EDIÇÕES eUAb
Permanent URI for this community
Browse
Browsing EDIÇÕES eUAb by Sustainable Development Goals (SDG) "03:Saúde de Qualidade"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Apresentação [do] Dossiê Temático: Repensar a História da Assistência e Saúde em Portugal (séculos XII-XX)Publication . Braga, Paulo Drumond; Pinho, Joana Balsa deEste dossiê temático apresenta seis artigos sobre a história da assistência e da saúde em Portugal nas Idades Média, Moderna e Contemporânea. O mesmo integra-se nas atividades do projeto Hospitalis – Arquitetura Hospitalar em Portugal nos Alvores da Modernidade: Identificação, Caraterização e Contextualização (PTDC/ART-HIS/30808/2017), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e dirigido por Joana Balsa de Pinho.
- De porta em porta: os cuidados de saúde nas associações de socorro mútuo: o caso da ASMECLPublication . Pistola, RenatoEntre o final do século XVII e o início do século XX as associações mutualistas afirmaram-se como as principais instituições que prestavam socorros de saúde às classes mais desfavorecidas. O objetivo deste texto é analisar o papel do mutualismo nos modelos de cuidados de saúde existentes em Portugal e enfatizar a necessidade de aprofundar a análise dos mecanismos de proteção social desenvolvidos no período que medeia entre o final do Antigo Regime e a fundação das primeiras instituições mutualistas. A metodologia seguida privilegia um caso de estudo, a evolução da Associação de Socorros Mútuos dos Empregados no Comércio de Lisboa, a primeira associação mutualista portuguesa a desenvolver infraestruturas especificamente dedicadas à prestação de cuidados clínicos.
- EditorialPublication . Rita, Annabela; Martuscelli, TaniaO presente número da e-Letras com Vida traz como dossiê temático o fascinante estudo (sobretudo em tempos de pandemia) sobre saúde e assistência em Portugal, desde a Idade Média ao século xx, coordenado pelos historiadores Joana Balsa de Pinho e Paulo Drumond Braga. As demais secções (Artigos Multitemáticos, Entrevista, Leituras Críticas e Projeto) demonstram como este é um número diversificado que compagina o passado e a atualidade com alguma prospetiva, fazendo jus à redefinição do subtítulo desta revista: Revista de Estudos Globais – Humanidades, Ciências e Artes.
- Educação em saúde como ferramenta de indução da política pública na saúde prisionalPublication . Valentim, RicardoO Brasil tem atualmente uma das maiores populações carcerárias do mundo. No ano de 2016, o país tinha mais de 726 mil pessoas privadas de liberdade, e já era o terceiro país no ranking de população prisional, atrás somente dos Estados Unidos e da China. Essa superpopulação carcerária e as condições pelas quais essa população é exposta, cria um ambiente de vulnerabilidade muito favorável a um conjunto de doenças, que são mais prevalentes no sistema prisional, não somente no Brasil, mas em outros países também. A saúde prisional tem se tornado uma emergência de saúde pública por apresentar índices cada vez maiores de doenças, principalmente as infecções sexualmente transmissíveis (IST), pois poderiam ser evitadas. E este problema afeta não somente os países considerados de renda baixa e média, mas também os países desenvolvidos. Uma forma de intervir estrategicamente em umas das partes deste complexo problema, que é de ordem multifatorial, é qualificar a força de trabalho para atuar na saúde prisional. Portanto, este artigo discute e apresenta alguns resultados de intervenções de saúde pública, as quais foram articuladas e implementadas por meio de estratégias de educação massiva em saúde cuja mediação tecnológica atuou como ferramenta desta intervenção.
- Educação massiva na saúde prisional do brasil: um olhar além dos murosPublication . Valentim, Janaína; Trindade, Sara DiasO acesso à educação e formação por parte de grupos minoritários, como a população prisional, tem preocupado diferentes organismos internacionais, tal como se pode verificar pelas Regras das prisões europeias, que datam do início deste século. Acompanhando estas preocupações, e em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas, o estudo que se apresenta visa mostrar como a educação massiva na saúde prisional do Brasil pode contribuir para melhorar a saúde da população prisional. O trabalho assenta na metodologia de pesquisa-ação de Tripp (2005) e destaca a importância estratégica da educação na saúde prisional para induzir mudanças nos processos de trabalho, podendo ser aplicada no Sistema Único de Saúde do Brasil para promover e melhorar o cuidado com a saúde das pessoas privadas de liberdade. Desenvolveu-se uma Trilha Formativa, disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS) para formar profissionais da saúde que atuem no sistema prisional, profissionais penais e privados de liberdade. Os resultados revelaram que ser implementado no AVASUS ampliou o acesso à formação, com adesão de estudantes de todo o país e mostrou eficácia ao lidar com a epidemia de sífilis no sistema prisional brasileiro.
- Heróis da Luz : a jornada de desenvolvimento de um jogo sério para o ensino do Suporte Básico de VidaPublication . Mendes, Ingrid Nery; Mendes, Filipe Valente; Santos, Viviane Almeida dos; Teixeira, Otávio Noura TeixeiraEste trabalho discute a importância dos jogos, especialmente dos jogos sérios, na assimilação e reforço de conhecimentos específicos, como o Suporte Básico de Vida (SBV). Destaca a necessidade da prática regular para manter este conhecimento, especialmente entre estudantes de enfermagem, socorristas e outros profissionais de saúde. Um protótipo de software foi desenvolvido para resolver essa lacuna de memória, usando mecânicas de jogos para incentivar a prática constante de SBV. O projeto seguiu as diretrizes sugeridas pelo grupo de pesquisa Jogos e Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz do Brasil, resultando na criação de um protótipo digital utilizando o motor de jogos Ren'Py, escolhido por sua ênfase narrativa, que faz uso da linguagem de programação Python, com baixa complexidade de implementação e custo.
- Os Magalhães e a fundação de hospitais em Ponte da Barca (1560-1590)Publication . Gago, Alice BorgesPartindo do estudo de um arquivo de família, o Almada e Lencastre Bastos, à guarda da Biblioteca Nacional de Portugal, o artigo apresenta novos dados sobre a instituição de hospitais de assistência a pobres e peregrinos quinhentistas, em Ponte da Barca, pela família Magalhães, senhores da mesma localidade.
- "Maternidade ou antecâmara de um inferno feminino?": Alfredo da Costa e a saúde materno-infantilPublication . Reis, Maria de FátimaO artigo aborda as condições da enfermaria de partos de Santa Bárbara, do Hospital Real de S. José, partindo do entendimento de Alfredo da Costa, professor da Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, médico obstetra nesse hospital e director dessa maternidade. Tanto as lições de abertura do Curso de Obstetrícia da Escola Médico-Cirúrgica, em 1899 e 1900, como o relatório entregue em 1906 ao Conselho da Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, denunciam as condições deficientes do espaço e a grande carência de materiais, indispensáveis ao bom funcionamento da enfermaria, assim como o depauperado estado físico das parturientes.
- Preocupações caritativas das rainhas medievais portuguesasPublication . Braga, Paulo DrumondEste artigo procura estudar as várias vertentes da ação caritativa e assistencial das primeiras rainhas consortes portuguesas, entre o século XII e os meados do século XV.