DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORAMENTO
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Browsing DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORAMENTO by Sustainable Development Goals (SDG) "09:Indústria, Inovação e Infraestruturas"
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- Acessibilidade dos conteúdos educacionais online na perspectiva da experiência do aluno cegoPublication . Lisboa, Isolda Veronese Moniz Vianna; Rocha, Tânia; Barroso, JoãoA educação a distância proporciona acesso a conteúdos educativos de forma assíncrona, síncrona e livre de barreiras geográficas, permitindo que um grande número de pessoas, que de outra forma não poderiam estudar, deem continuidade à sua vida acadêmica. O acesso, no entanto, deve ser oferecido a todas as pessoas de forma igualitária – independentemente das suas capacidades e habilidades - e não limitado ao nível instrumental, proporcionando um modelo de qualidade dinâmico que atenda as necessidades do aluno usuário. As plataformas de e-Learning têm o potencial para melhorar a qualidade do aprendizado e aumentar o acesso à educação desde que estejam atentas às necessidades dos diversos tipos de usuários. Perceber a possibilidade de contribuir investigando a experiência do usuário cego na sua interação com conteúdos educacionais online foi um dos motivos que motivou esta pesquisa. Este estudo pretendeu pesquisar o perfil de acessibilidade dos conteúdos dos sites educacionais à distância – eLearning - das instituições de ensino a distânciabrasileiras na perspectiva da experiência do aluno cego ao interagir com os conteúdos educacionais online. A experiência do usuário aluno cego ao interagir com os conteúdos educacionais nas plataformas de e-Learning é positiva? Há limitações que se apresentam para que ele atinja seus objetivos e tenha suas necessidades preenchidas? Usamos para a obtenção dos dados questionários qualitativos e quantitativos online. Efetuamos uma avaliação UX global de forma a apresentar uma perspectiva, a mais completa que nos seja possível dentro desse universo, sobre a real experiência do aluno cego ao interagir com os conteúdos educacionais - e-Learning - nas instituições avaliadas. Identificamos dificuldades vivenciadas pelo aluno cego na sua interação e propusemos linhas de orientação caminhos para proporcionar uma experiência positiva e de qualidade. Ainda, identificamos a necessidade de uma maior conscientização daqueles envolvidos na educação a distância sobre tais dificuldades e desenvolvemos uma ferramenta, no formato de quiz, para este fim, a ser amplamente divulgada para este público.
- Adopção do Electronic Data Interchange na indústria automóvel: um estudo nas empresas de componentes em PortugalPublication . Negas, Mário Carrilho; Caldeira, Mário Maciel; Gonçalves, AmílcarO EDI (Electronic Data Interchange) abriu uma janela de oportunidade para as empresas se tornarem mais competitivas, não só pela via dos processos produtivos e serviços, mas também nas práticas organizacionais e de gestão, onde a sua própria capacidade de iniciativa desempenha um papel positivamente diferenciador. Sabemos que uma das formas que as empresas têm encontrado para a melhoria da coordenação entre os diferentes agentes económicos, elos, de uma cadeia produtiva é através da adopção de tecnologias de informação e comunicação procurando uma mais eficaz e eficiente troca de informação e controlo, sendo os IOS (Interorganizational Systems) um dos meios encontrados de operacionalizar tais objectivos. O EDI é eventualmente o mais conhecido dos IOS, sendo utilizado na indústria automóvel há já vários anos. O presente estudo procura identificar quais os factores: a) que influenciam o sucesso na iniciação e implementação do EDI na indústria automóvel Portuguesa, e classificar esses factores de acordo com a sua importância; b) que promovem uma maior integração dos sistemas interorganizacionais com base no EDI entre parceiros comerciais; c) entender qual o potencial impacto do EDI nas empresas da indústria automóvel Portuguesa. Assim, pretende-se a discussão desses factores e as suas implicações na efectiva utilização do EDI. O estudo segue a perspectiva crítica, onde se procura perceber o fenómeno, através da compreensão e interpretação do fenómeno em estudo, penetrando no contexto empresarial e no mundo profissional dos sujeitos que ai interagem. Ao se tratar de um fenómeno contemporâneo, a problemática dos factores de sucesso do EDI no contexto das empresas, logo uma situação real, onde a realidade é dinâmica, evolutiva e interactiva, enquadra-se no domínio da investigação sobre Sistemas de Informação, a metodologia utilizada é o estudo de caso. No âmbito desta metodologia foram recolhidos e analisados 40 questionários, de um conjunto de dez empresas, e foram realizadas dezoito entrevistas a responsáveis com responsabilidades de direcção nas áreas dos Sistemas de Informação e Logística. Os factores identificados como associados ao sucesso do EDI foram estruturados de acordo com as seguintes dimensões: iniciação; implementação; e integração (Kwon e Zmud, 1987; Cooper e Zmud, 1990; Rogers, 2003), e identificada a relevância dos mesmos em cada dimensão. A investigação demonstra que os factores influenciadores do sucesso do EDI exercem influências diferentes de acordo com características organizacionais, e também são distintos os posicionamentos e benefícios obtidos pelas empresas com o uso do EDI. As conclusões a que o estudo chegou foram validadas com o recurso à aplicação dos modelos teóricos de Lummus e Duclos (1995) e de Massetti e Zmud (1996).
