LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Dissertações e Teses
Permanent URI for this community
Browse
Browsing LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Dissertações e Teses by Sustainable Development Goals (SDG) "10:Reduzir as Desigualdades"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Comunidade de prática online de professores de educação especial para promoção da educação inclusivaPublication . Valente, Ana Paula; Tomás, Cecília; Teixeira, AntónioO Decreto-Lei nº 54/2018 preconiza uma mudança de paradigma na implementação de medidas promotoras da inclusão em contexto escolar. Apresenta conceções divergentes da legislação anterior, assenta no conceito de medidas multinível e na possibilidade de todos os alunos poderem beneficiar da implementação de medidas, apenas e só quando as suas necessidades educativas assim o exigirem. As escolas e os docentes estão, ainda, num processo de experimentação da implementação dos conceitos, medidas e pressupostos definidos neste enquadramento legislativo, que abandonou o conceito de educação especial, adotando o de educação inclusiva. O docente de educação especial passa a ter novas responsabilidades como dinamizador, articulador e especialista em diferenciação dos meios e materiais de aprendizagem, mantendo o apoio aos alunos, mas também aos docentes. Face às mudanças preconizadas no DL nº 54/2018, no presente estudo recolhemos informação, junto dos professores de educação especial, de diferentes regiões do país, sobre as suas necessidades e o grau de interesse para participar numa CoP online que constituiria um espaço de partilha, análise, debate e esclarecimento, na qual estes docentes poderiam participar com o objetivo de contribuir para a promoção da inclusão. Após a recolha desta informação deu-se início ao funcionamento de uma experiência piloto de uma CoP online na perspetiva de autoformação, autoaprendizagem e formação continuada, graças às ferramentas da Web 2.0. Daqui se verificou que as comunidades de prática são iniciativas pertinentes e necessárias, pois efetivamente, estes docentes sentem necessidade de clarificar conceitos e modos de operacionalizar o preceituado na legislação quanto à promoção da Educação Inclusiva.
- A descrição parametrizada da imagem para um eLearning acessível e inclusivoPublication . Francisco, Maria Manuela Amado da Silva; Mendes, António QuintasConsiderando que os conteúdos educativos digitais e os ambientes virtuais recorrem frequentemente a imagens que assumem diversas funções, é necessário descrever estes elementos para que possam ser percecionados por quem não tem acesso visual aos mesmos. Apesar das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) explicarem as questões técnicas relativas aos alternativos textuais e darem sugestões de como descrever, a maioria das imagens não é descrita ou apresenta texto alternativo inútil. Assim, colocam-se 2 problemas: o que descrever e que descrição é mais eficaz para quem não tem contacto visual com a imagem. Face a esta problemática, este estudo apresenta uma matriz para descrever uma imagem digital em contexto de eLearning. Para validar esta matriz foram escolhidas 2 imagens, uma da categoria “Pessoas” e outra da categoria “Arquitetura”. Foi solicitada a descrição destas imagens a 2 grupos de “descritores”, 32 descreveram as imagens com base nos parâmetros encontrados (a matriz) e 34 sujeitos descreveram as imagens de forma livre. Das descrições obtidas com base na matriz elaborou-se uma descrição parametrizada com base na frequência de palavras, para a qual se desenvolveram testes de “memória”, “preferência” e “correspondência”, procurando verificar a sua eficácia. Para verificar esta eficácia de forma comparativa foram desenhados os mesmos testes com uma das descrições livres. Estes testes teriam de ser realizados por 2 grupos: um grupo que não utiliza a função visual e um grupo que utiliza a função visual. Elaborou-se um questionário de perfil para identificar os sujeitos que seriam incluídos nestes 2 grupos criados na plataforma Moodle. Foram envolvidos 23 sujeitos que não utilizam a função visual (com cegueira congénita e cegueira adquirida) e que realizaram os testes de memória auditiva e de preferência; e 97 sujeitos que utilizam a função visual (sem deficiência visual, com deficiência visual moderada e severa), sendo que metade realizou os mesmos testes que o grupo que não utiliza a função visual e a outra metade realizou os testes de correspondência e memória visual. Dos resultados obtidos podemos concluir que a descrição segundo os parâmetros apresentados é mais eficaz que a descrição “livre” e vai ao encontro da preferência dos indivíduos que não utilizam a função visual ou não têm contacto visual com a imagem.
