CIAC | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CIAC | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 10 of 41
Results Per Page
Sort Options
- A/r/cography: art, research and communicationPublication . Veiga, Pedro Alves daThis article aims at establishing the foundations for a/r/cography as an “art and communication”-based research methodology, inspired by a/r/tography yet more encompassing, and particularly suitable for the digital art world. As part of the larger family of practice-based research methodologies, a/r/tography presents various ways through which it can be explored, but since it is aimed at the arts and education, its scope is forcibly hampered by the fact that not all researchers and art practitioners are necessarily teachers. However, since most of its underlying principles can be extended for non-teachers, thus arose the idea to propose a methodology that would retain ontological, epistemological and methodological assumptions, but would expand beyond the limitations imposed by the role of the teacher. This extension is called a/r/cography and is structured upon the interchangeable roles of artist, researcher and communicator, as being intrinsic to the underlying living inquiry processes. Furthermore, this proposal is supported by the author’s own experience from a/r/cographic processes in the creation, exhibition and communication of digital artworks.
- Applications of anamorphosis and mixed reality in a classroom settingPublication . Flores, Manuel; Araújo, AntónioWe report on a novel use of handmade anamorphoses in connection with Mixed Reality in a classroom setting involving Portuguese 9th grade visual education students. This is based on a conceptual reformulation of anamorphosis that makes it intrinsically immersive and connects it naturally with digital visualizations. We propose that this is a useful device for motivating the study of perspective and descriptive geometry for young students.
- Apresentação do meta-modelo de análise de publicações nas redes sociaisPublication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana IsabelNesta comunicação apresenta-se o desenho do Meta-modelo para Análise de Publicações nas Redes Sociais (MAPRS) como proposta de resposta a necessidades de investigação na área das redes sociais digitais, enquadrada pelos princípios da Ciência Aberta. Os novos estilos de vida, impulsionados por uma sociedade que vive em redes mediadas pelas tecnologias digitais, tornaram-nos produtores/distribuidores e não apenas consumidores de conteúdos, os quais constituem uma fonte rica em informação passível de ser caracterizada em diversas dimensões. Constatamos que as atuais ferramentas de análise de redes sociais implementam, sobretudo, procedimentos com vista a resultados estatísticos/quantitativos. São, principalmente, métodos automáticos de recolha/tratamento de dados, produzidos através de diversos tipos de software que não respondem cabalmente às necessidades de uma análise qualitativa intrínseca, nomeadamente por também não permitirem atender a toda a especificidade dos dados agregados às publicações. Assim, como resposta a tais necessidades, enunciamos uma metodologia de mapeamento, centrada nas publicações, aliando a alguns métodos quantitativos vantagens das abordagens qualitativas, tendo, para o efeito, desenhado um meta-modelo de análise de publicações nas redes sociais (MAPRS), proposta integrada numa investigação em curso com financiamento da FCT, Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/137359/2018). Concluímos, deste modo, ser possível abordar a análise das redes sociais digitais sob outras perspetivas, contribuído para o avanço do conhecimento e da investigação científica aberta nesta área.
- Arte e média digital: investigação no cruzamento entre artefactos, práticas de ação-contemplação e a intervenção cultural na rede globalPublication . Marcos, AdéritoNa última década e meia temos vindo a assistir à emergência de uma estética instanciada através dos media digital como uma forma de expressão da contemporaneidade artística e cultural, suportada e parte integrante da atual revolução tecnológica digital global. A aula abordou a natureza destas novas formas de arte e media digital (média-arte digital), conceitos e fundamentos, práticas artísticas, processos de criação e de intervenção cultural, dando-se um especial ênfase à metodologia de investigação científica que lhe está subjacente que adota estratégias baseadas na criação de artefactos tecnológicos, em ciclos de ação-contemplação, tendo em vista cenários de intervenção cultural na rede global.
- ARTeFACTo 2022. 3rd International Conference on Digital Creation in Arts, Media and Technology: Emerging Extended Realities: conference proceedingsPublication . Estadieu, Gerald; Abreu, Filipa Martins de; Caires, Carlos Sena; Marcos, AdéritoBook of Proceedings of 3rd International Conference on Digital Creation in Arts, Media and Technology – Emerging Extended Realities (ARTeFACTo 2022 Macao), held on 24, 25 Nov. 2022 at Ilha Verde campus, University of Saint Joseph, Macau.