- A ‘agenda’ do estudante online: contributo para o estudo das suas variáveis críticasPublication . Neves, Ana Maria; Morgado, LinaCom a modalidade de ensino a distância online nunca os professores e estudantes tiveram oportunidade de estar tão perto uns dos outros pedagogicamente, apesar da distância física. A internet marcou o início de uma nova geração de ensino-aprendizagem em que as fronteiras do espaço e as barreiras do tempo permitem a comunicação síncrona ou assíncrona num tempo e num espaço híbridos onde o sentido da palavra distância ganhou novos contornos e a linha do tempo rompeu-se para dar origem a um tempo eterno, sem presente e sem passado e, considerando os últimos avanços nas tecnologias de realidade virtual e inteligência artificial, com a possibilidade de prever e escolher o nosso futuro. O quotidiano vivido nos contextos virtuais tem implicações diversas nas formas de organização social e, consequentemente, na educação. Assim, sublinham-se as particularidades culturais relacionadas com a perceção do tempo, aspeto no qual nos fundamentamos teoricamente nas definições de Hall (1959), Hall e Hall (1990) e nas adaptações aos contextos educativos de Bluedorn, Kaufman e Lane (1992); Capdeferro, Romero e Barberà (2014); Kaufman, Lane e Lindquist (1991) e Stone e O’Shea (2013, 2019). No que respeita à relação dos estudantes com as tecnologias digitais, fundamentamos o nosso estudo nas metáforas sugeridas por White e Le Cornu (2011, 2017) quanto aos perfis visitante e residente. Por fim, no que concerne ao acolhimento, integração e apoio aos estudantes a distância no ensino superior tomamos como ponto de partida os estudos de Morgado et al. (2019); Morgado, Afonso e Ferret (2019, 2021); Morgado, Neves e Teixeira (2016); Morgado, Quintas-Mendes e Miranda (2017); Neto, Teixeira e Morgado (2016) e Sánchez-Elvira e González Brignardello (2014). A nossa investigação tem por objetivos contribuir para a construção de um quadro teórico sobre a variável tempo do estudante a distância online, compreender a relação entre o perfil do uso das tecnologias digitais e as variáveis de gestão do tempo, contribuir para o desenho de serviços de suporte à integração dos novos estudantes nos cursos a distância, identificar perfis de utilização das tecnologias digitais, identificar os processos de gestão do tempo pelos estudantes a distância e, por fim, analisar as principais dificuldades que os estudantes encontram na gestão do tempo online. De natureza exploratória, a investigação reveste a forma de um estudo de caso, utilizando uma metodologia mista. Como instrumentos de recolha de dados, efetuámos análise documental bem como narrativas semi-orientadas, questionário e entrevistas a estudantes a distância. Na análise dos dados recorremos a análise de conteúdo e análise estatística. As principais conclusões apontam para: a) o desejo de desenvolvimento pessoal é a primeira motivação que leva os estudantes a ingressarem num curso superior em idade madura; b) a principal razão que conduz os estudantes a procurarem um curso a distância são as relacionadas com a flexibilidade do modelo; c) as competências do domínio colaborativo são aquelas que mais se apresentam deficitárias entre os estudantes; d) observámos a existência de um perfil de utilização do tempo académico intermédio entre monocrónico e policrónico. Os estudantes de mestrado e doutoramento têm um perfil de utilização do tempo mais monocrónico enquanto os estudantes de licenciatura têm um perfil mais policrónico; e) não foi encontrada uma relação clara entre as variáveis sexo e os perfis de utilização do tempo nem entre a existência de dependentes a cargo e a gestão do tempo. Em suma, os nossos resultados apontam para a necessidade de reavaliação dos mecanismos de integração, acolhimento e apoio aos estudantes a distância online, em contexto de aprendizagem online, orientando esses mecanismos para as reais necessidades e perfis dos estudantes.
