Psicologia | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Psicologia | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Avós e culturas: relacionamentos e vivências intergeracionais em tempo de pandemia COVID-19Publication . Azambuja, Rosa Maria da Motta; Ramos, Natália; Ramos, Maria da Conceição PereiraNas diferentes culturas, os mais velhos, em especial os avós, constituem elos de apoio e solidariedade entre gerações, funcionando como âncoras da cultura, do cuidado, educação, afetividade, desenvolvimento e transmissão. Nesta pesquisa objetivou-se analisar relatos vividos por avós, em tempos de pandemia Covid-19. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter exploratório, qualitativo e intercultural, realizado a partir de entrevistas semiestruturadas e abertas. Participaram desse estudo 37 avós do Brasil, Portugal e Uruguai. Os principais resultados apontam que as relações afetivas se mantêm em período de pandemia, mas o tipo de cuidados e atividades difere entre avós presenciais e virtuais.
- Diversidade cultural, educação e comunicação intercultural: políticas e estratégias de promoção do diálogo interculturalPublication . Ramos, NatáliaAs problemáticas da diversidade cultural e da interculturalidade são da maior actualidade no contexto do mundo globalizado, estando no centro das preocupações dos Estados, dos profissionais e da população, em geral. Elas implicam um novo reposicionamento metodológico e epistemológico em nível da pesquisa, intervenção e formação, colocando novos desafios às sociedades e políticas do século XXI, no que diz respeito à gestão da diversidade cultural, das identidades, dos conflitos, da educação e da comunicação interculturais, às interacções entre o eu e o outro, entre o universal e o singular. São apresentados e analisados alguns princípios, estratégias e políticas de: acolhimento e promoção da diversidade cultural; aquisição de competências pedagógicas, comunicacionais, interculturais e de promoção de valores democráticos; gestão das identidades múltiplas e da diversidade cultural; reforço da cidadania, da interculturalidade e da participação de grupos subrepresentados ou em exclusão na sociedade; criação de espaços de diálogo intercultural nos diferentes setores da sociedade; promoção da comunicação e diálogo intercultural nas relações individuais, intergrupais e interculturais.
- Education of immigrant students: the experience of a state school in São PauloPublication . Kohatsu, Lineu Norio; Ramos, Maria da Conceição Pereira; Ramos, NatáliaThe aim of the study is to investigate the experience of a municipal elementary school in São Paulo in welcoming immigrant students. Data collection was conducted through interviews with the principal, pedagogical coordinator, teachers and Bolivian immigrant parents; classroom observations, break time and project meetings for immigrant students; application of student proximity scale and analysis of school performance. The results showed that, in the perception of professionals and parents, there was a significant reduction in the manifestations of prejudice and discrimination, as well as greater interaction among students. School initiatives to enhance the culture of immigrants should be highlighted, as well as the incorporation of the theme of immigration into the curriculum through the learning scripts produced by teachers. Finally, the importance of democratic management and collective participation is highlighted for the achievement of a more inclusive school.
- Mobilities, communication and intercultural education: contemporary global challengesPublication . Ramos, NatáliaMigrations, interculturalism and digital and intercultural communication are domains heavily present in the social and political discourses of the last and fi rst decades of the 20th and 21st century, respectively, at the level of various sectors, and in the communication, intercultural and educational paradigms nowadays. Cultural diversity, a multicultural and network society, the Internet, the development of digital information and communication technologies, the inclusion of these technologies in education and teaching gave origin to new forms of relationship, communication and learning. They also gave origin to major changes in society and social organisations, particularly in education, environments where interculturalism and student mobility have been increasing. In this article, some of these questions will be discussed, which are raised in a contemporary framework, and we will also analyse policies, strategies and competences which may help professionals who work with migrants, refugees and ethnic/cultural minorities to better interact with this population, fostering their welcoming and social inclusion as well as promoting coexistence, communication and intercultural education, and the development and wellbeing of everybody, regardless of their cultural or social origin.
