Mestrado em Informação e Sistemas Empresariais | Master's Degree in Information and Enterprise Systems - TMISE
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Browsing Mestrado em Informação e Sistemas Empresariais | Master's Degree in Information and Enterprise Systems - TMISE by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Abordagem à integração de apuramento diário de fluxos de caixa com múltiplos terminais de faturaçãoPublication . Santos, Carlos André Pinto dos; Silva, Miguel Mira da; São Mamede, HenriqueEsta dissertação tem como objetivo melhorar a eficiência e o controlo financeiro através da "Automatização do Apuramento Diário de Fluxos de Caixa com Múltiplos Terminais de Faturação”. Perante a crescente necessidade de automação na gestão financeira este revela-se um tema importante no ambiente em análise. Perante um cenário onde frequentemente são detetados erros nos resumos de faturação dos terminais, com origem nos documentos de correção, os objetivos passam pela colmatação desta falha e pela redução significativa do tempo despendido nas tarefas rotineiras de conferência enquanto se melhora a precisão dos relatórios financeiros. A abordagem estratégica inclui a implementação de tecnologias avançadas e práticas inovadoras, como a automatização do apuramento financeiro, não apenas procurar otimizar tarefas operacionais, mas também visa estabelecer um novo padrão de excelência na fiabilidade da gestão financeira. Este processo envolve a integração de soluções tecnológicas que simplificam a análise de dados dos terminais permitindo uma melhor resposta às análises financeiras e prontidão dos resultados. Esta pesquisa aspira a uma transformação significativa na forma como a empresa lida com o Apuramento Diário dos Fluxos de Caixa prevendo-se uma redução substancial dos erros, agilizando a tomada de decisões. A implementação de soluções deste tipo posiciona a empresa na vanguarda das práticas financeiras modernas, promovendo eficácia operacional e confiança nos relatórios financeiros diários. A concretização desta pesquisa não apenas atenderá às exigências atuais de eficiência, mas também preparará a organização para enfrentar futuros desafios na gestão financeira com uma abordagem ágil e inovadora.
- Adoção de E-learning nas organizaçõesPublication . Almeida, Lara Maria Lopes Ferreira de Pinho e Duarte de; Silva, Miguel Mira daAs pessoas são o recurso mais importante nas Organizações que inevitavelmente têm de ter a capacidade de dar resposta às exigências do mercado, o que implica o desenvolvimento de planos da formação específicos, adequados às necessidades identificadas, bem como à utilização de ferramentas inovadoras que apresentem a flexibilidade requerida para as exigências no âmbito da realidade do mundo empresarial [1]. Segundo o estudo realizado em 2014, “360.º Panorama E-Learning Governação & Práticas de E-Learning em Portugal”, desenvolvido entre a TecMinho – Interface da Universidade do Minho, e a Quaternaire Portugal, o número de Organizações que proporcionam formação aos seus colaboradores através da modalidade de aprendizagem e-learning está em crescimento, no entanto, a resistência em relação ao uso deste regime continua a ser um fator que limita o desenvolvimento de um maior número de programas de e-learning em Portugal. Desta forma, o objetivo deste estudo é identificar as medidas de combate às desvantagens do e-learning, determinantes para a adoção desta modalidade nas Organizações. A identificação destas medidas, consideradas como as mais relevantes neste estudo, pretende ajudar todos os interessados, na área da formação profissional, na implementação de programas de formação através da modalidade e-learning, no sentido de permitir às Organizações potenciar as suas vantagens e trabalhar de forma a minimizar as suas desvantagens.