- Educação a distância e eLearning no ensino superior em estabelecimentos prisionais em Portugal: realidades, desafios e perspetivas a partir da visão dos atoresPublication . Valente, Sónia Patrícia Silva; Moreira, J. AntónioEm Portugal, a educação é considerada um direito inalienável, sendo que a aplicação de uma pena privativa de liberdade pressupõe que o cidadão ou cidadã percam, apenas, o direito à liberdade física, devendo ser garantidas as condições necessárias para o gozo dos restantes direitos. Neste contexto de privação de liberdade, a Educação a Distância (EaD) pode assumir um papel determinante assegurando uma oferta diversificada ao nível da formação, quer a nível da aprendizagem ao longo da vida, quer a nível do Ensino Superior (ES). Com o intuito de tirar partido desta modalidade e, ao mesmo tempo, desenvolver competências de literacia digital e contribuir para a formação profissional e académica de pessoas em situação de exclusão social, em Portugal, está a ser desenvolvido um projeto na Universidade Aberta (UAb) de Educação a Distância e eLearning em Estabelecimentos Prisionais em Portugal, sendo que é neste contexto que desenvolvemos este estudo. Partindo, pois, da necessidade de realizar um retrato da realidade prisional a nível do ES a nossa investigação baseou-se numa metodologia de cariz qualitativo. Foram analisadas as perceções de estudantes reclusos da UAb (REES), de Técnicos/as Superiores de Reeducação (TSR) e elementos da Direção dos quatro estabelecimentos prisionais em análise (Coimbra, Leiria, Paços de Ferreira e Vale do Sousa), sendo que a informação recolhida foi analisada através da técnica de análise de conteúdo, como o intuito de estabelecer um quadro relativo às condições de aprendizagem dos estudantes da UAb em situação de reclusão. Através da análise realizada pudemos verificar que, à semelhança da população geral, a população reclusa está mais escolarizada, tendo novas exigências ao nível educativo e a EaD parece ser como uma resposta privilegiada para a frequência do ES e, embora não existam, ainda, espaços específicos para o ES dentro dos Estabelecimentos Prisionais (EP), existe a disponibilidade para os mesmos serem criados. Constatamos, ainda, que a principal dificuldade para a implementação do Modelo Pedagógico Virtual (MPV) da UAb em contexto prisional é o acesso à tecnologia – computadores e ligação à internet. Sendo consensual, entre todos os indivíduos participantes no estudo, que é necessário criar melhores condições para os REES e atendendo a políticas públicas como o INCoDE.2030, perspetivamos que a frequência de um curso do ES em EaD na modalidade de eLearning poderá, em breve, contribuir, para que os REES desenvolvam competência digitais – essenciais para a sua plena reinserção na atual sociedade digital.
