RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning
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Browsing RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning by Sustainable Development Goals (SDG) "10:Reduzir as Desigualdades"
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- Aprendizagem ao longo da vida: perceções sobre o b-learning naformação pedagógica inicial de formadoresPublication . Costa, Richelme; Monteiro, AngélicaO artigo explora as perceções de formandos sobre a Formação Pedagógica Inicial de Formadores na modalidade b-learning num centro de formação de Portugal. A análise da perceção dos formandos objetiva a possibilidade de estudar o b-learning como modalidade de ensino que promove a formação e os processos de aprendizagem ao longo da vida, bem como o acesso à inclusão digital. Os dados relativos ao percurso de aprendizagem em regime de b-learning foram recolhidos por um questionário direcionado aos formandos e através de análise de documentos disponibilizados pelo centro de formação entre 2012 e 2018. A análise dos dados trouxe resultados relativamente ao aumento da procura pelo b-learning, uma breve caraterização dos que optam por essa modalidade e considerações feitas pelos formandos sobre a sua experiência de formação. Os formandos evidenciam que, na modalidade b-learning,houve uma melhor adaptação às tecnologias, melhor conciliação de horários e impacto positivo em perspetivas relacionadas à recolocação no mercado de trabalho. O estudo destas práticas educativas inovadoras enquadra-se nos objetivos da Agenda 2030 e torna-se ainda mais relevante diante do contexto pandémico motivado pela COVID-19, onde a formação híbrida ganha destaque face às restrições sanitárias.
- Elementos de tecnologia assistiva em jogos sérios: reinventando a escola na perspectiva inclusiva para o estudante com deficiênciaPublication . Pereira, Elen Gomes ; Reis, Cristina de Araújo RamosO presente estudo tem como objetivo compartilhar reflexões e práticas no âmbito dos recursos digitais diante o contexto de uma educação com perspectiva inclusiva para pessoas com deficiência. Adotou-se a metodologia qualitativa, com abordagem bibliográfica baseada em autores que discutem o modelo social da pessoa com deficiência, da acessibilidade, da Tecnologia Assistivan (TA), da área de jogos sérios que podem incluir pessoas com deficiência e, mais especificamente, da área educacional. Esses estudos destacam a importância de desenvolver jogos sérios com uma abordagem flexível para atender à diversidade dos estudantes com deficiência. No primeiro estudo, a acessibilidade foi abordada com foco especialmente nas dimensões visual, auditiva e física. No segundo, foram definidas algumas diretrizes para o uso de jogos sérios por pessoas com deficiência intelectual em dispositivos móveis. No terceiro, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura para avaliar estudos sobre jogos sérios para pessoas com deficiência intelectual, com o intuito de facilitar sua implementação no contexto educacional. Podemos concluir que os jogos sérios são uma ferramenta valiosa no processo de inclusão de estudantes com deficiência. Porém, é fundamental estar atento à inserção de elementos de TA nesses jogos oportunizando a participação das pessoas com deficiência e grupos de pesquisa na área com universidades desde o início do projeto do jogo até sua produção e difusão, a fim de garantir que suas dimensões de acessibilidade sejam adequadamente atendidas.
- O gênero infográfico no processo de ensino do português escrito para surdosPublication . Freire, Alba Valéria Rodrigues Araújo ; Oliveira, Inácio; Sousa, Carlos Alberto de; Malheiro, Cícera A. LimaEste estudo investiga como o uso de infográficos pode ser integrado a uma abordagem bilíngue no ensino de português escrito para surdos, visando superar desafios pedagógicos por meio de recursos visuais que respeitem a identidade e a cognição dos alunos surdos. Utiliza-se como referencial teórico Faria-Nascimento (2021, 2024), Campos (2014), Skliar (2009) e Campello (2008) considerando o estudo sobre pedagogia visual e multimodalidade na educação de surdos. O método empregado é documental e qualitativo, com análise interpretativa de infográficos como material didático. Utilizou um infográfico sobre queimadas no Centro-Oeste, criado no Canva, com QR Code em Libras. O procedimento incluiu leitura visual, diálogos e uso de recursos visuais com três estudantes surdos sinalizantes do sétimo ano. Os resultados evidenciam que o uso de infográficos no ensino de português para surdos facilita a compreensão de conteúdos, promove engajamento, memorização e autonomia. Destaque para a integração da Libras por QR Code, a contextualização com temas reais, o estímulo à alfabetização visual, a valorização do protagonismo estudantil e a necessidade de formação docente e materiais bilíngues adequados.
