LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Revistas / Journals
Permanent URI for this community
Browse
Browsing LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Revistas / Journals by Sustainable Development Goals (SDG) "10:Reduzir as Desigualdades"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Aprendizagem ao longo da vida: perceções sobre o b-learning naformação pedagógica inicial de formadoresPublication . Costa, Richelme; Monteiro, AngélicaO artigo explora as perceções de formandos sobre a Formação Pedagógica Inicial de Formadores na modalidade b-learning num centro de formação de Portugal. A análise da perceção dos formandos objetiva a possibilidade de estudar o b-learning como modalidade de ensino que promove a formação e os processos de aprendizagem ao longo da vida, bem como o acesso à inclusão digital. Os dados relativos ao percurso de aprendizagem em regime de b-learning foram recolhidos por um questionário direcionado aos formandos e através de análise de documentos disponibilizados pelo centro de formação entre 2012 e 2018. A análise dos dados trouxe resultados relativamente ao aumento da procura pelo b-learning, uma breve caraterização dos que optam por essa modalidade e considerações feitas pelos formandos sobre a sua experiência de formação. Os formandos evidenciam que, na modalidade b-learning,houve uma melhor adaptação às tecnologias, melhor conciliação de horários e impacto positivo em perspetivas relacionadas à recolocação no mercado de trabalho. O estudo destas práticas educativas inovadoras enquadra-se nos objetivos da Agenda 2030 e torna-se ainda mais relevante diante do contexto pandémico motivado pela COVID-19, onde a formação híbrida ganha destaque face às restrições sanitárias.
- O percurso do Desenho Universal para Aprendizagem na produção científica brasileira de 2017 a 2023: da teoria à práticaPublication . Vieira, Leociléa Aparecida; Chagas, Gabrielli; Bahia, Laryssa; Casagrande, KeliO Desenho Universal para Aprendizagem constitui uma abordagem que busca tornar o currículo acessível a todos os estudantes, fundamentada em três princípios: engajamento, representação e ação/expressão. Este estudo objetiva identificar práticas educativas, avanços e desafios da aplicação do Desenho Universal para Aprendizagem em salas de aula, analisando a produção científica brasileira entre 2017 e 2023. A investigação foi conduzida por meio de revisão integrativa, orientada pelo protocolo PRISMA. A busca no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior resultou em 167 publicações, das quais 11 atenderam aos critérios de inclusão. Os resultados indicam que, embora haja crescente discussão teórica sobre o Desenho Universal para Aprendizagem, a implementação prática ainda é restrita e concentrada principalmente no ensino de Matemática, com experiências pontuais em outras áreas. As práticas revelam potencial para ampliar a inclusão e flexibilizar o ensino, mas ainda se limitam a adaptações pontuais e carecem de avaliações sistemáticas de impacto. Conclui-se que a consolidação do Desenho Universal para Aprendizagem no Brasil exige maior integração de seus princípios e produção de evidências consistentes, dialogando com o tema “Inclusão e acessibilidade digital” proposto pela chamada deste número da Revista de Educação a Distância e eLearning.