chorar no cinema: alguns exemplosPublication . Bello, Maria do Rosário LupiPartindo da afirmação do padre António Vieira sobre o facto de «só os olhos [terem] dois ofícios: ver e chorar», o presente ensaio procura interrogar o modo como o cinema, arte da visão, repre- senta o choro. Para tal usa-se o exemplo de vários filmes — Stromboli (1950) de Roberto Rossellini, Blade Runner (1982) de Ridley Scott, Belle de Jour (1967) de Luis Buñuel, Belle Toujours (2006) e Palavra e Utopia (2000), ambos de Manoel de Oliveira, Tabu (2012) de Miguel Gomes e ainda a breve referência a outras obras — nas quais as lágrimas apresentam um valor simbólico variável, mas sempre decisivo na sua economia significativa. Desta forma procura-se compreender e aprofundar o paradoxo constitu- tivo da ontologia do cinema enquanto arte icónica e temporal que, em última instância, busca a visibi- lidade do invisível.
- Entre Nós : entrevista a Bartolomeu dos SantosPublication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria João; Antunes, ElisaEntrevista de Raquel Santos ao professor Bartolomeu dos Santos, artista plástico. Mostra da exposição “Sonhos e Realidades”, que esteve patente na Galeria Osíris, Caldas da Rainha.
- Entre Nós : entrevista a Nadir AfonsoPublication . Universidade Aberta; Antunes, Elisa; Almeida, VítorEntrevista de Raquel Santos ao pintor Nadir Afonso e mostra da exposição "Cidade Transfigurada", que esteve patente na Galeria São Mamede, Lisboa.
- Entre Nós : entrevista a Querubim LapaPublication . Universidade Aberta; Antunes, Elisa; Parente, Ana MariaEntrevista de Raquel Santos ao professor Querubim Lapa, em registo efetuado no atelier da Escola António Arroio, Lisboa.
- Entre Nós : Fábrica Viúva LamegoPublication . Universidade Aberta; Antunes, Elisa; Guerreiro, Maria JoãoVisita à Fábrica Viúva Lamego, com entrevista ao artista plástico Rogério Ribeiro e a Duarte Garcia, diretor da Fábrica.
- Entre Nós: Eduardo Nery : arte públicaPublication . Universidade Aberta; Antunes, Elisa; Almeida, VítorEduardo Nery dá-nos a conhecer a sua arte pública, nomeadamente nos domínios do azulejo, mosaico e vitral.