Liderança Educacional
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Browsing Liderança Educacional by Sustainable Development Goals (SDG) "09:Indústria, Inovação e Infraestruturas"
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- A biblioteca escolar no 1º ciclo do ensino básico : análise da sua intervenção em processos de mudançaPublication . Matias, Isabel; Bastos, GlóriaNos últimos anos temos assistido a múltiplas iniciativas institucionais no sentido de promover a modernização das escolas do 1.º ciclo do ensino básico (CEB) e a mudança e inovação nas práticas pedagógicas dos professores. Neste contexto, importa olhar para o papel das bibliotecas escolares (BE). De facto, desde a criação da Rede de Bibliotecas Escolares, e sobretudo já no presente século, tem-se verificado que vários projetos orientados para a inovação nas escolas têm tido a BE como um parceiro relevante. São exemplo desta situação programas nacionais como o Plano Nacional de Leitura (PNL), o Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) e o Plano Tecnológico de Educação (PTE). Simultaneamente, as escolas do 1.º CEB passaram por diferentes formas de organização (agrupamentos horizontais, verticais e mega-agrupamentos) que inevitavelmente influenciaram as dinâmicas da BE nessas escolas. Nesta investigação pretendeu-se analisar as relações entre essa estrutura pedagógica e os programas referidos, a partir de dois agrupamentos de escolas (AE) na região do Algarve. Examinou-se também o efeito das reorganizações estruturais que as escolas do 1.º CEB desses AE enfrentaram no que se refere ao trabalho da BE. Esta análise foi articulada com a verificação da visibilidade da BE em 91 relatórios de avaliação interna e externa dos AE do distrito de Faro, respeitantes a seis anos letivos. A pesquisa empírica recorreu a entrevistas aos diretores, professores adjuntos da direção responsáveis pelo 1.º CEB; à aplicação de um inquérito por questionário aos professores do 1.º CEB e à análise documental. O estudo evidencia que o PNL foi incorporado pela BE de modo significativo e o PNEP, a reorganização escolar e o PTE de forma menos notória. Mostra, ainda, que a BE é referida na avaliação interna e externa como uma valência pedagógica e não apenas como mero espaço físico.
- A liderança e a implementação do Plano Tecnológico de Educação nas escolas portuguesasPublication . Duarte, Susana Maria Paulino Gonçalves; Bastos, Glória; Botelho, Maria do Carmo Severino Duarte GriloO Plano Tecnológico de Educação (PTE) pretendeu equipar tecnologicamente as escolas públicas de Portugal continental, procurando introduzir, por essa via, alterações e inovação no ensino e na aprendizagem. Neste contexto, importa destacar o papel que os coordenadores do PTE tiveram localmente, já que foram os responsáveis pela sua implementação dentro das escolas. Focámos assim a nossa investigação na figura dos CPTE, de forma a percebermos como o PTE tinha sido implementado e liderado nas escolas. Partimos de um enquadramento do problema, perspetivado em torno de três temas: a construção do Plano Tecnológico de Educação, destacando os seus três eixos e projetos, a problemática da incorporação das tecnologias de informação e comunicação na educação e o papel da liderança em projetos de inovação e mudança. O estudo empírico realizado apoiou-se fundamentalmente em métodos quantitativos, complementado por elementos qualitativos. Foi aplicado um inquérito a uma amostra com representação nacional, de 100 CPTE, de agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas de Portugal continental com ensino secundário. Este inquérito permitiu perceber quem foram estes coordenadores ao definirmos o seu perfil relativamente às suas características pessoais e profissionais, às suas competências nas dimensões previstas para a função, bem como à sua liderança, neste caso concreto através da utilização do MLQ, de Bass & Avolio. Permitiu ainda determinar as condições de implementação do PTE e os principais constrangimentos. Os resultados obtidos comprovaram que nem todos os objetivos inicialmente propostos para o PTE foram concluídos ou implementados. No entanto, o balanço a nível tecnológico e de gestão é bastante positivo e menos a nível pedagógico. A liderança desempenhada pela generalidade dos CPTE enquadrou-se no perfil ideal identificado por Avolio & Bass (1995), onde as características de liderança transformacional são as mais manifestadas, complementando-se com algumas de liderança transacional.
