RCC - Revista de Ciências da Computação
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Revista científica com âmbito multidisciplinar, intervém em áreas como fundamentos e linguagens de programação, análise de sistemas e sistemas de informação, inteligência artificial e sistemas de apoio à decisão e redes e multimédia.
Tem por missão disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico e contribuir para uma maior democratização mundial do conhecimento.
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Browsing RCC - Revista de Ciências da Computação by Sustainable Development Goals (SDG) "09:Indústria, Inovação e Infraestruturas"
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- Campus virtual numa Universidade de EaD: a perspetiva tecnológicaPublication . Rocio, VitorA Educação a Distância tem sido alvo de bastante atenção nos últimos tempos, principalmente devido à situação de pandemia, que obrigou as instituições de ensino, de um dia para o outro, a transferirem os seus processos de ensino para a rede, com os intervenientes a participarem a distância, através de tecnologias como web-conferência, plataformas de e-learning, aplicações de mensagens e redes sociais. O processo constituiu um “ensino remoto de emergência”, com pouca preparação de docentes e discentes. Naturalmente, a qualidade do ensino a distância depende das abordagens e metodologias pedagógicas, mas sendo suportadas em tecnologia, esta assume um papel central. No entanto, para configurar uma verdadeira transformação digital, tem de se ter em conta todos os processos e todos os atores. Neste texto pretende-se apresentar essa perspetiva abrangente do Campus Virtual de uma universidade de ensino a distância, do ponto de vista tecnológico, usando como exemplo o caso da Universidade Aberta.
- Construção de um chatbot para apoio ao estudantePublication . Rocio, Vitor; Wesley, AnilaA educação a distância online tem recebido muita atenção ultimamente, devido à pandemia de Covid-19. No entanto, a maioria dos alunos desconhece as suas abordagens pedagógicas, a necessidade de estudo autónomo, os modos de avaliação e também os serviços administrativos, que funcionam principalmente online. Neste contexto, os alunos geralmente precisam de um suporte inicial que algumas instituições fornecem na forma de um curso / módulo de bootcamp. Como a maioria das dúvidas dos novos alunos são as mesmas, neste artigo propomos apresentar um chatbot automatizado que responda diretamente às dúvidas comuns que os alunos têm quando começam a frequentar uma universidade online. O bot foi fornecido aos alunos no módulo bootcamp, complementando a função do monitor do módulo (humano). Após avaliar o feedback dos alunos, obtemos resultados encorajadores, que apontam para a conveniência de usar um chatbot automatizado para responder diretamente às perguntas mais frequentes e para fornecer suporte inicial.
- Drill-down and drill-through dashboard for master program chairing in e-learningPublication . Viana, Maria João; Coelho, António; Morgado, LeonelChairing online Master Programmes requires constant monitoring and decision-making, amidst diversified data and ongoing processes. If misunderstood or misinterpreted, poor decisions may result, as well as lost opportunities to support enrolled students. Decision-making can be supported by dashboards, but there are few prototypes which underwent limited evaluation. We focus on identifying and prototyping efficient visualisation and interaction methods for such a dashboard, to offer online Master Program chairs opportunities for better analysis and decision-making. Design science research was conducted: evaluate and revise an existing prototype; evaluate the revised prototype with master program chairs; design, implementation, and evaluation of a final prototype, again involving master program chairs. The final prototype dashboard provides a way for Master Program chairs to visualize and interact with Master Program data, to support improved analysis of information and quick identification of problems, towards better decision-making.
- Pesquisa de conceitos em Microsoft Cognitive SearchPublication . Diogo, José; São Mamede, HenriqueO processo de revisão sistemática de literatura em investigação continua a apresentar-se como um processo com um elevado custo de recursos humanos e de tempo. Com vista em otimizar este processo pretende-se estudar a performance da ferramenta de pesquisa Cognitive Search da Microsoft que contem funcionalidades de inteligência artificial (IA). Neste trabalho foi implementada uma solução de pesquisa, i.e., parametrização do serviço de pesquisa, que produz uma classificação de relevância dos artigos científicos. Uma análise qualitativa aos artigos científicos foi efetuada para analisar a performance da solução de pesquisa e habilidades de inteligência artificial da ferramenta. O tema da revisão sistemática é “how is artificial intelligence (AI) being used in Higher Education (HE) today, involving tree dimensions: learning with AI, learning about AI and learning for AI”.
- Problem-solving at the Azorean Robotics Open: a study of the First Challenger competitionPublication . Lima, Hélia; Silva, Sérgio; Araújo, Vítor Gaudêncio; Cascalho, José; Mendes, Armando B.This paper reports on a study of the students’ participation in the First Challenger competition, held in the Azorean Robotics Open (ARO), to understand how the First Challenger competition promotes interpersonal relationships and fosters critical thinking and problem-solving activity. The First Challenger competition explores basic robotics behaviour concepts, such as following a line and detecting colours, which implies testing and gauging the sensors and programming the robot. In ARO, the teams receive a robotic kit. It is part of the competition to assemble the robot. The teams were mostly students from basic school, between 12 - 16 years old, and some had previous experience in robotics because of their activities in school robotics clubs. Data collected showed that the robot assembly was identified as simple, but not the process of programming optimisation, highlighting the relevance of previous knowledge in programming and robotics to the competition’s success. Regarding collaboration and sharing, most participants strongly collaborated within their own team, as expected. In the end, participants recognised that their teamwork skills were improved. Cooperation among participants from different teams also occurred, although to a lesser extent, suggesting the competitive nature of the challenge avoids this kind of interaction.