Ciências da Vida / Life Sciences
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Browsing Ciências da Vida / Life Sciences by Sustainable Development Goals (SDG) "02:Erradicar a Fome"
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- Alimentação em ambiente escolarPublication . Moura, Ana Pinto de; Manso, Nina Vigon; Luís, S.; Barroso, I.No âmbito do curso de Mestrado em Ciências do Consumo Alimentar (MCCA)/DCeT, decorreu uma peça sobre "alimentação em ambiente escolar", com a participação da responsável do projeto refeições escolares da junta de freguesia do Restelo, da responsável do HACCP/Componente Apoio Família Pré-Escolar do Município de Santarém e da Vereadora da Câmara Municipal de Santarém com emissão na RTP2 (minutos: 0:00-19:01)
- Analysis of scientific production aligned with the food and nutrition security strategy of Portuguese-Speaking African Institutions: a systematic scoping reviewPublication . Miquitaio, Augusto Mário; Crisp, Alex Harley; Zuliani, Daniela Queiroz; Moura, Ana Pinto de; Oliveira, Maria Rita Marques deThis systematic scoping review aimed to map and characterize the scientific production of researchers from Portuguese-speaking African institutions that align with the Food and Nutrition Security Strategy of the Community of Portuguese-Speaking Countries. The literature search was conducted using six electronic databases (PubMed, EMBASE, Virtual Health Library, Scientific Electronic Library Online, Scopus, and Web of Science), with no restrictions on the year of publication nor language. Through the search strategy, 10,061 records were identified, of which 502 documents and 654 researchers were selected by Food and Nutrition Security specialists along three axes: 1) Policy governance; 2) Access to food; 3) Availability of food. Institutional researchers from Mozambique (66.9%), Guinea-Bissau (15.9%), and Angola (11.4%) presented the most publications and international collaborations. Researchers from Cape Verde, Sao Tome and Principe, and Equatorial Guinea institutions added only 5.8% of the total production. A greater number of publications (61%) was related to axis two of the Food and Nutrition Security Strategy of the Community of Portuguese-Speaking Countries. The most studied themes were sustainable development, child malnutrition, and agricultural production for the first, second, and third axis, respectively. In general, scientific publications have shown limitations in their approaches due to the challenge imposed by the complexity of the food system. However, there has been a quantitative evolution in publications in the last decade, with a greater participation of researchers from Portuguese-speaking African institutions.
- Avaliação da aceitabilidade do uso da lula de babaneira na alimentação escolar em São ToméPublication . António, Dilúvia Boa Morte Viegas d' Abreu; Mendonça, Álvaro Luís Pegado de; António, Meyer Madre de Deus Do Rosário António; Oliveira, Maria Rita Marques de; Moura, Ana Pinto deINTRODUÇÃO: O enriquecimento da alimentação escolar deve ser acompanhado da utilização de produtos agrícolas locais e de baixo custo e que sejam bem aceitos pelas crianças. Em São Tomé e Príncipe, a banana é um dos alimentos mais produzidos, consumidos, e do seu cultivo, existem subprodutos como a lula/flor de bananeira com potencial uso na alimentação. Segundo a Lei n.º 4/2012, Lei do Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar (PNASE), para que sejam introduzidos novos ingredientes nos menus escolares, devem ser objeto de testes de aceitabilidade. OBJETIVOS: O objectivo do presente trabalho, foi avaliar a aceitabilidade da introdução e o aproveitamento de lula de bananeira na limentação escolar em São Tomé e Príncipe. METODOLOGIA: foram utilizados os métodos de avaliação sensorial, nomeadamente o teste de escala hedónica facial e duo trio, aonde participaram 106 provadores, sendo o primeiro teste com 92 alunos do ensino básico (6-14 anos) e segundo com 14 mestrandos treinados do Instituto Superior Politécnico de São Tomé e Príncipe. As receitas avaliadas foram aquelas já utilizadas na alimentação escolar sendo, molho de peixe com arroz, salada de feijão e sopa de hortaliças preparadas com as variedades de lula de banana prata e maçã. RESULTADOS: Os resultados revelaram uma aceitabilidade acima do limite mínimo estabelecido pela Lei do Programa Nacional de Alimentação e Saúde do Escolar (PNASE) para inclusão de novas receitas, 85% (molho de peixe com arroz: 88%; salada de feijão: 87%; e sopa de hortaliças: 87%). No teste duo trio, não foram observadas diferenças significativas de sabor entre as variedades de lula de bananeira utilizadas (maçã e prata) (Tabela 1). CONCLUSÕES: A inclusão da lula/flor de bananeira nos menus escolares não é apenas uma alternativa economicamente viável, mas também culturalmente respeitosa e com uma aceitabilidade satisfatória dos alunos, representando uma alternativa promissora para enriquecer os menus escolares.
