Ciências da Informação | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Ciências da Informação | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars by Sustainable Development Goals (SDG) "10:Reduzir as Desigualdades"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Diretrizes para a implementação da Ciência Aberta na Universidade Aberta de PortugalPublication . Caeiro, Sandra; Carvalho, MadalenaApresenta-se a Política de Ciência Aberta em desenvolvimento na Universidade Aberta de Portugal (UAb). Orientada pelos princípios da transparência, da colaboração e da partilha do conhecimento, estrutura-se em três dimensões fundamentais: (i) Acesso Universal – garantir o acesso público a publicações, dados, software, códigos-fonte e hardware produzidos, eliminando barreiras de natureza financeira, técnica, legal ou ética; (ii) Reutilização Responsável – promover a reutilização dos resultados da investigação; (iii) Ética, Transparência e Integridade – assegurar a disponibilização aberta de dados e publicações, permitindo a verificação e replicação dos resultados científicos. Estas dimensões concretizam-se em cinco eixos estratégicos: Acesso Aberto a Publicações Científicas – obrigatoriedade do depósito da produção científica no repositório institucional; Gestão de Dados de Investigação – promoção de boas práticas na gestão de dados; Recursos Educacionais Abertos (REA) – incentivo à criação e partilha de conteúdos educativos em conformidade com a tipologia REA; Ciência Cidadã – valorização da participação social nos processos científicos; Investigação e Inovação Responsável (RRI) – integração de princípios éticos e sustentáveis em todas as fases do processo científico. Após a sua publicação, a Política será objeto de avaliação contínua, de forma a assegurar a conformidade com as melhores práticas internacionais e a sua atualização face aos avanços científicos e tecnológicos.
- Inovação pedagógica na Universidade Aberta: um ecossistema de recursos e práticas educacionais abertasPublication . Bastos, Glória; Carvalho, MadalenaO movimento Recursos Educacionais Abertos (REA) tem vindo a assumir um papel de destaque nos novos cenários relacionados com a inovação em educação. Perante a necessidade de se ampliar o acesso a educação de qualidade com custos reduzidos, os REA surgem como uma alternativa, e a comunidade académica evidencia uma crescente sensibilização para a incorporação desta tipologia de recursos nas suas práticas educativas. Neste contexto, a Universidade Aberta de Portugal (UAb) destaca-se, no panorama do ensino superior português, por ser a única instituição que tem no seu repositório institucional – Repositório Aberto, uma comunidade específica para a disponibilização de REA, garantindo a facilidade na localização e a confiança na qualidade dos conteúdos. Simultaneamente, no âmbito da estratégia de educação aberta, através da iniciativa AULAbERTA, a UAb desenvolve um conjunto de práticas que permite associar aos REA, disponibilizados no Repositório Aberto, a descrição e a ligação a contextos concretos de uso. Neste artigo, para além da contextualização deste projeto, descrevem-se as estratégias e as metodologias que estão a ser seguidas bem como os resultados obtidos no que se refere aos recursos educacionais inseridos em percursos de exploração pedagógica reais. Apresenta-se ainda uma reflexão sobre o modo como, na estrutura da UAb, os diferentes elementos, atores e estruturas se integram e articulam no âmbito deste ecossistema.
- Potenciar a inclusão e a acessibilidade ao conhecimento através do Repositório InstitucionalPublication . Carvalho, Madalena; Dias, Isabel de BarrosO trabalho incide sobre a identificação e implementação de estratégias e métodos para promover a acessibilidade de todos à informação e à educação inclusivas. Apresenta-se a solução implementada na Universidade Aberta de Portugal (UAb) para disponibilizar o acesso autónomo ao conhecimento produzido e disponibilizado pela Instituição aos estudantes com necessidades educativas especiais (NEE) ao nível da visão, ou físicas que dificultem ou impeçam o segurar de um livro, duas situações que obrigam ao recurso a leitores de ecrã. Esta solução resultou do trabalho desenvolvido de modo colaborativo entre o Projeto Acessibilidades, que tem por finalidade apoiar, em ambiente de e-learning, os estudantes da Universidade Aberta com NEE e a Direção de Serviços de Documentação, responsável pela disponibilização de serviços e recursos de informação e pela administração do Repositório Institucional. Analisa-se o processo de constituição, no Repositório Aberto, de uma comunidade com materiais de estudo e outros recursos de informação adaptados às necessidades destes estudantes. A disponibilização dos conteúdos e a promoção da autonomia dos utilizadores no acesso aos recursos, tem por finalidade ampliar as opções didáticas e as possibilidades de acesso ao ensino-aprendizagem e possibilitar o exercício de uma docência online inclusiva e sem barreiras.
- Recursos Educacionais Abertos UAb / ICDE. Apoiar a implementação da Recomendação REA da UNESCO em países de língua portuguesaPublication . Carvalho, Madalena; Barros, Daniela Melaré Vieira; Casanova, Diogo; Malbrand, Anais; Dang, Jacques; Gjelsvik, TorunnO trabalho aborda a importância da expansão dos Recursos Educacionais Abertos (REA) em língua portuguesa e propõe soluções concretas para a sua disseminação alargada no espaço lusófono. Apresenta-se o projeto REA/ICDE, uma iniciativa da Universidade Aberta de Portugal, com o apoio do International Council for Distance Education (ICDE) e da UNESCO, que visa implementar a Recomendação da UNESCO sobre REA nos países de língua portuguesa. O projeto centra-se na tradução e adaptação de dois cursos sobre Educação Aberta, Licenciamento Aberto e práticas de REA, originalmente desenvolvidos pela Université Numérique (França) para países francófonos. A iniciativa visa aumentar a disseminação e utilização de REA, promover a capacitação de profissionais da educação e ampliar o acesso a materiais educativos de acesso livre e de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento da Educação Aberta nos países de língua portuguesa. A proposta considera as especificidades geográficas, procurando superar barreiras linguísticas e culturais, ao mesmo tempo que respeita as exigências legais e normativas de cada país. As instituições envolvidas contam com a colaboração de uma rede de especialistas locais, constituída com o intuito de garantir a adequação cultural, linguística e jurídica dos conteúdos pedagógicos produzidos.
- Recursos Educacionais Abertos: evidências e reflexões sobre práticas educacionais abertas em contexto de pandemia. Do local para o globalPublication . Bastos, Glória; Carvalho, MadalenaO estudo pretende contribuir para determinar de que forma a situação decorrente da pandemia de Covid 19, especialmente considerando o ensino remoto emergencial, se refletiu no interesse pela utilização de recursos educacionais abertos (REA). Tendo em atenção que no contexto português, a Universidade Aberta (UAb) é única instituição de ensino que organiza de forma sistemática REA numa comunidade específica do seu repositório institucional, é efetuada uma análise comparativa dos dados de utilização do Repositório, expressos em números e locais de utilização dos conteúdos da comunidade REA, nos períodos antes e durante a situação pandémica, de modo a percecionar a existência de padrões de utilização. Partindo da premissa de que os repositórios institucionais contribuem para a internacionalização do conhecimento e o acesso aberto permite ampliar o papel social das universidades, o estudo reflete ainda sobre a contribuição dos REA para a globalização da ciência e da sua mediação pedagógica, percebida pelas estatísticas de utilização das coleções de REA disponibilizadas pela UAb. A análise dos dados revela a importância do Repositório para aumentar a visibilidade das coleções e o potencial impacto junto da comunidade científica e educacional, nacional e internacional