- Ser cuidador familiar de idosos com amputação maior de membro inferior: ônus e o bônusPublication . Figueirôa, Giovana Rossi; Ramos, Natália; Sá, Sumaia Midlej PimentelEste artigo aborda a temática do cuidado, explorando diferentes implicações associadas ao papel dos cuidadores familiares de idosos submetidos a amputação de membro inferior. Objetivo: Descrever e analisar as repercussões da amputação maior de membro inferior sobre os cuidadores familiares, identificando as principais dificuldades enfrentadas por eles e propondo estratégias de intervenção que possam otimizar o processo do cuidado. Metodologia: Realizou-se uma revisão da literatura narrativa de natureza qualitativa. A busca abrangeu bases de dados como PubMed, Scielo, Web of Science, PsycINFO e Google Scholar, utilizando palavras-chave em português, inglês e espanhol. Os estudos incluídos foram analisados qualitativamente, buscando identificar padrões e categorias temáticas. A heterogeneidade dos estudos foi considerada como limitações. Serão apresentados conceitos, dados sobre perfil desses cuidadores, bem como as repercussões psicológicas, físicas e sociais enfrentadas, as dificuldades na adaptação à nova rotina e o impacto na vida social e profissional. Resultados/Discussão: Idosos com AMMI necessitam de assistência física e emocional continuada que, frequentemente é fornecida por um cuidador familiar. Os impactos negativos tanto para a pessoa acometida quanto para o cuidador são amplamente reportados na literatura, assim como são descritos os benefícios dessa experiência, como o fortalecimento dos laços familiares, o desenvolvimento de novas habilidades e o crescimento pessoal. Considerações Finais: O cuidado exige uma abordagem multiprofissional, integrada e continua. Para tanto é necessário implementação de redes de apoio e estratégias para capacitação e promoção do bem-estar dos cuidadores afim de melhorar a qualidade dos cuidados prestados
- Sobre o ethos na educação: dialogando com Kohlberg, Habermas e Boaventura de Sousa SantosPublication . Teixeira, Leônia Cavalcante; Ramos, NatáliaO momento civilizatório atual define-se como de crise epistémica, antropológica, ontológica e ética. Ratificando o espaço educacional como locus privilegiado de constituição de subjetividades, este estudo centra-se sobre as conceções de Kohlberg, Habermas e Boaventura de Sousa Santos. As articulações entre filosofia, sociologia e educação iluminam a escola como território de construção subjetiva pela via da interdisciplinaridade. Habermas, em diálogo com a teoria kohlberguiana do julgamento moral, questiona o tecnicismo ao retomar uma ética iluminista cosmopolita emancipatória. Baseando-se na consideração da atualidade como momento de transição paradigmática, Santos posiciona-se contra as perspetivas iluministas antropológica, epistêmica e ética, propondo cartografias da experiência subjetiva que conduzam à emancipação por um ethos que se norteie pelo senso comum solidário. A discussão entre os autores dar-se-á considerando as relações entre ética e subjetividade no campo da educação, privilegiando os lugares do ensino-aprendizagem e do educador na instituição escolar. Mesmo a partir de perspetivas teóricas distintas, Habermas, apoiando-se em Kohlberg, e Santos afirmam-se como solidários à ideia de movimento, de emancipação e de resistência sociais, vislumbrando espaços de acolhimento da estranheza e pluralidade que caracterizam o alteritário, inclusive aí situando possibilidades de mudanças. Ao reivindicar-se um ethos para a educação, insiste-se na instituição educacional como locus forjador de subjetividades, acolhedor das diversidades, pluralidades, interculturalidades e vicissitudes humanas, da heterogeneidade, da singularidade, da diferença, da ambivalência, da contradição e do paradoxo que marcam o sujeito que, de modo algum, se reduz ao racional, ao biológico e ao homogéneo. Há que acolher uma mudança paradigmática no campo da educação, tanto epistemológica quanto metodológica, onde profissionais, familiares, alunos e sociedade em geral possam construir modelos de pertença do diferente, da diversidade e da complexidade na rede social e educacional.