Psicologia | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books
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Browsing Psicologia | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Avós e interculturalidade: “o que ensina e aprende com os netos”?Publication . Azambuja, Rosa Maria da Motta; Rabinovich, Elaine; Ramos, NatáliaTrata-se de um estudo empírico, de caráter exploratório, qualitativo e intercultural realizado em contextos culturais diferentes a partir de entrevistas semi-estruturadas e abertas a avós brasileiras, portuguesas e são-tomenses. Através de uma abordagem ecológica e comparativa, foi analisada a convivência entre avós e netos, procurando compreender-se o tempo que as avós dedicam ao cuidado dos netos, os impactos no modo de vida familiar e identificar o que ensinam e aprendem com os seus netos/as, tendo como base a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (Bronfenbrenner).
- Desafios da educação a distância em tempos de pandemiaPublication . Ramos, Natália; Lopes, Ana Cristina DuarteA globalização e a crescente multi/interculturalidade das sociedades, o avanço cada vez maior das tecnologias da informação e comunicação e o acesso constante a informação e a conteúdos digitais via Internet, associados ao aumento das interações social, intercultural e profissional de pessoas provenientes de culturas diversas, exigem a aquisição de novas competências académicas, profissionais, pedagógicas, tecnológicas, (inter)culturais e sociais. No primeiro triénio de 2020, o mundo foi confrontado com a pandemia da Covid-19, a qual exigiu medidas imediatas e originou desafios, mudanças, crises e tensões, com fortes impactos sociais, económicos, culturais, psicológicos e educacionais. Este problema global de saúde pública veio acentuar as já existentes desigualdades sociais, económicas, educativas e de saúde nas atuais sociedades abertas, interdependentes e transnacionais, agravando as condições socioeconómicas, sanitárias, educacionais e os riscos da população, sobretudo dos grupos mais vulneráveis, onde se incluem muitos indivíduos e famílias nacionais e migrantes, em situação de precariedade e exclusão social e cultural. Trouxe, sobretudo, grandes desafios à educação e às instituições educativas, colocando em destaque vulnerabilidades e potencialidades da comunidade educativa, das metodologias e práticas educacionais e docentes, da educação a distância, das atitudes dos estudantes e das dificuldades de acesso e domínio dos meios tecnológicos. Colocou igualmente em relevo a necessidade de formação ao nível das tecnologias de informação e comunicação, sobretudo dos professores, e de repensar novas políticas, metodologias e práxis educativas. O século XXI e, em particular, contextos complexos e adversos de educação, como os que vivemos atualmente, exigem políticas, pedagogias e metodologias abertas, dinâmicas e flexíveis, integrando a diversidade de contextos, de espaços e de culturas; o desenvolvimento de modelos pedagógicos inovadores, assentes em perspetivas interdisciplinares e novas tecnologias comunicacionais; e a implementação de mudanças metodológicas, conceptuais e tecnológicas. O contexto de pandemia e o seu impacto na educação poderão ser também analisados como uma oportunidade de reflexão, aprendizagem, mudança e evolução, sobretudo do ensino superior em Portugal, nomeadamente ao nível do ensino a distância, desenvolvendo modelos pedagógicos integrados e sustentáveis e que melhor se adaptem às realidades e objetivos das instituições educativas e promovam a qualidade, a inovação e a equidade. Poderemos ter um mundo mais rico e uma educação mais inclusiva, global e sustentável se instituições e professores estiverem mais capacitados para o desenvolvimento educacional, individual, grupal, social, (inter)cultural e tecnológico.
- A diversidade cultural na cidade: problemas e desafiosPublication . Ramos, NatáliaNo mundo global contemporâneo as questões da diversidade cultural, da mobilidade das populações e das relações interculturais estão no centro da preocupação dos Estados, das populações e da academia, vindo colocar novas questões e desafios às sociedades, às diferentes organizações e serviços, às políticas do século XXI nos diferentes sectores e à gestão das cidades e aspirações dos seus cidadãos. As políticas públicas e as cidades terão de dar resposta às problemáticas, complexidades e necessidades criadas pelas novas realidades sociais, culturais, sanitárias, educativas, familiares e políticas, resultantes nomeadamente do número crescente de populações migrantes e refugiadas que afluem às cidades e partilham espaços, atividades e o quotidiano. Tanto a globalização, como a mobilidade das populações e a urbanização, aumentaram sem precedentes os contactos entre as culturas e a coabitação entre diferentes grupos étnico-culturais e modos de vida, particularmente nas cidades, colocando grandes desafios à gestão da diversidade cultural, do espaço, das identidades e dos conflitos, bem como às necessidades e promoção da integração, qualidade de vida e bem-estar psicológico e social dos indivíduos e grupos, nacionais e migrantes.
- A educação escolar de alunos imigrantes em dissertações e teses brasileiras e portuguesas: o desafio da inclusão das diferençasPublication . Kohatsu, Lineu Norio; Ramos, Maria da Conceição Pereira; Ramos, NatáliaA presença e escolarização de alunos de diferentes nacionalidades, línguas e culturas tem representado grandes desafios sociais e políticos, aos sistemas educacionais e aos pesquisadores, designadamente no Brasil e em Portugal. Com o objetivo de contribuir para a divulgação da produção acadêmica recentemente realizada em algumas universidades no Brasil e Portugal, neste artigo são apresentadas algumas dissertações e teses que tiveram como tema central a inclusão e educação escolar de alunos imigrantes e de minorias étnicas.
- La psychologie et les psychologues de l’éducation au PortugalPublication . Almeida, Leandro; Ramos, NatáliaLe texte présente certains aspects de la création, du développement et de l'exercice de la Psychologie au Portugal, en particulier en ce qui concerne la formation, l'intervention et la recherche en Psychologie de l'Éducation.
- Relação avós e netos em Portugal em tempo de pandemia Covid 19Publication . Ramos, Natália; Azambuja, Rosa Maria da Motta; Ramos, Maria da Conceição PereiraNeste estudo objetivou-se analisar relatos vividos entre avós e netos, em tempos de pandemia da Covid-19. Tratou-se de um estudo descritivo, de caráter exploratório, qualitativo e intercultural realizado a partir de entrevistas semiestruturadas e abertas. Participaram desse estudo 09 avós, do gênero feminino, com idades compreendidas essencialmente entre os 60 e 70 anos de idade, a grande maioria em situação profissional ativa e com netos ainda crianças, residentes em diferentes regiões de Portugal. Os principais resultados apontam que as relações afetivas se mantêm, mas o tipo de cuidado e atividades diferem entre avós presenciais e virtuais. A pandemia acentuou a necessidade de promover a literacia digital entre os mais velhos, já que foi a única « janela » que muitos tiveram durante meses para comunicar, designadamente com os seus netos.
- Relação avós e netos: dimensão tempo na teoria bioecológica do desenvolvimento humanoPublication . Azambuja, Rosa Maria da Motta; Ramos, Natália; Sá, Sumaia Midlej PimentelA investigação tem como objetivo analisar a relação entre avós e netos, através da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, tendo como base a dimensão «Tempo».