- Mundo do trabalho e educação na inclusão da pessoa com deficiênciaPublication . Maia, Thaís; Barroso, Lucineth; Serra, Deuzimar CostaEste trabalho resulta de pesquisas e estudos sobre a educação para o mundo do trabalho na perspectiva inclusiva, ante as constantes transformações que ocorrem no mundo. Historicamente, a educação nunca foi pensada para emancipar os sujeitos. A sociedade valorizava o produtivismo para ascensão do capital, desenvolvendo no trabalhador habilidades e competências multifacetadas que o fizesse ser capaz de realizar múltiplas tarefas, explorando sua força de trabalho e os mecanismos de subjugação. O contexto histórico não foge da realidade atual, em que se prega a formação permanente como forma de sanar o desemprego e as desigualdades. Entendemos que a educação precisa surgir de baixo para cima, do interior das classes populares para atender às demandas dos trabalhadores colocados à margem da sociedade. Entre estes, podemos citar as pessoas com deficiências, que nos últimos anos vem assumindo a luta por condições mais dignas na sociedade e por uma educação inclusiva. Se entende que a escola tem um importante papel para o protagonismo das pessoas com deficiência, mas é necessário abraçar a causa e seus desafios ante uma educação que prepare todos para o mundo do trabalho.
- O percurso do Desenho Universal para Aprendizagem na produção científica brasileira de 2017 a 2023: da teoria à práticaPublication . Vieira, Leociléa Aparecida; Chagas, Gabrielli; Bahia, Laryssa; Casagrande, KeliO Desenho Universal para Aprendizagem constitui uma abordagem que busca tornar o currículo acessível a todos os estudantes, fundamentada em três princípios: engajamento, representação e ação/expressão. Este estudo objetiva identificar práticas educativas, avanços e desafios da aplicação do Desenho Universal para Aprendizagem em salas de aula, analisando a produção científica brasileira entre 2017 e 2023. A investigação foi conduzida por meio de revisão integrativa, orientada pelo protocolo PRISMA. A busca no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior resultou em 167 publicações, das quais 11 atenderam aos critérios de inclusão. Os resultados indicam que, embora haja crescente discussão teórica sobre o Desenho Universal para Aprendizagem, a implementação prática ainda é restrita e concentrada principalmente no ensino de Matemática, com experiências pontuais em outras áreas. As práticas revelam potencial para ampliar a inclusão e flexibilizar o ensino, mas ainda se limitam a adaptações pontuais e carecem de avaliações sistemáticas de impacto. Conclui-se que a consolidação do Desenho Universal para Aprendizagem no Brasil exige maior integração de seus princípios e produção de evidências consistentes, dialogando com o tema “Inclusão e acessibilidade digital” proposto pela chamada deste número da Revista de Educação a Distância e eLearning.
- Visualidade, acessibilidade e narrativas: roteiros cinematográficos para e com pessoas surdasPublication . Santos Júnior, Oscar Raimundo dos; Blanco, Soeli Francisca Mazzini Monte; Sell, Fabíola Sucupira Ferreira ; Lebedeff, Tatiana BolivarCom os avanços na educação inclusiva e da modalidade de educação bilíngue para Surdos, junto da crescente demanda por materiais pedagógicos adequados às necessidades específicas desses estudantes, esta pesquisa investiga o desenvolvimento de roteiros cinematográficos com ênfase na acessibilidade e no reconhecimento linguístico e cultural Surdos. Através de um grupo focal, discutiu-se os desafios enfrentados na compreensão dos formatos tradicionais de roteiros cinematográficos, evidenciando a necessidade de formatos integrando elementos visuais e linguísticos adequados à cultura Surda. Como resultado do diálogo foi proposto um modelo de roteiro que combina elementos imagéticos, textos em português e vídeos em língua de sinais numa proposta de textualidade diferida, proporcionando uma ferramenta que visa facilitar a criação, revisão e apropriação de roteiros cinematográficos por pessoas Surdas. Essa abordagem visa não apenas promover a inclusão, mas também respeitar e valorizar a identidade cultural Surda no processo de criação de filmes.
