Browsing by Issue Date, starting with "2019-05-23"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A biblioteca escolar no 1º ciclo do ensino básico : análise da sua intervenção em processos de mudançaPublication . Matias, Isabel; Bastos, GlóriaNos últimos anos temos assistido a múltiplas iniciativas institucionais no sentido de promover a modernização das escolas do 1.º ciclo do ensino básico (CEB) e a mudança e inovação nas práticas pedagógicas dos professores. Neste contexto, importa olhar para o papel das bibliotecas escolares (BE). De facto, desde a criação da Rede de Bibliotecas Escolares, e sobretudo já no presente século, tem-se verificado que vários projetos orientados para a inovação nas escolas têm tido a BE como um parceiro relevante. São exemplo desta situação programas nacionais como o Plano Nacional de Leitura (PNL), o Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) e o Plano Tecnológico de Educação (PTE). Simultaneamente, as escolas do 1.º CEB passaram por diferentes formas de organização (agrupamentos horizontais, verticais e mega-agrupamentos) que inevitavelmente influenciaram as dinâmicas da BE nessas escolas. Nesta investigação pretendeu-se analisar as relações entre essa estrutura pedagógica e os programas referidos, a partir de dois agrupamentos de escolas (AE) na região do Algarve. Examinou-se também o efeito das reorganizações estruturais que as escolas do 1.º CEB desses AE enfrentaram no que se refere ao trabalho da BE. Esta análise foi articulada com a verificação da visibilidade da BE em 91 relatórios de avaliação interna e externa dos AE do distrito de Faro, respeitantes a seis anos letivos. A pesquisa empírica recorreu a entrevistas aos diretores, professores adjuntos da direção responsáveis pelo 1.º CEB; à aplicação de um inquérito por questionário aos professores do 1.º CEB e à análise documental. O estudo evidencia que o PNL foi incorporado pela BE de modo significativo e o PNEP, a reorganização escolar e o PTE de forma menos notória. Mostra, ainda, que a BE é referida na avaliação interna e externa como uma valência pedagógica e não apenas como mero espaço físico.
- Emissão Nº 159Publication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria João; Arieira, RuiEntrevista a Miguel Cardina, investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, sobre o projeto de investigação “CROME — Memórias Cruzadas e Políticas do Silêncio. As Guerras Coloniais e de Libertação em Tempos Pós-coloniais”. Fugas: Livraria Solidária de Carnide, em Lisboa. Visita guiada por João Borges de Oliveira, corresponsável da Livraria Solidária. Notícias: Sessão de apresentação do ebook “Inovar para a Qualidade na Educação Digital”, (6º título da coleção Educação a Distância e Elearning), com a coordenação dos professores Paulo Dias, Darlinda Moreira e António Quintas Mendes, na Universidade Aberta, em Lisboa (dia 7 de abril de 2019); Seminário “Cultura, Saúde e Género em Debate”, na Universidade Aberta, Palácio Ceia, Lisboa (10 de maio de 2019). A sessão organizada pelo Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais da UAb (CEMRI-UAb), teve como oradora a professora Yolande Govindama, da Universidade de Rouen, França e foi moderada pela professora Natália Ramos, coordenadora do CEMRI.; O Seminário “Desafios para a Docência Online”, do Ciclo de Conferências promovido pela Associação para a Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa (EaD@PLP), terá lugar dias 20 e 24 de maio. A sessão terá como convidado o professor Dias de Figueiredo, da Universidade de Coimbra; Candidaturas online dos cursos em oferta na Universidade Aberta: para o 1º ciclo nas modalidades de acesso direto, até 9 de julho e para a 1ª fase do 2º e 3º ciclos até 25 de junho.