- Agressividade e violência verbais nas mensagens das redes sociais: análise de interações discursivas no Facebook: o caso das eleições presidenciais brasileiras de 2018Publication . Naime, Andreia Gonçalves Gomes; Seara, IsabelAs redes sociais exerceram papel relevante nas eleições presidenciais do Brasil em 2018, principalmente pela redução orçamentária de verbas que anteriormente sustentavam as campanhas eleitorais com uso de mídias pagas. Considerando este panorama, os candidatos fizeram largo uso das mídias gratuitas ou de baixo custo e o Facebook configurou como a rede social de maior uso e amplitude, devido sua popularidade no país. Neste sentido, consideramos pertinente a análise crítica deste momento histórico para as eleições do Brasil, onde o Facebook representou um espaço apropriado para as contendas e discussões, superando os debates presenciais e as manifestações discursivas públicas outrora utilizadas por candidatos às eleições A escolha da rede social Facebook se justifica devido sua abrangência e popularidade no Brasil; vale ressaltar a relevância desta rede mundial como disseminadora de notícias, formadora de comunidades e influenciadora de opiniões, tornando-a um espaço movimentado e rico para coleta de mensagens e uso do discurso. A presente dissertação tem, como objetivo, analisar os atos de fala presentes em mensagens postadas na internet, na rede social Facebook brasileira, no período da campanha eleitoral para as eleições presidenciais de 2018. Para isso, a metodologia aplicada ocorreu em duas etapas: a) coletamos mensagens postadas no Facebook, relacionadas aos dois principais candidatos que ocuparam posição de liderança em pesquisas e que se tornaram os favoritos na campanha eleitoral, pesquisando no buscador do Facebook perfis relacionados aos candidatos Jair Bolsonaro, Fernando Haddad, ou que trouxessem menções às eleições presidenciais brasileiras de 2018 e as quantificamos por tipo. b) analisamos as mensagens do ponto de vista discursivo e as estratégias aplicadas, identificando os atos de fala que apresentavam descortesia e marcas de agressividade, arrogância, prepotência, violência verbal, superioridade, manipulação e desqualificação do adversário em sua formação. Pretendemos, com o trabalho, apresentar, através da análise do discurso, um retrato da situação social e política, onde os atos de fala exerceram um grande papel nas mídias sociais, influenciando a definição do futuro político do país e no cotidiano e comportamento das pessoas.
