Sociologia | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books
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Browsing Sociologia | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books by Sustainable Development Goals (SDG) "05:Igualdade de Género"
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- Educação digital, pandemia e desigualdades de géneroPublication . Rosa, Rosário; Vieira, Cristina PereiraA proposta deste capítulo é refletir sobre o papel da educação no combate às desigualdades e no empoderamento das mulheres, cruzando-a com algumas das desigualdades de género estruturais que continuam a afetar a vida das mulheres em Portugal. Daremos ainda destaque ao contexto de crise gerado pela pandemia da Covid-19, e às consequentes transformações ocorridas no ensino, que trouxeram a público alguns dos constrangimentos e potencialidades da educação digital, contribuindo para o debate sobre o papel deste tipo de educação no empoderamento das mulheres.
- Jovens meninas capacitadas, uma questão de igualdade: educação, saúde e sexualidadePublication . Vieira, Cristina Pereira; Henriques, SusanaSerá para nós um verdadeiro desafio problematizar e ponderar sobre os temas que dão título a este capítulo, uma vez que temos a plena consciência que cada um destes temas é, por si só, alvo de grande complexidade reflexiva. Contudo, e dada a sua interligação, iremos neste ensaio procurar dar ênfase à importância da capacitação das e dos jovens (com particular enfoque sobre as jovens meninas mais pobres) para o sucesso de uma educação para a saúde, associada a uma consciencialização das opções, avaliando riscos e responsabilidades, para uma vida com saúde e para a obtenção dos direitos humanos, intrínseca à conquista da igualdade de género.
- Participação feminina em ciências, tecnologias, engenharias e matemáticas, no Ensino Superior em MoçambiquePublication . Parbato, Danilo; Henriques, Susana; Caeiro, SandraO tema sobre a participação feminina no ensino superior (ES) em Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas (STEM) já conta com alguma revisão sistemática da literatura e mapeamento em resposta a algumas perguntas, destacando-se as duas seguintes: (i) Que estudos existem sobre a diferença de género em relação à escolha do ES na área STEM e (ii) Como os papéis e estereótipos de género influenciam a tomada de decisões relacionadas ao ES. O ES em Moçambique, com 60 anos de história celebrados em 2022, tem sido desenvolvido numa distribuição regional histórica (i) de desigualdade na oferta de vagas e (ii) de benefício de instalação de mais instituições de boa reputação nacional apenas na região sul do país. Orientado ainda por um Plano Estratégico não renovado, de 2012 – 2020, contava com 237.777 estudantes, segundo dados de 2020 da Direcção Nacional de Ensino Superior (DNES) e é constituído por 56 instituições de ensino superior (IES), 22 públicas e 34 privadas, distinguindo-se em universidades, academias e institutos superiores e politécnicos. Dada a sua dimensão e por se tratar de um pais em desenvolvimento, torna--se importante estudá-lo, buscando colaborar para a produção de possíveis respostas para a primeira pergunta “sobre a diferença de género em relação à escolha do ES na área STEM”, orientado pelo objectivo geral de analisar o acesso ao ES em Moçambique quanto à equidade de género e à participação feminina em STEM e tendo como objectivos específicos os de (i) distinguir de entre os desafios do acesso ao ES em Moçambique o da equidade de género e (ii) caracterizar o desafio da participação feminina em STEM no ES em Moçambique.
- Portuguese youth’s discourses on masculinity: broken silencesPublication . Vieira, Cristina PereiraThe argument about the mechanisms through which people live in a gendered society may give rise to different opinions concerning the perspectives and possibilities of their renewal. Behind this phenomenon is a false clairvoyance in how we understand gender. This certainty about a gendered society has generated uneasiness; within academia it drives a ceaseless inquiry into how to make sense of this omnipresent characteristic. For many years, the focus on gendered societies has not included men. Drawing on the idea of “male normalization”, the invisibility of a prevailing power was promoted. In this hegemonic configuration, men have directly benefitted from a patriarchal model without questioning it, without intervening in an attempt to undermine and consequently destroy it. Nonetheless, the social and political transformations initiated in the mid-19th century had an impact on masculinity studies, making room for a change in expectations and rights. According to this perspective, the changes brought on by modernity have made it possible to rethink the concept of masculinity. Within this context, we strive to shed light on the discussion and problematization of the logics of masculinity, as they are understood by Portuguese youth, as part of two research projects separated by a 10-year interval. By studying juvenile narratives we intend to understand how these logics, which appear tied to different meanings, interact. In this regard, we propose to reflect on the discourses produced on implicitly imposed invisibilities, and the way in which these are beginning to be interrupted though an openness to multiple configurations (allowing a metamorphosis) and encourage the visibilities of the multiple ways of being a man.
- Sexuality, gender and violence in the 21st century: an introductionPublication . Grau, Begonya Enguix; Vieira, Cristina PereiraMany years ago, the American anthropologist Gayle Rubin used “hierarchy” to illustrate how different systems of sex and gender become organised around (socially accepted) valued positions and produce sex-gender hierarchies where the top is the institution of heterosexual marriage (Rubin, 1989). Next to heterosexual marriage in value terms, we find heterosexual monogamous non-married people followed by other heterosexuals. Stable lesbian and gay couples are right on the edge of respectability, but promiscuous gays and lesbians hover just above the groups at the bottom of the pyramid. The most despised sexual castes include, according to this author, transsexuals, transvestites, fetishists, sadomasochists, sex workers and those who work in pornography. In the absolute lowest position we find those whose eroticism transgresses generational boundaries. Sex and gender hierarchies together with the sociocultural valorisation of the masculine over the feminine are deeply entangled with power and privileges and have brought about injustice and violence. Hierarchies rely on classification. Sexuality-gender classifications are basic to the social order organised around the Social Standard, which establishes guidelines as to how the relations between the people of a given society should be constituted and developed, contributing to the reproduction of the social order (Vieira & Costa, 2016). (...)
- Tempos de pandemia: é uma questão de género: pensar a intervenção social nas desigualdades estruturais em épocas de crise.Publication . Vieira, Cristina Pereira; Duarte, MadalenaEste capítulo tem como principal propósito partilhar um conjunto de pensamentos, assentes especificamente, na área da sociologia, sobre alguns aspetos da organização social de uma época que aqui designamos de «Tempos de pandemia ». Com um tempo, pensado num sentido plural, este que se espera que seja de passagem, sem uma permanência longa, ainda que, no momento de escrita deste capítulo, seja uma realidade presente. Assim sendo, e pelo facto de estarmos a vivenciar a situação, iremos procurar, ao longo desta reflexão, ter sempre presente que todo o conhecimento científico é um processo de autoconhecimento (Santos, 1989). Neste contexto, procuramos desenvolver o exercício de um pensamento crítico, no sentido da sistematização da análise dos fenómenos emergentes. Ou seja, evidenciando um conjunto de inquietações, iremos procurar fazer surgir uma pigmentação mapeada do panorama geral, e em específico da realidade portuguesa, sobre este tempo de pandemia, cruzando com questões de desigualdades estruturais e com um recorte nas questões de género.