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- Adoção de E-learning nas organizaçõesPublication . Almeida, Lara Maria Lopes Ferreira de Pinho e Duarte de; Silva, Miguel Mira daAs pessoas são o recurso mais importante nas Organizações que inevitavelmente têm de ter a capacidade de dar resposta às exigências do mercado, o que implica o desenvolvimento de planos da formação específicos, adequados às necessidades identificadas, bem como à utilização de ferramentas inovadoras que apresentem a flexibilidade requerida para as exigências no âmbito da realidade do mundo empresarial [1]. Segundo o estudo realizado em 2014, “360.º Panorama E-Learning Governação & Práticas de E-Learning em Portugal”, desenvolvido entre a TecMinho – Interface da Universidade do Minho, e a Quaternaire Portugal, o número de Organizações que proporcionam formação aos seus colaboradores através da modalidade de aprendizagem e-learning está em crescimento, no entanto, a resistência em relação ao uso deste regime continua a ser um fator que limita o desenvolvimento de um maior número de programas de e-learning em Portugal. Desta forma, o objetivo deste estudo é identificar as medidas de combate às desvantagens do e-learning, determinantes para a adoção desta modalidade nas Organizações. A identificação destas medidas, consideradas como as mais relevantes neste estudo, pretende ajudar todos os interessados, na área da formação profissional, na implementação de programas de formação através da modalidade e-learning, no sentido de permitir às Organizações potenciar as suas vantagens e trabalhar de forma a minimizar as suas desvantagens.
- A arqueologia no Instituto de Coimbra vista através da correspondência postal recebidaPublication . Matos, Sérgio Filipe Félix Pacheco de; Cardoso, João LuísO Instituto de Coimbra foi uma academia científica e literária fundada em 1852, tendo a sua última acta registada em 1985. Tratava-se de uma academia multi-disciplinar criada para prosseguir activamente o desenvolvimento do Saber nas mais variadas áreas da Ciência e da Literatura, em linha com o espírito da época. A presente dissertação propõe-se abordar a área de Arqueologia no Instituto de Coimbra através da correspondência postal recebida por aquela instituição. Nessa medida, começaremos por fazer uma pequena resenha histórica e orgânica do Instituto de Coimbra e da sua secção de arqueologia. Falaremos depois nos congressos luso-espanhóis para o progresso das ciências e do papel do Instituto de Coimbra na organização dos mesmos. Será também apresentada uma pequena biografia de cada um dos arqueólogos que se corresponderam com o Instituto de Coimbra, seguindo-se por último a análise das cartas e bilhetes postais em questão.