- Formação profissional de bombeiros portugueses : aplicação da simulação virtual ao desenvolvimento das competências de tomada de decisãoPublication . Reis, Vitor; Neves, CláudiaNeste estudo abordamos a aplicação da simulação de realidade virtual (SRV) na formação de bombeiros para desenvolver as competências de tomada de decisão, através da conceção de uma ação de formação para atualização dos elementos do quadro de comando dos corpos de bombeiros no domínio da gestão de operações. O estudo foi realizado através do método de investigação-ação, em que no 1º ciclo partimos de um diagnóstico inicial para identificar os principais constrangimentos e oportunidades de melhoria que deviam ser considerados na planificação da proposta formativa. Foi concebido o programa de formação da ação, tendo por base as competências consideradas críticas para a tomada de decisão, contando para tal com um painel de peritos. O planeamento e a conceção dos recursos pedagógicos resultaram de um trabalho colaborativo entre o investigador e uma equipa de cinco formadores internos da ENB que participaram ativamente nas atividades desenvolvidas ao longo do estudo. Foi realizada a ação de formação piloto, destinada a um grupo de oito formadores internos e externos da ENB, em que foram recolhidos dados relativos ao desempenho dos formandos e sobre a avaliação da formação. Na última etapa foram identificadas as correções e as melhorias a incluir na ação de formação. No 2º ciclo de investigação-ação repetiram-se as etapas, com a implementação formal da ação de formação destinada a oito elementos do quadro de comando de diversos corpos de bombeiros do país. A avaliação do impacto das alterações introduzidas foi realizada através da análise comparativa dos resultados de aprendizagem, das avaliações atribuídas pelos formandos das duas turmas e da avaliação da equipa de formadores sobre a ação de formação. Os resultados do desempenho dos formandos e da avaliação efetuada sobre a formação permitem concluir que a ação de formação concebida neste estudo promove o desenvolvimento das competências de tomada de decisão na gestão de operações através da aplicação da simulação virtual.
- A interculturalidade e o uso das TIC na educação pré-escolar na Região Autónoma da MadeiraPublication . Perregil, Eva; Amante, Lúcia; Bastos, GlóriaNa Região Autónoma da Madeira (RAM), assim como um pouco por todo o país, as escolas estão a receber cada vez mais crianças vindas de outros países, consequência deste mundo global em que nós vivemos. Cabe a estas instituições estarem preparadas para receber esses imigrantes e ajudarem as crianças em geral a viverem a interculturalidade no seu dia-a-dia. Neste estudo, pretendeu-se verificar se os educadores de infância fomentam a educação para a interculturalidade nas crianças que têm nas suas salas e suas famílias, de que forma o fazem e se recorrem às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para fazê-lo. Aos educadores caberá certamente a função de oferecer às crianças que têm na sala um ambiente que proporcione o contacto com outras culturas e que estimule o desenvolvimento de competências e atitudes para lidar com a diversidade cultural. No estudo empírico realizado, foi adotada uma metodologia de caráter misto, com o recurso a inquéritos por questionário enviados a todos os educadores de infância das salas pré-escolares públicas da região. Realizamos também entrevistas a um conjunto de educadores com mais crianças estrangeiras e/ou de diferentes culturas nas suas salas, a dois coordenadores de projetos e dois encarregados de educação estrangeiros e efetuamos ainda uma observação não participante retratando uma prática facilitadora de adaptação de crianças estrangeiras numa sala de pré-escolar. Verificou-se que a interculturalidade, apesar de em crescente ascensão nas salas de pré-escolar da Região, nem sempre é abordada de forma aprofundada e com a atenção que requer, principalmente no que toca ao recurso às TIC, que é pouco desenvolvido. Devemos considerar que, além de pensar a interculturalidade, além de falar da interculturalidade, devemos viver a interculturalidade, tornando-a algo normal e com a qual convivemos no quotidiano acima de tudo.