- As lideranças na promoção da inovação tecnológica no contexto do ensino superior: o caso da Universidade Politécnica, em MoçambiquePublication . Khan, Nazir; Bastos, GlóriaAs lideranças assumem-se fulcrais para o desenvolvimento das instituições, mormente no contexto educacional, sendo que o papel do líder formal é determinante para o alcance dos propósitos institucionais, subsumindo que o referido líder terá, efetivamente, a capacidade de influenciar os liderados para tais fins. A nossa pesquisa substanciou-se no tema: “As Lideranças na promoção da Inovação Tecnológica no contexto da formação superior: o caso da Universidade Politécnica em Moçambique”, onde se objetiva identificar, analisar e caracterizar as ações desenvolvidas na referida universidade, especialmente do foco estratégico delineado pelas lideranças no âmbito da formação, tendo em conta, igualmente, a legislação e as políticas definidas pelo governo moçambicano atinentes à matéria. A partir de um referencial teórico assente nos seguintes eixos temáticos, (i) Liderança e (ii) Inovação e Tecnologias, são desenvolvidas diferentes perspetivas de análise, cujo relacionamento e articulação permitem conferir a questão e os objetivos do estudo. A abordagem metodológica assenta num estudo de caso intrínseco, de cunho qualitativo, recorrendo-se a entrevistas semiestruturadas como técnica de recolha de dados a diversos líderes da instituição. O estudo conclui que os fundamentos e visões da liderança e da inovação estão presentes nos documentos orientadores d`A POLITÉCNICA destacando-se, para o efeito, os Estatutos da Universidade e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período 2017-2024. Constata-se que os entrevistados conferem no geral, a adoção de lideranças gestionárias e compartilhadas destacando-se, na perspetiva da terminologia de Kouzes e Posner, as práticas “mostrar o caminho”, “Inspirar uma visão conjunta” e “encorajar a vontade”. O estudo eleva, igualmente, o foco para a liderança transformacional e o direcionamento assumido para a liderança híbrida, em que a tecnologia, ainda num estágio de desenvolvimento embrionário, é assumida como elemento fundamental para a promoção da inovação e, consequentemente, base para as mudanças que se impõem nos processos educativos.
- Mudança educacional e liderança: criação do curso de ciências biomédicas laboratoriais em PortugalPublication . Ferro, Amadeu Borges; Goulão, FátimaNo contexto do sistema de acreditação gerido pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), surgiu um processo de mudança no que concerne às Licenciaturas em Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica e Análises Clínicas e Saúde Pública. Desta forma, tornou-se viável, disponibilizar uma nova oferta letiva na Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais (CBL) que conglutina as duas licenciaturas anteriormente referidas. Seis instituições de ensino superior público submeteram a acreditação ciclos de estudos em CBL e todas obtiveram acreditação junto da A3ES. Este trabalho tem como principal finalidade conhecer e interpretar a criação desses seis cursos, identificando facilitadores, vantagens, heurísticas desenvolvidas pelos líderes e as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Foi seguida uma metodologia de estudo de caso único incorporado, descritivo e ideográfico. Os participantes foram os coordenadores dos ciclos de estudos em CBL das seis instituições já referidas. Recorreu-se a entrevistas semiestruturadas e recolha documental. Os dados das entrevistas foram tratados com recurso a análise temática, tendo-se criado diversos mapas de análise que sustentaram a interpretação. Os resultados obtidos foram muito vastos e permitiram sustentar que um dos principais motivos que levou à criação do ciclo de estudos foi a emissão do “1.º Relatório sobre propostas de “agregação/fusão”” pela A3ES, associado ao reconhecimento oficial dos diplomados como legítimos detentores da dupla titulação profissional em ACSP e em APCT. Como principais heurísticas surgiram: a nomeação de comissões multidisciplinares e experientes para criar o ciclo de estudos ou a tomada de decisão por consenso. Pela negativa destacou-se a não utilização de stakeholders externos. Em termos de facilitadores, as estruturas internas (matricial ou departamento por produto) encontram pontos positivos e negativos em várias narrativas dos participantes. Também a facilidade de constituição de recursos docentes ou locais de estágios não foi igual em todas as instituições. A análise SWOT elenca muito mais Forças e Oportunidades do que Fraquezas e Ameaças. Em jeito de balanço final todos os participantes avaliaram, na globalidade, a criação do ciclo de estudos como positiva.