- Ambientes digitais e o ScratchJr para a promoção da criança leitora: articulação entre uma turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico e a biblioteca escolarPublication . Mascarenhas, Helena Isabel Bentes; Pinto, MaribelO trabalho apresentado enquadra-se no âmbito da promoção da leitura tendo como foco o papel que a Biblioteca escolar desempenha junto de alunos do 4º ano do 1.º ciclo, em ambientes digitais, com o auxílio e aplicação de ferramentas digitais. Acreditamos que este é um caminho produtivo na promoção da leitura e um forte contributo para uma mudança de paradigma face às práticas de leitura e às atividades passíveis de serem realizadas numa cooperação entre Biblioteca/Professores/Alunos e restante comunidade educativa. Cada vez mais o mundo virtual e os ambientes digitais dominam o nosso dia-adia. Com a chegada e crescente evolução das tecnologias de informação e comunicação às escolas reconfiguraram-se metodologias, alteraram-se perspetivas e ampliaram-se novos horizontes na forma como integrar as novas ferramentas na comunidade educativa nomeadamente nos processos de ensino e aprendizagem. Ainda se colocam muitas dúvidas e interrogações acerca de uma eficaz implementação dos ambientes digitais em contexto de sala de aula e julgamos que as dúvidas inflacionam quando toca à visão de uma parceria com as Bibliotecas Escolares. Perante este cenário inovador é fundamental pensar e repensar em procedimentos eficientes e sustentáveis por forma a que as tecnologias e ambientes digitais façam parte integrante nas dinâmicas escolares. O presente estudo foi certamente, bastante desafiante tanto para professores, professores bibliotecários, alunos e restante equipa que participou no trabalho. Este, enquadra-se numa perspetiva de promoção e gosto pela leitura com recursos a meios e ambientes digitais, pelo que é justificável a sua introdução em ambiente escolar na medida em que estes têm vindo a ocupar um espaço fulcral no quotidiano da sociedade atual. Saber como, onde e porquê utilizar os recursos em ambientes digitais suscita-nos algumas questões especialmente na segurança dos espaços e recursos pesquisados e recolhidos. É, pois, neste sentido importante saber responder a dificuldades e dúvidas que possam surgir, tendo-se para tal traçado como objetivo de investigação, promover a leitura através da compreensão e incentivo ao uso de ferramentas digitais, fomentando ao desenvolvimento de habilidades no domínio das tecnologias digitais, nomeadamente no software de programação ScratchJr. sendo esta uma linguagem de programação desenvolvida para crianças dos cinco aos sete anos, com o objetivo de desenvolver o pensamento computacional com a criação de histórias e jogos interativos além de auxiliar no processo cognitivo onde as crianças podem alargar a sua imaginação e criatividade à escrita e à leitura. O estudo empírico foi desenvolvido num Agrupamento de Escolas em Beja e teve como participantes alunos do 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico. A técnica de recolha de dados incidiu numa descrição e interpretação do comportamento dos alunos em estudo descritos em guião elaborado para esse fim e registados numa grelha de observação recorrendo a uma Checklist de Envolvimento, refletindo um forte contributo para novas formas de aprendizagem através dos ambientes digitais. Desta forma, é ainda possível, detetar problemas e ultrapassar obstáculos através da prática de novos métodos de trabalho realizado de modo colaborativo. Neste sentido propusemo-nos a analisar o trabalho que a Biblioteca Escolar desenvolve utilizando o método de Observação direta participante realizada com os intervenientes, no seu contexto em sala de aula e no espaço da Biblioteca Escolar.
- Ambientes híbridos em educação a distância : cenários para a criação de envolvimento do estudante na redePublication . Messias, Inês; Morgado, Lina; Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-ClaraO estudo referido na presente tese enquadra-se no âmbito do programa doutoral na especialidade de Educação a Distância e eLearning (EDeL) da Universidade Aberta, desenvolvida no contexto da linha de investigação em Educação a Distância e Educação em Rede do Laboratório de Educação a Distância e ELearning, LE@D, da Universidade Aberta, projeto de investigação em Educação Online e Web Social. A Educação a Distância tem sofrido grande desenvolvimento desde as primeiras gerações, possuindo hoje uma capacidade de inovação e de integração de novas plataformas e designs pedagógicos. Contudo é frequente atribuir-se-lhe alguma dificuldade em promover níveis de interação e participação dos estudantes que a frequentam. É neste contexto que esta investigação se propõe compreender a relevância do envolvimento do estudante para uma real construção e apropriação do conhecimento em cenários de educação a distância. Assim, partindo da criação de ambientes de aprendizagem híbridos ou mistos, obtidos, neste caso, conjugando ambientes virtuais formais e as suas características (por exemplo, o Learning Management System, Moodle), e complementado com ambientes virtuais informais e as suas características (por exemplo, a rede social Facebook), pretende-se compreender se e como poderá contribuir para um envolvimento do estudante em cursos do ensino superior a distância. Assim, importa