- Intervenções educativas e sociais baseadas em jogos digitais de produção simplificadaPublication . Lopes, Nuno; Amante, LúciaOs Jogos Digitais são recursos que podem ser utilizados para promover competências, prevenir comportamentos ou sensibilizar populações em risco de exclusão social, especialmente jovens. A dificuldade em conjugar as particularidades dos contextos de intervenção, as necessidades e preferências dos possíveis beneficiários, a falta de recursos em Língua Portuguesa, a necessidades de se ter de adaptar constantemente o recurso e a falta de verbas para se pagar a empresas da especialidade sempre que se quer construir um jogo, são alguns dos entraves na implementação deste tipo de estratégias. Neste estudo propusemo-nos tentar compreender melhor a forma como professores, formadores, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, animadores de rua e outros técnicos sociais, nomeadamente que intervêm com jovens que se encontram em risco ou em situação de exclusão social, podem desenvolver e/ou implementar intervenções sociais e/ou educativas que se baseiam em Jogos Digitais. Para tal, verificamos que seria necessária a criação de uma metodologia que permitisse que estes profissionais fossem capazes de desenvolver, adaptar e implementar recursos adequados aos seus reais contextos de intervenção. Alicerçados no paradigma de investigação Design-Based Research, mais especificamente no modelo Integrative Learning Design, tentamos criar, implementar, avaliar e refinar artefactos educativos baseados em tecnologia, neste caso uma “Metodologia de Desenvolvimento e Implementação de Jogos Digitais Socioeducativos de Produção Simplificada” e um Jogo Digital com objetivos interventivos. O estudo dividiu-se em três grandes partes, a avaliação inicial de um problema localizado; o desenvolvimento, implementação, avaliação e reformulação de um jogo digital aplicado por técnicos sociais junto de jovens em risco ou em situação de exclusão social e a realização de um conjunto de ações de formação com o objetivo de promover e testar esta metodologia de desenvolvimento de Jogos Digitais Simples junto de um conjunto de profissionais, principalmente das áreas da educação/formação e intervenção social. Identificamos que a maioria dos profissionais que participaram no estudo consideram possível a utilização de jogos digitais como ferramentas para desenvolver competências e demostram motivação para a utilização de Jogos II Digitais de Produção Simplificada em intervenções sociais/comunitárias, como forma de incluir socialmente jovens em situação ou em risco de exclusão. As limitações inerentes ao software de edição utilizado e a falta de tempo parecem limitar o desenvolvimento destes recursos por parte destes profissionais. Já os jovens consideram ser possível aprender através destes recursos, evidenciando que gostariam de futuramente participar noutras intervenções semelhantes em que fossem utilizados jogos digitais, nomeadamente no ensino formal. Em síntese, apesar de um conjunto de limitações, parece ser possível implementar intervenções sociais e educativas relevantes baseadas em Jogos Digitais de Produção Simplificada desenvolvidos por profissionais não especialistas em programação.
- Seniores online: estudo da apropriação dos dispositivos móveis em diferentes cenários de aprendizagemPublication . Rodrigues, Carina; Morgado, LinaEsta investigação pretendeu contribuir para a redução das desigualdades digitais e para promover uma participação mais efetiva dos idosos na sociedade digital, através da utilização de dispositivos móveis táteis (DMT). O envelhecimento da população representa um dos desafios mais relevantes das sociedades do séc. XXI, do ponto de vista social, económico e político. Em toda a Europa, vários estudos revelam que a infoexclusão é um tópico de enorme relevo para as gerações mais velhas, tornando-se urgente criar iniciativas que contribuam para ajudar os mais velhos a interagir com as tecnologias digitais e a compreender os seus benefícios. Diversos estudos indicam que os seniores estão mais predispostos a utilizar DMT do que computadores, devido às suas caraterísticas e funcionalidades. O foco do estudo centrou-se nos smartphones e tablets, na mesma linha dos estudos efetuados sobre a terceira idade já que o ecrã tátil e a possibilidade de instalar aplicações móveis de forma simples e rápida, de acordo com as necessidades individuais, sem especificações técnicas, têm contribuído para que os indivíduos nesta faixa etária se apropriem destas tecnologias, mesmo sem qualquer experiência de navegação com os dispositivos. O objetivo do estudo foi investigar como promover a apropriação dos dispositivos móveis táteis (DMT) por seniores em diferentes cenários de aprendizagem, nas áreas identificadas na literatura e de acordo com os seus interesses, no quadro de dois cenários de aprendizagem: um programa para seniores em zona urbana - e um programa