- Adoption of ISO 20022 for paymentsPublication . Constantino, João Carlos Setúbal; Silva, Miguel Mira da; São Mamede, HenriqueO cenário dos sistemas de pagamentos mudou significativamente na última década, e mais mudanças estão no horizonte para os próximos anos. A adoção global da norma ISO 20022 é uma iniciativa de grande alcance e impacto. Tanto as instituições financeiras como os seus clientes corporate são encorajados a proativamente se adaptarem a um cenário em constante mudança e evolução, e assim colher os benefícios de uma adoção oportuna, eficaz e sustentável. Apesar do impacto dessa iniciativa, além das instruções técnicas, faltam modelos de referência que possam auxiliar no processo de adoção efetiva da norma ISO 20022 para a realização de pagamentos. Para resolver este problema, propõe-se um modelo de adoção, composto por um conjunto de diretrizes, boas práticas, templates para recolha e mapeamento de requisitos, e um conjunto de objetos técnicos que permitem flexibilidade e a transformação dos dados no seu formato final. Este modelo é aplicado num contexto real, numa organização que pretende adotar a norma ISO 20022. O desenvolvimento de tal modelo, dota os adotantes, não apenas ferramentas para aderir com sucesso à norma ISO 20022, mas também a possibilidade de criação de uma fábrica de pagamentos eficiente e sustentável.
- Análise de sentimento e desempenho de participantes em MOOC da Universidade Aberta de PortugalPublication . Pinto, Herbert Laroca Mendes; Rocio, VitorA escrita é uma forma de registro da expressão humana. Durante a escrita são expressos fatos e opiniões, posteriormente armazenados em sistemas de informação. As plataformas de e-learning são ambientes educacionais de ensino à distância e exemplo de sistemas de informação que armazenam fatos e opiniões. Um caso específico de ambiente de e-learning é o MOOC (Massive Open Online Course). O objetivo desta pesquisa é combinar quatro API (Interface de programação de aplicativo) de análise de sentimento, nomeadas Amazon Comprehend, Google Natural Language, IBM Watson Natural Language Understanding e Microsoft Text Analytics e criar a média ponderada dos scores destas APIs para efetuar a análise da polaridade do sentimento em um ambiente MOOC. Outro objetivo desta pesquisa é estudar se existe relação entre a polaridade de sentimento expressa nas intervenções online e o aproveitamento acadêmico dos participantes em MOOC da Universidade Aberta de Portugal. A pesquisa cita e discute os trabalhos relacionados, classificados por abordagens técnicas. A solução é demonstrada com etapas bem definidas tanto do ponto de vista científico quanto do ponto de vista metodológico. É utilizada uma visão científica positivista, com análise racional e qualitativa de dados experimentais, coletados de sistemas de informação e aplicados a um ambiente já operacional. A pesquisa é avaliada em termos de revocação (recall) e precisão da análise algorítmica de sentimentos, confrontada com sentimentos classificados de forma qualitativa por humanos. As conclusões apontam que o método de análise combinada da polaridade de sentimento é válido para efetuar medidas precisas de polaridade de sentimento no ambiente MOOC e que não existe relação direta entre a polaridade de sentimento e o aproveitamento acadêmico dos participantes em MOOC da Universidade Aberta de Portugal.
- Os anúncios do Instagram: perspetiva da geração MillennialPublication . Baptista, Kelly Drumond; Silva, Miguel Mira daO avanço das tecnologias tem permitido mais competitividade às empresas e novas formas de atingir a geração Millennial, geração essa altamente consumidora e conectada às redes sociais. Muitas empresas utilizam os anúncios de redes sociais como meio de comunicação e promoção, mas, devido ao número de anúncios aos quais os consumidores são expostos todos os dias, a resistência à publicidade online tem aumentado. Questões de privacidade, intrusão e ceticismo surgem entre a geração Millennial. Mas por outro lado, a aderência ao Instagram continua a aumentar, rede social cada vez mais carregada de conteúdos promocionais. Surge assim a necessidade de cruzar dois tópicos: a alta aderência à rede social Instagram pelos Millennials e a grande resistência que esta geração demonstra face aos anúncios de redes sociais. Assim, nesta pesquisa visou-se aprender sobre a personalização e privacidade dos anúncios do Instagram, as razões de adesão da geração Millennial ao Instagram, e a reação dos Millennials face aos anúncios do Instagram. Para além da realização do enquadramento teórico e revisão sistemática da literatura, o método qualitativo foi adotado por meio de entrevistas semi-estruturadas a fim de evidenciar as diversas opiniões, pensamentos e experiências da geração Millennial face aos anúncios do Instagram. 15 entrevistas foram realizadas via videochamada, sendo que todas as transcrições foram analisadas por meio da análise temática de conteúdo. Resultados indicam que embora os Millennials consideram os anúncios do Instagram eficazmente personalizados, relevantes e não intrusivos, manifestam ignorar tipicamente os anúncios e possuir algumas preocupações de privacidade. Contudo, as preocupações não são suficientes para deixarem de usufruir do Instagram. A superioridade e diferenciação do Instagram é notável, e fazer parte desta experiência social leva os Millennials a aceitar os anúncios como custo da rede social gratuita.