antes de mais refletir e testar não só as plataformas onde o estudo será implementado, mas também as ferramentas que irão ser utilizadas para recolher os dados. O estudo pretende analisar o nível de envolvimento do estudante através do grau de interação, a frequência da colaboração e a qualidade das contribuições, quer em Fóruns de Discussão no Moodle, quer Grupos no Facebook. Os resultados desta análise permitirão identificar como estas ferramentas podem ou não influenciar o envolvimento dos estudantes e, consequentemente, o impacto que este tem no processo de construção do conhecimento. Após uma revisão da literatura, centrada nos estudos e na diversidade de ambientes virtuais disponíveis em contexto educacional, e do papel das redes sociais em contexto educacional, será realizada uma contextualização do estudo e descritos os ambientes virtuais (plataformas e as ferramentas) selecionados e o seu quadro teórico. Em termos metodológicos, uma vez que a base do estudo são a interação e o relacionamento entre o sujeito e as plataformas, adotou-se a Activity Theory como quadro teórico para o estudo, o que permitiu criar um planeamento, onde o cruzamento dos dados de ambas as plataformas foi detalhadamente pensado, definindo todos os elementos necessários ao estudo. Assim, foi possível definir o Moodle e o Facebook como as ferramentas a analisar, os participantes foram definidos como os estudantes e docentes envolvidos, as regras a serem aplicadas durante o estudo definiram-se como as normas de utilização das ferramentas, onde a comunidade se definiu como sendo o Ensino Superior a Distância em Portugal, o motivo entende-se como o objetivo do estudo, conhecer a relevância das ferramentas em estudo para o Ensino Superior a Distância, a divisão das tarefas possibilitou definir o papel que cada participante tem no estudo e o resultado entendeu-se como os dados que resultaram da experiência. O estudo apresenta uma natureza mista, uma vez que se procedeu à recolha de dados quantitativos e qualitativos, para ser possível responder às questões do estudo. Entre as ferramentas utilizadas para a recolha de dados quantitativos, para além dos questionários, houve a necessidade de recorrer a ferramentas de Learning Analytics para a recolha dos dados das plataformas em estudo. Utilizou-se o SNAPP para recolher os dados de interação no Moodle e o Netvizz para a recolha de dados nos grupos do Facebook. Este aspeto levou o estudo a enquadrar-se numa metodologia de Análise de Redes Sociais, ou Social Network Analysis. Esta metodologia, permitiu analisar os dados a diferentes níveis, quer relativamente aos intervenientes, quer a nível de grupo, local ou rede, permitindo compreender o padrão de relação entre indivíduos, os seus perfis de utilizadores e como afetam a rede. Para a visualização e análise dos dados, recorreu-se ao Gephi, que permitiu o tratamento dos dados recolhidos em ambas as plataformas e verificar os indicadores das interações em 3 níveis: individual (identificando o grau de centralidade das redes), grupo (identificando os graus de intermedialidade e o grau de coesão) e global (identificando o grau de centralização e o grau de densidade da rede). Foi também possível identificar visualmente os padrões de rede presentes. Para a análise qualitativa, foi necessário estabelecer categorias e subcategorias, para se possível determinar os níveis e dimensões do discurso. Foram tidos em conta diversos modelos para se chegar ao modelo desenhado para este estudo, onde as categorias foram divididas em subcategorias positivas e negativas, e em níveis de grau de envolvimento. Utilizou-se o QDA Miner para a visualização e análise dos dados em detalhe, de forma organizada e metódica. As conclusões apontam para a necessidade de rever o perfil de estudante e docente do Ensino Superior a Distância em Portugal, uma vez que os resultados sugerem uma não conformidade relativamente aos perfis apontados pela literatura atual, que serve de base para a estruturação das ferramentas e design instrucional atualmente utilizado em Portugal. Ainda assim, foi possível estabelecer uma nova proposta de maturação dos perfis e também uma proposta dos que atualmente é possível encontrar no ensino a distância no nosso país. A clara preferência dos perfis mais jovens pela utilização do Facebook como espaço de discussão mostra-se oposto à escolha dos docentes, que na sua maioria continuam a escolher os Fóruns do Moodle. A análise dos dados recolhidos, em ambas as plataformas permitem verificar que não só os níveis de interação são superiores nos Grupos de Facebook, apresentando graus de centralidade baixos e graus de densidade elevados, como qualitativamente os resultados demonstram que é nesta rede social que o debate de ideias, a partilha, e a criação de conhecimento ocorrem. Estes aspetos verificaram-se ser inexistentes nos Fóruns do Moodle analisados, sendo que esta plataforma foi predominantemente utilizada como repositório de documentos. Os resultados obtidos no estudo apontam para a importância da adoção de ferramentas da Web 2.0 como complemento ao Moodle de modo a possibilitar a criação do envolvimento do estudante. É neste contexto que se registou alguma dinâmica e interação nos grupos, tendo ocorrido um elevado grau de envolvimento, a criação e o aprofundamento de conhecimento.