para seniores numa região rural, ambas sedeadas no centro do País. O estudo contemplou a metodologia Design Based-Research (DBR), uma vez que partiu da análise de problemas existentes em contextos reais e procurou compreender de que forma os seniores, se apropriaram dos DMT, de modo a encontrar soluções inovadoras que os ajudassem a usar, de forma integrada e útil, os DMT no seu quotidiano. O estudo organizou-se em 4 fases, tendo como finalidade conceber um protótipo de Modelo de Formação adequado ao uso dos DMT pelos seniores nas suas atividades diárias. A primeira fase deste estudo, pretendeu caracterizar a forma como os seniores usaram os DMT nas suas atividades diárias e os motivos que conduziram à sua utilização/ não utilização nas suas rotinas diárias, através de inquéritos por questionário e sessões Focus-Group. A segunda fase consistiu no desenho e planificação do Modelo de Formação e planificação das Oficinas de Formação. Na fase subsequente, foram dinamizadas Oficinas de Formação temáticas, com o objetivo de testar estratégias pedagógicas específicas para a formação desta faixa etária, no que diz respeito ao uso e exploração dos DMT. Na quarta fase, procurou-se analisar a forma como os seniores percecionaram o uso dos DMT nas suas atividades diárias, após terem sido sujeitos a formação. Relativamente aos resultados do estudo, os dados indicam que, após as oficinas, os seniores de ambos os cenários, usaram os DMT, essencialmente, nas áreas do lazer, saúde e bem-estar, comunicação e socialização e criação de conteúdos digitais. Quanto às estratégias pedagógicas implementadas no decorrer das oficinas, destaca-se a importância da criação de materiais de apoio adaptados, instruções claras, atividades significativas, apoio personalizado do formador, entre outros. Relativamente à perceção dos seniores do uso dos DMT após terem frequentado as Oficinas de Formação, observou-se que, de uma forma geral, consideraram as aplicações muito interessantes, úteis, exploradas em tempo adequado, de fácil compreensão no uso das rotinas, prevendo a sua continuidade. Assim, verificou-se que as Oficinas de Formação revelaram ter sido importantes, não só porque a maioria não conhecia as aplicações, tendo oportunidade de as aprofundar, como permitiu refletir e testar algumas estratégias pedagógicas capazes de auxiliar os seniores a explorar os seus DMT. O estudo também demonstrou que o protótipo de Modelo de Formação adotado se revelou adequado, uma vez que decorreram situações de Apropriação em ambos os Cenários de Aprendizagem.
- Supervisão colaborativa entre pares como estratégia para a promoção do sucesso educativo dos alunos que usufruem de medidas seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusãoPublication . Oliveira, Susana Clara Monteiro; Henriques, SusanaEste trabalho de investigação no âmbito do mestrado de Supervisão Pedagógica teve como objetivo o estudo da colaboração entre os professores titulares de turma/disciplina e os docentes de Educação Especial. Neste contexto, aceitando o progresso e os novos desafios colocados ao sistema educativo no âmbito da Educação Inclusiva, pretendeu-se desenvolver uma investigação assente no trabalho colaborativo entre os referidos docentes. O mesmo, promovido por um processo de Supervisão pedagógica horizontal e multidisciplinar em prol do desenvolvimento integral dos alunos com necessidades educativas. Deste modo, conferindo aos discentes que beneficiam de medidas seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão, o acesso ao currículo numa abordagem multinível, que os mencionados docentes gerem e adequam no quotidiano em parceria e estreita interação. De tal forma, promovem-se multiliteracias fundamentadas na premissa do desenvolvimento de competências essenciais e multidimensionais do século XXI. No desenvolvimento da referida pesquisa optou-se por um estudo de carácter qualitativo, tendo-se adotado a metodologia I-A. Com efeito, recorreu-se à observação de aulas entre pares, recolha de informação utilizando diversos instrumentos, tais como, análise documental e observação direta. Em última estância, com o objetivo de averiguar se o trabalho colaborativo entre pares docentes titulares de turma/disciplina e de Educação Especial contribuiu para o sucesso educativo dos referidos alunos, na promoção de uma Educação Inclusiva baseada em princípios de igualdade de oportunidades e equidade educativa. Os resultados obtidos no âmago da investigação permitiram-nos, essencialmente, evidenciar a relevância do fundamental trabalho colaborativo entre o docente titular turma/disciplina e de Educação Especial na construção e delineação de percursos curriculares diferenciados, em abordagem multinível. Constatamos ainda, uma efetiva supervisão pedagógica colaborativa entre os referidos docentes, com repercussão no desenvolvimento das aprendizagens essenciais ou substitutivas, objetivando a consecução do sucesso educativo.