- As tecnologias no ensino das ciências aos cursos profissionalizantes : inovações pedagógicas emergentesPublication . Costa, Henriqueta Silva; Oliveira, IsolinaOs alunos que frequentam hoje em dia o ensino secundário adquiriram já, ao longo da sua vida, no meio escolar e no ambiente familiar, importantes conhecimentos tecnológicos. Assim, a literacia digital é, cada vez mais, uma realidade que entra todos os dias na escola em vez de um processo a ser iniciado por esta. Tecnologia e ciência andam a par e a familiaridade dos alunos com a primeira pode e deve ser utilizada pelos professores para motivar para a aprendizagem das ciências mas, sobretudo, para desenvolver com os seus alunos novos processos de ensino e aprendizagem. O presente estudo identifica inovações pedagógicas com recurso às tecnologias que os professores de ciências dos cursos de natureza profissionalizante implementam e dá a conhecer os papéis de professores, alunos, direções executivas e contexto escolar na facilitação do desenvolvimento destas inovações. A nossa investigação, integrada num paradigma qualitativo, apresenta-se como um estudo de caso múltiplo constituído pelo estudo cruzado de três escolas da Região Autónoma da Madeira, uma escola urbana, uma escola suburbana e uma escola rural integradas em contextos sócio-económicos muito distintos. O trabalho de campo desenvolveu-se ao longo do ano letivo 2011/2012 e consistiu na realização de entrevistas aos professores de ciências e às direções executivas das escolas participantes, à observação de aulas, aplicação de questionários e análise documental. Com este estudo verificou-se que ambos professores e alunos assumem a importante contribuição da tecnologia em significativas mudanças nos processos de ensino aprendizagem nomeadamente na promoção da aprendizagem centrada no aluno e do trabalho colaborativo. Os resultados apontam para a importância das lideranças escolares, do desenvolvimento pessoal e profissional dos professores e do contexto sociocultural em que se integram as escolas na implementação das referidas inovações.
- As TIC na Escola Pública Portuguesa e a sua relação com as liderançasPublication . Santos, José Rui; Gaspar, IvoneHoje vive-se numa sociedade globalizada, sedenta de conhecimento, em que o imediatismo da informação é, cada vez mais, uma necessidade tornada realidade até nos locais mais recônditos do planeta. Ao homem são exigidas novas competências, novas literacias que lhe permitam manter-se profissionalmente ativo, socialmente incluído e independente ao longo da vida. É à escola que, em primeira instância, compete fornecer as ferramentas que permitam, a quem a procura, desbravar caminho para a aquisição dessas competências e literacias. E a escola tem disso consciência. Neste primeiro quartel do século XXI, já não se questiona apenas a entrada das tecnologias da informação e comunicação na escola, mas, sobretudo, como deve a escola fazer a sua apropriação. E, é neste domínio que as lideranças da escola assumem um papel especialmente preponderante porquanto é na e da forma como lidam com as tecnologias, a importância que lhes atribuem e o impulso e orientação que dão à sua utilização, que depende o modo como a escola delas se apropria e as usa com vista não só a delas tirar o melhor partido, como, também, para chamar, e cativar, uma clientela com interesses cada vez mais díspares dos dela e que nela permanece apenas por imposição legal. É das relações entre as tecnologias da informação e comunicação e a escola pública através da análise do uso que delas fazem e do partido que delas tiram diretores e coordenadores de departamento que se fala nesta tese.