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- Análise de sentimento e desempenho de participantes em MOOC da Universidade Aberta de PortugalPublication . Pinto, Herbert Laroca Mendes; Rocio, VitorA escrita é uma forma de registro da expressão humana. Durante a escrita são expressos fatos e opiniões, posteriormente armazenados em sistemas de informação. As plataformas de e-learning são ambientes educacionais de ensino à distância e exemplo de sistemas de informação que armazenam fatos e opiniões. Um caso específico de ambiente de e-learning é o MOOC (Massive Open Online Course). O objetivo desta pesquisa é combinar quatro API (Interface de programação de aplicativo) de análise de sentimento, nomeadas Amazon Comprehend, Google Natural Language, IBM Watson Natural Language Understanding e Microsoft Text Analytics e criar a média ponderada dos scores destas APIs para efetuar a análise da polaridade do sentimento em um ambiente MOOC. Outro objetivo desta pesquisa é estudar se existe relação entre a polaridade de sentimento expressa nas intervenções online e o aproveitamento acadêmico dos participantes em MOOC da Universidade Aberta de Portugal. A pesquisa cita e discute os trabalhos relacionados, classificados por abordagens técnicas. A solução é demonstrada com etapas bem definidas tanto do ponto de vista científico quanto do ponto de vista metodológico. É utilizada uma visão científica positivista, com análise racional e qualitativa de dados experimentais, coletados de sistemas de informação e aplicados a um ambiente já operacional. A pesquisa é avaliada em termos de revocação (recall) e precisão da análise algorítmica de sentimentos, confrontada com sentimentos classificados de forma qualitativa por humanos. As conclusões apontam que o método de análise combinada da polaridade de sentimento é válido para efetuar medidas precisas de polaridade de sentimento no ambiente MOOC e que não existe relação direta entre a polaridade de sentimento e o aproveitamento acadêmico dos participantes em MOOC da Universidade Aberta de Portugal.
- Improving software quality using design thinking with scrumPublication . Rosal, Tatianna; Silva, Miguel Mira daO objetivo desta dissertação é associar o Design Thinking com o Scrum para a melhoria da qualidade do software. As metodologias associadas colaboram para aumentar a velocidade dos backlogs ao cliente-utilizador na fase inicial de um projeto de desenvolvimento de software. A metodologia de pesquisa é o estudo de caso por meio de entrevistas e inquéritos com profissionais de TI, e a apresentação prática de um único estudo de caso. A recolha de dados quali-quantitativa por inquérito foi feita a profissionais no LinkedIn e a um grupo intitulado “Mulheres de Produto” do Slack. O estudo apresenta como resultado variados métodos e ferramentas complementares ao Design Thinking e ao Scrum para prevenir problemas de software. Foi revelado que times multidisciplinares tendem a adaptar-se de forma ágil e criativa devido à combinação do Design Thinking com o Scrum sempre com a participação do utilizador. De acordo com o público-alvo desta investigação, o valor percebido pelos utilizadores é satisfatório quando observadas as necessidades destes por meio da conjugação das entrevistas, da validação do MVP (Minimum Viable Product) e das sprints backlogs completadas. As implicações diretas deste estudo são a comunicação eficiente e a capacidade analítica do time, a participação do utilizador, a entrega contínua, e o desenvolvimento de software com uma proposição de valor intrínseco. A limitação está no fato de o público-alvo ser de profissionais brasileiros, exclusivamente, e pelo fato de apresentarmos um único estudo de caso.