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- Arquitetura de informação em plataforma colaborativa como suporte à gestão do conhecimento do condóminoPublication . Barbagli, Ignez; São Mamede, HenriqueReconhecida a necessidade de existência de uma plataforma Web colaborativa dirigida à comunidade dos condóminos em Portugal, pretende este trabalho contribuir para agregar informação diversificada e desenvolver uma comunidade associada a tal plataforma. O problema está associado à dispersão de informação do sector dos condomínios que se encontra na Web e na padronização inerente ao sector. O objetivo geral a atingir era modelar a arquitetura de informação para uma plataforma colaborativa de Gestão do Conhecimento sobre o modelo de gestão dos condomínios e sua implementação. Para responder as questões de qual será o modelo de arquitetura de informação apropriado para uma plataforma colaborativa ou ainda, como a gestão do conhecimento pode contribuir como um instrumento de competitividade em ambiente Web, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a modelação da Arquitetura da Informação e Gestão do Conhecimento adequada à agregação do valor por meio de uma plataforma colaborativa orientada ao sector dos condomínios. Foram realizados dois inquéritos através de questionários. O primeiro ao utilizador da plataforma correspondente a uma amostra da população de condóminos para saber qual é o perfil de utilizador, a satisfação associada a administração, bem como, da importância da plataforma e seus serviços informativos. E o segundo inquérito para validação do trabalho, recorrendo a avaliação de profissionais de administração de condomínios. Por fim, o protótipo foi ajustado de acordo com as indicações desses profissionais.
- Sustainability assessment and benchmarking in higher education institutions: a critical reflectionPublication . Caeiro, Sandra; Sandoval Hamón, Leyla Angélica; Martins, Rute; Bayas Aldaz, Cecilia ElizabethHigher Education Institutions (HEIs) play a crucial role in implementing practices for Education for Sustainable Development (ESD). This implementation should be done in different dimensions according to a holistic and whole-school approach. Different tools have been adapted and developed to assess this integrated approach. The aim of this research is to critically reflect the existing tools to assess and benchmark ESD implementation and to discuss their applicability in two case studies. Two public Universities in Southern Europe, with headquarters in the capitals of Portugal and Spain were selected to assess and compare the integration of ESD according to a whole-school approach—Universidade Aberta in Portugal and Universidad Autónoma de Madrid in Spain. After a critical analysis of the existing tools based on literature review and a list of criteria classified by experts, two tools were selected to be applied in the case studies. The online Sustainability Tracking, Assessment & Rating System Reporting Tool was used in Universidade Aberta and Green Metrics tool was used in Universidad Autónoma de Madrid. The tools were complemented with focus group with key-actors in both universities. The results obtained allowed to identify the need to define a common objective of the assessment tools and limitations they still have. The tools need improvements on their development namely to integrate the external impact of Higher Education Institutions on sustainability, to integrate participatory processes and to assess non-traditional aspects of sustainability. This research hopes to contribute to the continuous research about the usefulness of these assessment and benchmarking tools as drivers to HEIs improve their sustainability performance and their role as agents of changes.
- Competência metafórica dos falantes de português língua de herança na SuiçaPublication . Almeida, Bárbara Mota de; Batoréo, HannaNum contexto plurilingue na Suíça, país com uma diversidade linguística bastante presente, desenvolvemos o nosso estudo com o objetivo de compreender como se caracteriza a competência metafórica dos falantes de português como língua de herança (PLH). Apesar do conceito de língua de herança ser relativamente recente, a investigação dos últimos anos na área específica do PLH tem sido muito profícua (cf., entre outros, Flores, 2013a; Flores & Melo-Pfeifer, 2014; Melo-Pfeifer, 2016; Ferreira, 2016) e tem contribuído para um melhor conhecimento deste grupo de falantes. Assim, e tendo a Suíça uma comunidade portuguesa muito numerosa com cerca de 10.000 alunos a frequentar os cursos do Ensino do Português no Estrangeiro (EPE) no ano letivo de 2018/2019, torna-se imperativo investigar e conhecer melhor este público para que as práticas linguísticas e didáticas possam ser adaptadas ao mesmo e tornarem-se, assim, mais efetivas. Por sua vez, a competência metafórica (cf. Danesi, 1993; Batoréo, 2015), entendida como a capacidade de compreender e produzir expressões metafóricas, ubiquamente presentes na linguagem do quotidiano, é uma competência linguística essencial para qualquer falante. Com a presente dissertação procuramos analisar a competência metafórica, nomeadamente ao nível da produção de expressões corporizadas com as palavras ‘mão’ e ‘pé’, de dois grupos de falantes de PLH na Suíça de faixas etárias diferentes. Ambos os grupos são constituídos por falantes de PLH que frequentam o 7º ano e o 10º, 11º e 12º anos dos cursos do EPE da cidade de Chur, situada na região germanófona da Suíça. Com base na análise do corpus do grupo de falantes de PLH e comparando-o com o grupo de controlo de língua materna, concluímos que a competência metafórica nos dois grupos etários de PLH não é significativamente diferente e que, simultaneamente, os falantes mais novos de PLH têm uma competência metafórica muito próxima da dos falantes nativos, enquanto nos mais velhos verificamos uma competência metafórica menos desenvolvida em comparação com a dos falantes nativos.