- Ciberperformance: da transposição à inovaçãoPublication . Veiga, Pedro Alves daEste artigo visa explorar e identificar formas de ciberperformance nativas do meio digital e/ou telemático, com especial ênfase nas surgidas durante o período pandémico. As tecnologias digitais contribuem para a alteração ou disrupção de práticas estabelecidas, criando oportunidades de inovação em toda a economia criativa. Este fenómeno foi potenciado pela pandemia do COVID-19, que ao dificultar a fruição dos espaços públicos, contribuiu para um aumento significativo de experiências ao vivo nas principais redes sociais. Para tal, a resposta imediata de artistas e instituições das artes foi a transposição literal dos seus eventos e criações para sistemas de videoconferência ou videodifusão, como Zoom, Microsoft Teams ou Google Meet. No entanto, os nativos digitais encontraram caminhos e motivações para ir além da simples transposição da exibição ou performance tradicional para as redes sociais e media digitais, dando origem ao que se pode designar por ciberperformance nativa, constituindo novos formatos artísticos e produtos culturais, cuja criação é moldada pelas próprias tecnologias e redes de informação. Importa, pois, explorar a natureza da literacia digital artística, criativa e performativa. E importa entender como a experiência estética, participativa e de interação social das audiências é moldada pela fruição artística destas ciberperformances nativas.
- Cinema and education: what relationship in the Internet age?Publication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana IsabelIn this text we reflect on the relationship between cinema and education, namely by looking at the contribution of the cinema to the learning processes in the present society. Moreover, we analyze how the cinema has been relating to the educational pedagogy, and how its integration in the educational contexts has evolved according to the new paradigms of teaching and lifelong learning. By considering the relationship between cinema and education in the context of today's digital lifestyles, taking into account the phenomenon of transmedia and media convergence, we can conclude that in contemporary society the cinema continues to have a great pedagogical potential, since it is easy to access to information through audiovisual stimuli, but also because this type of content assumes an increasing and transversal importance in the different digital media and platforms.
- Cinema, educação e PNC: explorando possibilidades nas redes sociaisPublication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana IsabelEste texto constituiu uma reflexão sobre cinema e educação no contexto das redes sociais; surge de uma investigação doutoral em curso sobre o Plano Nacional de Cinema (PNC), para compreender de que modo a referida iniciativa governamental tem feito uso das redes sociais digitais online. Da revolução tecnológica emerge uma sociedade em rede, enquanto novo paradigma social, com impactos no estilo de vida e no comportamento dos indivíduos, e ainda na forma de aprenderem. O cinema, como arte audiovisual, sempre assumiu um papel educacional na sociedade, mas encontra agora novas possibilidades e caminhos para intervir, contando com públicos participativos, que, além de recetores, também podem ser produtores de conteúdos audiovisuais no seu quotidiano. Assim, as novas formas de viver o cinema influenciam as atividades desenvolvidas pelo PNC e reforçam os seus objetivos educacionais. Parece inevitável a relação educação, cinema e redes sociais, que vem incentivar a aprendizagem formal, mas sobretudo fomenta a aprendizagem não-formal, porque as pessoas aprendem cada vez mais deste modo nas suas atividades pessoais e profissionais. Como vivemos numa sociedade tecnológica e audiovisual, em rede, incorporando novos estilos de vida digital, a própria relação entre cinema e educação também se atualiza, fruto de uma sociedade cada vez mais ativa nas redes sociais online, assumindo, portanto, novas dinâmicas pedagógicas.
- Digital re-materialisation: towards a post-digital perspective in contemporary art research and practicePublication . Marcos, AdéritoIn the last decade and a half, we have witnessed the emergence of aesthetics instantiated through digital media as a form of expression of artistic and cultural contemporaneity, supported and integral to the current global digital technological revolution. This aesthetic has been evolving to adopt the emergence of new materiality or re-materialisation in the practices of digital creation in art and culture, where tangible physical materials assume an equal role to the digital while expanding and repositioning it in an aesthetic that takes on its characteristics that have been termed post-digital. The post-digital perspective assumes the digital as omnipresent, a liquid medium because it flows and submerges everything and everyone; transparent because ubiquitous and (to a large extent) invisible; also empowering because it underlies and is immanent through the very physicality of objects and materials. The conference addressed a contextualising review of digital media art, as digital art and media, concepts and foundations, artistic practices, processes of creation and cultural intervention, firmly centred on the technological artefact and the cycles of action-contemplation, to present a reflection on the emergence of digital re-materialisation practices that summons the tangibility of materials, and in these, enhances the construction of a new digital aesthetic based on hybridity and physicality of the artefacts.
- Drawn onto a skybox: an invitation to collaborative immersive drawing using the spheri platformPublication . Araújo, António; Olivero, Lucas FabianWe describe an installation that invites the audience to collaborate on the performance of immersive drawings that will be visualized on-the-fly using the custom hardware-software platform Spheri. These drawings are made on a flat surface using traditional physical materials and following a modular tracing process that helps the user conform to the rules of cubical spherical perspective. Concurrently with the drawing performance, the Spheri platform captures the drawing and converts it into an immersive VR visualization on-the-fly, while tracking the drawing motion and choosing the camera viewpoint accordingly. The installation explores the new media of immersive handmade perspectives as well as new forms of intuitive and performative visualization. Countering the expectations of digital media as instruments for efficiency and ease of production, it aims instead at leading the user into slow and pondered geometrical thinking through handmade immersive drawing.