- Arquitetura de informação em plataforma colaborativa como suporte à gestão do conhecimento do condóminoPublication . Barbagli, Ignez; São Mamede, HenriqueReconhecida a necessidade de existência de uma plataforma Web colaborativa dirigida à comunidade dos condóminos em Portugal, pretende este trabalho contribuir para agregar informação diversificada e desenvolver uma comunidade associada a tal plataforma. O problema está associado à dispersão de informação do sector dos condomínios que se encontra na Web e na padronização inerente ao sector. O objetivo geral a atingir era modelar a arquitetura de informação para uma plataforma colaborativa de Gestão do Conhecimento sobre o modelo de gestão dos condomínios e sua implementação. Para responder as questões de qual será o modelo de arquitetura de informação apropriado para uma plataforma colaborativa ou ainda, como a gestão do conhecimento pode contribuir como um instrumento de competitividade em ambiente Web, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a modelação da Arquitetura da Informação e Gestão do Conhecimento adequada à agregação do valor por meio de uma plataforma colaborativa orientada ao sector dos condomínios. Foram realizados dois inquéritos através de questionários. O primeiro ao utilizador da plataforma correspondente a uma amostra da população de condóminos para saber qual é o perfil de utilizador, a satisfação associada a administração, bem como, da importância da plataforma e seus serviços informativos. E o segundo inquérito para validação do trabalho, recorrendo a avaliação de profissionais de administração de condomínios. Por fim, o protótipo foi ajustado de acordo com as indicações desses profissionais.
- Arquitetura de sistemas viáveis aplicada à manutenção 4.0Publication . Câmara, Rafael Albuquerque; São Mamede, Henrique; Santos, Vitor DuarteFace ao crescente processo da quarta revolução industrial de forma contínua nos dias atuais, as grandes indústrias para se manterem competitivas e ativas no mercado são obrigadas a inovar seu processo de manufatura industrial, aperfeiçoando o processo de produção fabril por meio de novas tecnologias interconectadas e autônomas. No processo de manufatura de uma fábrica, a diversidade e a complexidade de componentes vêm aumentando progressivamente com a evolução da tecnologia, e com isso a deteção e análise de falhas torna-se cada vez mais difícil de controlar na automação fabril, principalmente no meio de tanta informação e volume de dados que é gerada atualmente por máquinas interligadas em redes, sensores e a Internet. Visto que a redução do tempo, o aumento da qualidade e a diminuição do custo para fabricação de produtos industrializados são os maiores catalisadores de uma empresa de sucesso para a Era atual chamada Manutenção 4.0, esse trabalho propõe ilustrar um modelo de Arquitetura de Sistemas de Informação onde, utilizando o Modelo de Sistemas Viáveis, seja possível realizar ajustes de forma automática nos subsistemas relacionados com sistemas Ciber-físicos e Sistemas de Execução de Fabricação (comumente conhecidos como MES - Manufacturing Execution System) dentro do modelo de Manufatura Digital e, adicionalmente, mitigar as falhas de maquinas através de análises preditivas de volumes massivos de dados utilizando algoritmos com funções inteligentes e Data Mining (DM), a fim de estabilizar automaticamente toda a cadeia de sistemas de forma rápida e eficaz.
- Controlo do investimento em ativos com recurso a automaçãoPublication . Ferreira, Diogo Jorge da Silva; Silva, Miguel Mira daA tecnologia RPA (Robotic Process Automation) encontra-se cada vez mais presente no dia-a-dia das organizações. Nas áreas financeiras, incluindo contabilidade, fiscalidade e auditoria, as empresas procuram cada vez mais otimizar processos e automatizar tarefas repetitivas e rotineiras. Uma das tarefas fundamentais para garantir a regularidade técnica das empresas é o controlo do investimento efetuado, promovendo uma comparação clara entre o investimento planeado e o efetuado em várias categorias de ativos. Construir métricas tendo por base esses dados é uma mais-valia preciosa para a gestão da empresa, que permitirá uma tomada de decisão mais assertiva e informada. Através da automação dos processos de análise com recurso a Robotic Process Automation (RPA), será possível obter ganhos de tempo e de energia, o que permitirá disponibilizar a informação de forma atempada, o que se traduzirá numa vantagem importante para a gestão operacional e estratégica da organização. Assim, esta análise contribui para a literatura ao integrar a Investigação-Ação como metodologia, destacando a criação de um artefacto prático que permitirá agilizar a elaboração de análises e anular deficiências de controlo interno.