- Ambientes tecnológicos e aprendizagemPublication . Ramos, Maria Clara Guedes Monteiro; Marques, Maria Emília RicardoEsta dissertação apresenta o título – “Ambientes tecnológicos e aprendizagem”, com base no contributo das TIC, nos domínios da Educação e da Formação, num contexto cada vez mais global. Genericamente, alicerça-se numa análise da mutação contemporânea em relação com o saber e com os novos sistemas de aprendizagem, trate-se de cibercultura, ou de e-Learning. No sentido de minimizar o acentuado défice de competências existente, este dispositivo de aprendizagem propicia um sistema de Ensino a Distância, em ambiente virtual, tendo como infraestrutura tecnológica dominante a Internet / Web. Disponibiliza-se assim, a possibilidade de uma formação permanente, “ao longo da vida”, personalizada, cooperativa e colaborativa, tanto mediata como imediata, reduzindo custos, e eliminando barreiras de cariz, maioritariamente social e educativo. Para esta reflexão, partimos de uma hipótese inicial, raiz de um estudo exploratório, que consistiu no diagnóstico de situação do Ensino a Distância e da aplicação das TIC, entre 1997 e 1999, nos domínios do Ensino e da Formação em Portugal. Embora tratando-se de uma amostra reduzida, em virtude do período em análise corresponder às primeiras experiências naquele âmbito, entre nós, a investigação de terreno efectuada procurou apresentar resultados, a partir da implementação de vários instrumentos e técnicas de avaliação. Partimos da formulação de uma hipótese teórica, alicerçada em diferentes contextos, ferramentas, situações pedagógicas e actores intervenientes no processo de aprendizagem. Neste âmbito, procurámos primeiro equacionar as múltiplas vertentes – pedagógica, didáctica, tecnológica, social, cultural, afectiva e cognitiva, que interagiam no sistema. Os resultados obtidos, bem como as conclusões a que chegámos, ajudaram-nos a definir linhas de orientação fundamentais para a génese de um modelo prototípico de aprendizagem, de orientação construtivista. A nível das orientações para um futuro próximo, e atendendo ao princípio de pragmatismo, que julgamos indispensável dever caracterizar este tipo de investigação, propomos algumas pistas e sugestões para experiências congéneres, na área do Ensino a Distância. Em suma, pretendemos desenhar um modelo conceptual, orientador de futuros estudos neste domínio, que contribua para um sistema de aprendizagem, cada vez mais inovador, eficaz e de qualidade.
- An information systems' model of internal communication with and between teachers, as internal stakeholders, in portuguese public schoolsPublication . Luíso, Eugénia Maria Vicente; Mendes, António Quintas; Isaías, PedroA comunicação interna constitui um fator chave para o bom funcionamento das organizações e uma vantagem competitiva. O envolvimento dos stakeholders internos é uma questão fundamental para o futuro de qualquer organização. Igualmente importante é, também, definir uma política de comunicação interna crucial para a cooperação e motivar a relação entre os stakeholders. Esta pesquisa apresenta um estudo no âmbito da comunicação interna com os professores, enquanto stakeholders internos, nas Escolas Públicas Portuguesas nas seguintes dimensões: papel da comunicação interna, veículos de comunicação, níveis de satisfação, democratização e abertura do conselho escolar e plataforma Moodle como veículo de comunicação. As técnicas utilizadas para a recolha de dados foram as seguintes: análise documental, entrevistas estruturadas e questionário estruturado. No que diz respeito ao questionário, este foi aplicado nos meses de fevereiro, março e abril de 2017 aos professores de 53 Escolas Públicas Portuguesas. O número de respostas foi de 191. A análise fatorial foi a principal técnica utilizada para encontrar os fatores subjacentes às opiniões e comportamentos dos stakeholders. Este estudo permitiu verificar que as dimensões estudadas desempenham um papel determinante e que uma comunicação interna adequada é um instrumento que melhora a organização das Escolas Públicas Portuguesas na prossecução dos seus objetivos, tornando-se cada vez mais ativas no seu meio ambiente. Finalmente, com base em todo o trabalho desenvolvido, esta pesquisa propõe um novo modelo de Sistema de Informação bem-sucedida, baseado no modelo DeLone e McLean (2003), que permite conhecer a satisfação dos stakeholders internos nas Escolas Públicas Portuguesas, no contexto da comunicação interna, utilizando o Moodle como ferramenta de comunicação. Em suma, este estudo demonstra como a comunicação organizacional interna é um fator organizacional importante nas Escolas Públicas Portuguesas, que melhora o desempenho dos professores, enquanto stakeholders internos.