- Vozes sobre a televisão no âmbito da educação de pessoas adultas : uma abordagem socioculturalPublication . Aires, Luísa; Trindade, Armando Rocha; Pablos Pons, Juan deA presente investigação emerge do campo epistemológico das Ciências Sociais – mais especificamente dos denominados Estudos Culturais – e fundamenta-se nas teorias de Lev Vygotski e Mikhaïl Bakhtin. A dimensão externa mais visível da perspectiva teórico-metodológica adoptada reside no seu carácter interdisciplinar, integrando propostas oriundas do âmbito da Psicologia, Filosofia, Sociologia, Ciências da Comunicação e Ciências da Educação. No estudo desenvolvido definimos como meta prioritária explorar os contributos da teoria sociocultural para a análise do papel mediador da Televisão nos processos de construção da Identidade Cultural vinculados a contextos específicos de Educação de Pessoas Adultas. Consideramos que os processos sociais e culturais que configuram o quotidiano das sociedades hodiernas produzem-se, sobretudo, como acontecimentos comunicativos mediáticos que interferem não só nas formas de organização social como também nos processos de construção de identidade cultural. Esta dimensão da realidade social constitui um importante repto para as Ciências da Educação, participantes na produção de novos discursos sobre os processos de aprendizagem observados nos diferentes âmbitos da acção humana. A concepção vygotskiana de mediação cognitiva e o papel dos signos – linguísticos e não linguísticos – na criação do pensamento humano associada à perspectiva bakhtiniana de discurso enquanto comunicação, dialogia, voz, género discursivo permitem-nos a abordagem sociocultural da oralidade como manifestação da linguagem nos modos de pensamento humano. Mediante o uso, domínio, privilegiação, reintegração e apropriação de diferentes instrumentos mediadores, os agentes criam outros instrumentos transformando o sentido e a natureza dos primeiros. Neste contexto, definimos como objectivo central da investigação estudar as formas de mediação protagonizadas pela Televisão em geral, e por um programa cultural televisivo, em particular, nos discursos escolares. Para tal, seleccionámos quatro grupos naturais de alunos do Ensino Recorrente pertencentes a diferentes níveis de escolaridade – 1º, 2º e 3º ciclos. A metodologia de recolha e análise de informação adoptada é de natureza qualitativa exploratória. A partir da aplicação da técnica de grupos de discussão e da metodologia microgenética inseridas na dinamização de actividades escolares orientadas pelos temas “A Televisão e o Quotidiano” e “O documentário Senhora Aparecida”, acedemos à exploração da privilegiação e reintegração do papel da Televisão como instrumento mediador nos processos educativos. O contraste teórico de uma proposta metodológica para a análise da mediação sociocultural com base na acção discursiva escolar, a exploração do método de grupos de discussão no estudo da mediação produzida por instrumentos culturais específicos como é o caso da Televisão e a análise de estratégias de resolução de problemas a partir dos discursos produzidos no contexto da aplicação da metodologia microgenética desocultam-nos um conjunto de propostas sobre a importância do diálogo na Educação de Pessoas Adultas, os modos de apropriação de programas de Televisão específicos e o papel dos contextos escolares na articulação de relações semânticas descontextualizadas e contextualizadas nas vozes dos agentes.