- Dashboard empresarial para uma autoridade reguladora das comunicaçõesPublication . Chemane, Miceles Miguel; São Mamede, HenriqueAs Autoridades Reguladoras das Comunicações enquanto entidades responsáveis pela regulação, supervisão e fiscalização dos setores postais e telecomunicações, cooperam entre si a diversos níveis com o objetivo comum de promover e facilitar o desenvolvimento dos setores postal e de telecomunicações de forma harmoniosa, competitiva e acessível dentro dos padrões de qualidade. Por natureza, a capacidade de análise, tratamento de dados e tomada de decisões neste tipo de organização é um fator crítico de sucesso e impactua diretamente na economia do país. A Visualização da Informação procura tornar a interpretação de dados mais eficiente por forma a facilitar o processo de tomada de decisões. Pretende-se com o presente trabalho desenvolver um protótipo de dashboard, que permita o regulador ter visibilidade do mercado que regula e tomar as devidas medidas regulatórias para bem o mercado. A metodologia empregue foi a Design Science Research – DSR, por ser um método de pesquisa científica onde o pesquisador está comprometido em resolver um problema prático num contexto específico por meio de um artefacto e gerar novo conhecimento científico. Após a identificação dos indicadores de desempenho que permitem avaliar o desempenho do setor de telecomunicações, foi desenvolvido e avaliado o protótipo funcional de um dashboard. Os resultados da avaliação controlada apontam para uma boa usabilidade do dashboard.
- Decision support guidelines for integration of application: support in the banking areaPublication . Holtz, Tainá Pereira; Santos, Arnaldo; Silva, Miguel Mira daNo sector bancário, um ambiente altamente competitivo e regulado, a colaboração efetiva entre as equipas de desenvolvimento e de suporte aplicacional surge como um fator crítico para manter a qualidade do serviço, a satisfação do cliente e a eficiência operacional. Neste contexto, o presente estudo visa aprofundar esta interação, explorando em detalhe os principais desafios enfrentados por estas equipas e propondo um conjunto abrangente de orientações baseadas em evidências para melhorar a colaboração e o desempenho esperado dos envolvidos no processo. Esta investigação iniciou-se com uma revisão sistemática da literatura, seguindo o protocolo de Barbara Kitchenham, para identificar a informação, existente relacionada com o problema deste estudo, destacando os principais obstáculos, lacunas e recomendações para o tratamento do apoio a aplicações no sector bancário. Seguiu-se a aplicação da metodologia de investigação suportada por um Survey que foi conduzida através de entrevistas semiestruturadas a 9 (nove) profissionais experientes do sector bancário que operam em diferentes locais do setor bancário distribuídos pelo mundo. Os entrevistados foram selecionados com base na sua experiência e no cargo relevante que ocupam em cada uma das suas instituições bancárias, oferecendo uma perspetiva rica e diversificada sobre os processos, a eficiência, a qualidade e o impacto da colaboração em equipa. Neste contexto, este estudo pretende contribuir para a literatura existente sobre a gestão das TI no sector bancário e fornece perspetivas e orientações práticas que as organizações bancárias podem adotar para melhorar a eficiência operacional, a qualidade dos serviços e a satisfação dos clientes. A extração e análise de dados aos 9 entrevistados, suportada pela aplicação nVivo, revelou que a aplicabilidade destes resultados pode considerar-se significativa para gestores de TI, programadores de software e profissionais de apoio a aplicações que pretendam otimizar o fluxo de trabalho e a colaboração, enquanto enfrentam os desafios do ambiente bancário desenvolvido, tal como se apresenta atualmente.