- Análise comparada das políticas educativas para a educação à distância em três países: Brasil, Portugal e Irlanda, especificamente na pandemia Covid-19Publication . Xavier, Adriana Maria Sonego; Barros, Daniela Melaré VieiraEsta investigação é incentivada no contexto educativo da aprendizagem à distância no Brasil, em Portugal e na Irlanda, em diferentes perspectivas analíticas. A técnica de entrevista semiestruturada, investigação exploratória e qualitativa foi aplicada para contribuir para a recolha de informações. A análise comparativa recorda-nos a uma visão de metodologia de investigação no sistema educativo, contribuindo para a identificação de semelhanças e de diferenças no campo amplo das políticas educativas nos países em análise. No entanto, na educação comparativa, espera-se que as experiências positivas adquiridas sejam agregadas na educação durante todo o processo de aprendizagem. Ao longo desta investigação, verificou-se que a história econômica e o índice populacional dos três países analisados eram representativos para este estudo. Foi estabelecido que os impactos educativos aumentam a compilação de informações e de mecanismos de como cada país conduz as suas atividades educativas. As políticas públicas na educação à distância permitiram uma análise onde a prática pedagógica se destaca estrategicamente no cenário em que a tecnologia ajuda a aprendizagem com níveis de oportunidade para todos os que dela necessitam. O papel da educação à distância impulsionou a transformação de uma realidade virtual, especialmente com o impacto de Covid-19, que transformou novos paradigmas de utilização do ensino/aprendizagem em sala de aula, para o modelo de ensino da EaD, que integra a tecnologia até a atualidade.
- Análise dos determinantes do fenómeno low-cost nos transportes aéreos em Portugal: tendência natural ou necessidade emergente dos mercados/consumidores?Publication . Oliveira, Marcelo; Pereira, JoãoO setor aéreo sempre foi conhecido pela sua luta continua, ou seja, cortar custos, gerir necessidades dos clientes, acompanhamento de requisitos de qualidade e segurança, enquanto mantem os serviços e satisfaz as necessidades de vários grupos de clientes. A indústria volátil torna desafiador para as transportadoras encontrar um equilíbrio entre fornecer serviços de alta qualidade para os clientes, mantendo os custos baixos. Diferentes modelos de negócios têm sido testados, com as Low-Cost tentando eliminar gradualmente a maioria dos serviços, deixando apenas o básico. No entanto, os serviços permanecem como uma pedra angular do transporte aéreo e da lucratividade de uma companhia aérea que depende de que tipo de serviços é prestado e de quão bem prestam para manter os seus clientes satisfeitos. O objetivo deste estudo consiste em identificar os determinantes do fenómeno low-cost em Portugal, isto é, em que medida é que estamos perante uma tendência natural, face a hábitos comportamentais ou a necessidade emergente dos mercados / consumidores, ou uma resposta a um contexto de retração económica. Na prossecução deste objetivo procurar-seá, também, identificar quais os fatores que contribuem para o sucesso na redução radical de custos. Assim, partindo desta problemática, a pergunta de partida, sobre a qual assenta a pesquisa, desdobra-se em duas questões essenciais: será o fenómeno low-cost no setor da aviação civil em Portugal uma conjuntura, ou constrangimentos observados no contexto da indústria e qual o papel do consumidor? Na resposta às questões que orientam o presente estudo, a contrastar com os achados na literatura, recorreu-se a um estudo exploratório e a uma abordagem metodológica de natureza quantitativa. Para a recolha de dados foi utilizado como instrumento um questionário online semiestruturado.