- Colóquio: Fraude alimentar: contextualização, causas e medidas ao seu combatePublication . Moura, Ana Pinto de; Mil-Homens, Ana Sofia; Pimentel, H.No âmbito do curso de Mestrado em Ciências do Consumo Alimentar (MCCA)/DCeT decorreu o Colóquio: "Fraude alimentar: contextualização, causas e medidas ao seu combate ", contando com a participação de um representante da ASAE, e da CENTROMARCA, tendo sido parcialmente emitido na Emissão UAb n.º 114 (minutos:1:02-7:58 )
- COVID-19 e estilo de vida saudávelPublication . Fernandes, Ana Paula
- A food product development project with humanitarian character: an exploratory studyPublication . Lucca, G. L.; Fonseca, S. Caldas; Moura, Ana Pinto deVulnerable livelihood groups, such as the Fulanis in Guinea-Bissau, are affected by the consequences of inequality, as they lack access to healthy food, a healthy environment and adequate primary health care. Coordination between sectors can be key to building resilient food and health systems by integrating and scaling up preventive and emergency nutrition services, especially in the context of malnutrition. In 2021, a cashew-based food product was launched in Portugal in partnership with an NGO and a Portuguese food retailer. This study aims to explore the development and marketing of the product with humanitarian objectives, assessing its impact on the different stakeholders of the project. A mixed methodology was applied, combining the evaluation of consumer behavior, assessed through self-reported electronic questionnaires and in-depth interviews with the actors involved in the project. According to the retailer group stakeholders, a great opportunity for the future lies in developing new products with a humanitarian character. The results show that consumers are indeed interested in buying a product associated with a humanitarian cause, and that the product “100% Cashew Nut Butter” has a favorable consumer acceptance in terms of sensory attributes. The long-term nature of the project and the financial return were cited as strengths by all NGO stakeholders involved, but all stakeholders agreed that innovation was needed to sustain donations. Thus, this may be a cyclical process: businesses can create demand through product development, while management and consumers, in turn, drive demand. These findings can be used to improve the design of future projects that might use this as an example.
- Nutrição e Sistemas Alimentares: Curso 1: Nutrição, segurança alimentar e meios de subsistência: princípios básicosPublication . Moura, Ana Pinto deEste curso visa explicar os temas e conceitos básicos relacionados com a alimentação e nutrição, malnutrição, segurança alimentar e meios de subsistência. A compreensão destes conceitos fundamentais é importante para avaliar a situação alimentar e nutricional, planear e implementar programas, investimentos e políticas que abordam os problemas nutricionais (também conhecidos como “sensíveis à nutrição”), e avaliar os resultados nutricionais dos programas, investimentos e políticas
- Nutrição e Sistemas Alimentares: Curso 2 - Construir consensos sobre as causas da malnutrição para uma ação conjuntaPublication . Moura, Ana Pinto deEste curso orienta os/as participantes a realizarem a simulação de uma oficina, utilizando a metodologia de árvores de problemas e de soluções da malnutrição, de modo a apoiarem o planeamento conjunto no combate à insegurança alimentar e à malnutrição. Possibilita uma melhor a compreensão das causas multissetoriais da malnutrição e promove a aquisição de novas competências de facilitação de oficinas participativas e eficazes.
- Nutrição e Sistemas Alimentares: Curso 3 - Construir uma visão comum para uma alimentação e agricultura sustentáveisPublication . Moura, Ana Pinto deEste curso analisa a visão comum e a abordagem integrada da sustentabilidade desenvolvida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para lidar com os desafios que se colocam à agricultura, silvicultura e pesca no momento presente e no futuro. Apresentam-se os cinco princípios fundamentais da sustentabilidade em que esta visão assenta e ilustram-se as ações que favorecem a transição para uma alimentação e agricultura sustentáveis.
- Nutrição e Sistemas Alimentares: Curso 4: Melhorar a nutrição através da Agricultura e Sistemas AlimentaresPublication . Moura, Ana Pinto deUsando dois cenários realistas, este curso ilustra as ligações entre agricultura, sistemas alimentares e nutrição e descreve as oportunidades existentes para integrar a nutrição nas políticas, investimentos e programas do sistema alimentar. O curso oferece uma série de exemplos de políticas e intervenções sensíveis à nutrição, bem como uma visão geral das principais iniciativas e compromissos com foco na nutrição.